

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Analise as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA.
As moscas-das-frutas fazem parte de um grupo de pragas responsável por grandes prejuízos econômicos na cultura da mangueira, não só pelos danos diretos que causam à produção, como também pelas barreiras quarentenárias impostas pelos países importadores.
As cochonilhas Aulacaspis tubercularis, Saissetia oleae, Pinnaspis sp. e Pseudococus sp. infestam os frutos da mangueira, podendo ocasionar exsudação de látex, manchas e deformações nos frutos, desqualificando-os para fins comerciais.
As formigas cortadeiras podem causar severas desfolhas em mudas ainda nos viveiros e em pomares em formação. Quando não controladas, após a transferência das mudas para o campo, retardam o desenvolvimento e podem causar até morte de plantas.
Os fatores climáticos são condicionantes de reduzida interferência para o desenvolvimento da mosca branca. Baixas temperaturas e alta umidade relativa do ar favorecem seu desenvolvimento. A disseminação da praga ocorre mais frequentemente pelo transporte de partes vegetais de plantas infestadas de um local para outro.
Os pulgões atacam brotações e folhas novas do meloeiro, sugando continuamente uma grande quantidade de seiva. Em elevadas infestações, essas partes da planta tornam-se deformadas, comprometendo o desenvolvimento da mesma. No entanto, o maior dano causado pela praga ao meloeiro é a transmissão do vírus-do-mosaico que compromete totalmente o desenvolvimento da planta, principalmente se a transmissão ocorrer nas primeiras fases de desenvolvimento da cultura.
O Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA) representa um grande avanço na fiscalização e defesa sanitária dos produtos de origem animal e vegetal, seus produtos derivados e resíduos com potencial de uso em outras cadeias produtivas, pois insere tal fiscalização dentro de um sistema integrado, com instâncias caracterizadas e com ações bem definidas quanto ao controle e à erradicação de pragas e doenças. Sobre esse assunto, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Em relação às doenças, a prioridade é a erradicação. Todavia, na impossibilidade desse evento, devem ser adotados os programas de prevenção, controle e vigilância sanitária e fitossanitária visando à contenção da doença ou praga para o reconhecimento da condição de área de baixa prevalência ou para o estabelecimento de sistema de mitigação de risco.
II. Uma das estratégias ligadas ao controle e mitigação de riscos de pragas que incidem sobre a produção vegetal é o controle de trânsito somente dos produtos vegetais principais, dispensando-se o controle no trânsito de insumos e outros materiais orgânicos relacionados à produção vegetal.
III. Embora seja elemento importante na defesa fitossanitária, não há a regulamentação quanto à importação de materiais vegetais para fins de pesquisa no âmbito do SUASA, o que é uma de suas principais falhas.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
Apenas I.
Inseticidas são substâncias utilizadas no controle químico de insetos, praga que ocorrem em todas as espécies vegetais cultivadas e quando não controlados podem causar perdas irreversíveis refletindo em redução da produtividade. Os inseticidas atuam em diferentes fases do ciclo de vida e na fisiologia do inseto. Com o intenso uso de inseticidas têm sido relatados diversos casos de resistência o que reflete na perda da eficiência de controle da praga. Entre as estratégias para diminuir a ocorrência de resistência está o monitoramento e a rotação de inseticidas com diferentes modos de ação. Assinale a alternativa onde estão inseticidas com diferentes modos de ação:
Bifentrina – Flubendiamida – Clorantraniliprole – Tiametoxam.
Bifentrina – Esfenvarelate - Clorantraniliprole – Tiametoxam.
Sulfoxaflor – Acetamipride – Bifentrina – Clorantraniliprole.
Sulfoxaflor – Bifentrina – Clorantraniliprole – Espinosina.
Imidaclopride – Bifentrina – Tiametoxam – Espinosina.
Sobre os métodos de pragas de grãos e sementes armazenadas, pode-se afirmar:
Tanto a baixa como a alta temperatura podem ser empregadas para controle de insetos. Assim como existe uma temperatura ideal para o desenvolvimento de pragas, uma temperatura diferenciada pode ser usada para retardar a multiplicação de insetos, e até mesmo para eliminá-los.
A umidade relativa do ar ótima para as principais pragas de grãos e sementes armazenadas situa-se em torno de 20%, na qual as espécies têm melhor desenvolvimento.
A luz como método de controle pode ser usada como atrativo para monitorar certas pragas de sementes e grãos armazenados e possui alta eficácia.
O uso de inseticidas químicos é um dos métodos de controle de pragas de grãos e sementes armazenados mais empregados na atualidade por não possuir restrições por problemas de resistência das pragas aos inseticidas.
O controle biológico é um método eficiente de controle de muitas pragas em escala de campo, e vem sendo empregado com alta eficiência nos ambientes de armazenagem.
Assinale a alternativa correta sobre o uso adequado de agrotóxicos.
Os agrotóxicos são classificados pela ANVISA, órgão de controle do Ministério da Saúde, em quatro classes de perigo para a saúde. Há uma cor no rótulo e na bula do produto, representando cada classe.
Os agrotóxicos são classificados pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) em quatro classes de perigo para a saúde. Cada classe é representada por uma cor no rótulo e na bula do produto.
Se o produtor decidir pela agricultura orgânica, o agrônomo precisa receitar produtos menos tóxicos (produtos da Classe IV e Classe III).
Produtos da Classe IV ou III devem ser utilizados se realmente necessários, nos casos em que não houver produtos das Classes II e I para a mesma praga ou doença.
Os produtos das classes I ou II são melhores que os produtos das classes III ou IV.
O ácaro-vermelho-europeu (Panonychus ulmi) é uma das principais pragas da cultura da macieira no Brasil. Assinale a alternativa que representa as duas principais estratégias de controle do ácaro-vermelho-europeu em pomares de macieiras.
Intervenção na população de ovos no inverno e manejo das populações de ácaros no ano todo.
Intervenção na população de ovos no verão e manejo das populações de ácaros no inverno.
Intervenção na população de ovos na primavera e manejo das populações de ácaros no outono.
Intervenção na população de ovos na primavera e manejo das populações de ácaros no inverno.
Intervenção na população de ovos no inverno e manejo das populações de ácaros no verão.
A ocorrência recente de epidemias causadas por Sclerotinia sclerotiorum na cultura da soja, em regiões onde ocorreram condições climáticas amenas na safra de verão, tem sido problema nas regiões afetadas, particularmente, naquelas em que se pretende fazer o cultivo de safrinha com outras espécies suscetíveis ao fungo, como o girassol e a canola. Uma medida fundamental para __________ a ocorrência de doenças causadas por S. sclerotiorum é reduzir ao máximo os períodos de _______ umidade e ________ temperatura na cultura. Para isso, a escolha da época de semeadura é fundamental. Para reduzir as chances de ocorrência de podridão de capítulos de girassol, é imperativo evitar a época de semeadura que resulte na floração em períodos de _________ temperaturas (LEITE, 2005).
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
controlar – baixa – alta – altas
prevenir – alta – baixa – baixas
prevenir – baixa – baixa – altas
controlar – alta – alta – altas
prevenir – baixa – alta – baixas
Analise as afirmativas abaixo:
I – De acordo com a o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Praga Quarentenária Ausente – PQA, é a praga de importância econômica potencial para uma área em perigo, que não esteja presente no território nacional.
II – De acordo com o MAPA, Praga Quarentenária Presente, - PQP, é a praga de importância econômica potencial para uma área em perigo, presente no país, porém não amplamente distribuída e que se encontra sob controle oficial. Nesta situação se enquadra o Cancro Cítrico, presente no Estado de Santa Catarina.
III - De acordo com o MAPA, Praga Quarentenária, é a praga de importância econômica potencial para uma área em perigo, que não esteja presente no território nacional. Uma vez detectada em território nacional, não mais será considerada Praga Quarentenária, recebendo a denominação de Praga Monitorada.
IV – A Mosca da Fruta, presente na região do Alto Uruguai Catarinense, de acordo com o MAPA, é considerada uma Praga Quarentenária Presente no Estado de Santa Catarina, bem como a Vespa da Madeira, nos reflorestamentos de pínus.
Assinale abaixo a alternativa correta:
Somente a afirmativa III é verdadeira.
Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
Somente a afirmativa III é falsa.
Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
Somente a afirmativa I é verdadeira.
O controle de pragas, com a utilização dos conhecimentos ecológicos e biológicos das pragas, empregando práticas como rotação de culturas, aração do solo, época de plantio e colheita, além de destruição de restos de cultura, é conhecido como
controle comportamental.
controle biológico.
controle cultural.
controle químico.
controle varietal.
Analise as afirmativas a seguir em relação ao manejo integrado de pragas (MIP).
I. Ácaros e vespas podem ser utilizados como predadores das pragas.
II. Objetiva utilizar somente os inimigos naturais para combater as pragas.
III. Manipulação ambiental pode ser uma das estratégias.
IV. Controle biológico com parasitoides apresenta a vantagem de maior especificidade de hospedeiro do que o controle com os predadores.
V. Controle químico não é utilizado.
Assinale a alternativa CORRETA.
Apenas as afirmativas I, II e V estão corretas.
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas III e V estão corretas.
Em relação aos mecanismos de defesa das plantas contra fitopatógenos, é CORRETO afirmar que:
as plantas permitem a entrada em seus tecidos, de forma passiva, de todos os microrganismos patógenos.
assim como os animais vertebrados, as plantas possuem resposta imune baseada em anticorpos e memória imunológica.
plantas normalmente suscetíveis podem adquirir resistência contra doenças após uma infecção primária causada por patógenos.
em uma interação compatível o patógeno invade o tecido vegetal, mas não consegue se multiplicar e causar a doença na planta.
É considerada uma Praga Quarentenária
todo organismo de natureza vegetal que, estando presente em outras regiões do país, mesmo sob controle permanente, constitui ameaça à produção agrícola do país ou região exportadora exposta.
todo organismo de natureza animal e/ou vegetal que, estando presente em outros países ou regiões, sem controle permanente, constitui ameaça à economia agrícola do país ou região importadora exposta.
todo organismo de natureza animal e/ou vegetal que, estando presente em outros países ou regiões, sem controle permanente, constitui ameaça à economia agrícola do país ou região exportadora exposta.
todo organismo de natureza animal e/ou vegetal que, estando presente em outros países ou regiões, mesmo sob controle permanente, constitui ameaça à economia agrícola do país ou região importadora exposta.
todo organismo de natureza animal que, estando presente em outros países ou regiões, mesmo sob controle permanente, constitui ameaça à economia geral do país ou região exportadora exposta.
As gramíneas podem apresentar touceiras cespitosas ou decumbentes. As decumbentes são touceiras mais abertas e, em alguns casos, podem formar um pouco de estolões. As cespitosas podem formar touceiras e têm o hábito de crescimento ereto, dando origem a novos perfilhos na mesma touceira. Cada perfilho de uma touceira é uma planta completa, que apresenta ciclo de crescimento independente.
Associe as colunas, relacionando corretamente o hábito de crescimento à classificação da gramínea.

A sequência correta dessa associação é
O controle biológico de doenças de plantas pode ser definido como “a redução da densidade de inóculo ou das atividades determinantes da doença, através de um ou mais organismos”. Neste método de controle, é característica desejável de um agente biocontrolador:
ser geneticamente estável.
ser exigente em requerimentos nutricionais.
ser incapaz de sobreviver em condições adversas.
ser patogênico ao homem.
O feijoeiro-comum (Phaseolus vulgaris, L.) é a espécie mais cultivada entre as demais do gênero Phaseolus. Algumas das suas principais doenças apresentam diferentes meios de disseminação.
A esse respeito, associe as colunas, relacionando corretamente doença ao seu meio de disseminação.

A sequência correta dessa associação é
Atualmente, ocorre em todos os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste; em Rondônia e no Amazonas, na região Norte; e na Bahia, na região Nordeste, exigindo medidas rigorosas de manejo e controle.
O fungo e a doença a que o texto faz referência são, correta e respectivamente,
Acerca das práticas de rotação de cultura, consorciação, manejos agroflorestais e controle de doenças e de pragas em sistemas agroecológicos, julgue os itens a seguir.
I O emprego de técnicas de associações de plantas por meio de policultivos e de sistemas de consórcio proporciona aumento da eficiência produtiva e econômica dos sistemas de produção agroecológicos.
II O manejo ecológico de pragas e patógenos na agricultura agroecológica inicia-se com o emprego de medidas de prevenção a partir do planejamento e da diversificação do sistema.
III O uso de quebra-ventos é indicado para lavouras localizadas em regiões litorâneas, planícies ou planaltos, porque contribui para o aumento da taxa de evapotranspiração das plantas e, consequentemente, para o aumento da produtividade.
Assinale a opção correta.
Considere as seguintes enfermidades nas culturas:
Anel vermelho em coqueiro; Mancha anelar em mamoeiro; Meloidoinose em meloeiro; Fusariose em maracujazeiro, Murcha de fitomonas em coqueiro; Espiroplasma em milho. Alternativas de manejo são: 1) controle do vetor, 2) solarização; 3) fungicidas, 4) roguing, 5) rotação com brachiarias, 6) NaCLO.
Assinale o conjunto de medidas que melhor se adequam para adoção no pomar/lavoura, respectivamente.
1, 4, 5, 2, 1, 1
1, 1, 4, 2, 6, 1
3, 1, 2, 4, 4, 5
2, 6, 5, 3, 4, 2
1, 4, 2, 6, 3, 4