Questões de Concurso sobre Métodos de Controle de Pragas

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.434 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 
O uso da técnica de dessecação com os herbicidas Glifosato e 2,4-D em áreas antes da semeadura de soja precoce na safra é muito difundida pelos agricultores e tem como o objetivo eliminar as plantas daninhas para favorecer o crescimento da cultura sem a matocompetição inicial. Quando se usa em dessecação o herbicida 2,4-D, que tem ação sistêmica e hormonal devido ser um mimetizador de auxina (ácido indol acético - AIA), para se fazer a semeadura da soja em plantio direto sobre palhada recomenda-se o seguinte:

A
aplicar e plantar imediatamente, sem espera de prazo para a semeadura.

B
esperar no mínimo 2 dias para realizar a semeadura.

C
esperar no mínimo 20 a 30 dias para realizar a semeadura.

D
esperar no mínimo 30 a 40 dias para realizar a semeadura.

E
esperar no mínimo 7 a 15 dias para realizar a semeadura.
A vida útil das pontas de pulverização está intimamente relacionada com seu material de confecção, com a pressão de trabalho, com a qualidade da água utilizada, natureza físico-química da calda (capacidade de abrasão e corrosão) ou até mesmo com o desenho da ponta. A vida útil prevista para a ponta pulverizadora de material construído em latão é de, aproximadamente,

A
100 horas de trabalho.

B
300 horas de trabalho.

C
400 horas de trabalho.

D
500 horas de trabalho.

E
700 horas de trabalho.

Segundo o professor Zanetti, da UFLA, oManejoIntegrado de Pragas – MIP – é uma filosofia de controle de pragas que procura preservar e incrementar os fatores de mortalidade natural através do uso integrado de todas as técnicas de combate possíveis, selecionadas com base nos parâmetros econômicos, ecológicos e sociológicos, visando a manter a densidade populacional de um organismo abaixo do nível de dano econômico. Considerando a avaliação do agroecossistema para efeitos de implantação do MIP, analise as afirmativas.

I. É necessário fazer o reconhecimento das principais pragas da cultura (pragas-chave).

II. Reconhecer os inimigos naturais (controle biológico natural).

III. Efetuar uma avaliação da população das pragas e de seus inimigos naturais.

IV. Avaliar as táticas de controle mais adequadas.

V. Conhecer o estágio fenológico das plantas.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.


A

I – II.


B

I – II – III – IV – V.


C

III – V.


D

I – III.


E

I – IV.

A eficiência da aplicação de um herbicida é obtida por meio da razão da dose técnica requerida para controle de determinada população de plantas daninhas pela dose real empregada, multiplicada por cem, ou seja,

A
quanto maior for a dose utilizada em relação à dose requerida realmente, menor será a população de plantas daninhas afetadas.

B
a dose de herbicida aplicada deverá ser maior que a dose técnica requerida para controle de determinada população de plantas daninhas.

C
a dose técnica requerida para controle de determinada população de plantas daninhas deverá ser igual à dose empregada para que não haja poder residual na cultura.

D
quanto mais rápida for a aplicação da dose requerida em relação à empregada, mais eficaz será o processo.

E
quanto mais próxima for a dose utilizada para controle em relação à realmente necessária, maior será a eficiência da aplicação.
Diversos critérios, baseados no hospedeiro e/ou no agente causal, têm sido usados para classificar doenças de plantas. Considerando que os processos vitais podem sofrer interferências provocadas por diferentes patógenos, os grupos de doenças existentes são:

A
Grupo I – Doenças que destroem os órgãos de reprodução; Grupo II – Doenças que causam danos em folhosas; Grupo III – Doenças que danificam as raízes; Grupo IV – Doenças que atacam os frutos; Grupo V – Doenças que interferem na fotossíntese; Grupo VI – Doenças que alteram o aproveitamento das substâncias fotoassimiladas.

B
Grupo I – Doenças que destroem os órgãos aéreos; Grupo II – Doenças que causam danos em folhas; Grupo III – Doenças que danificam os órgãos subterrâneos; Grupo IV – Doenças que atacam as flores; Grupo V – Doenças que interferem na respiração celular; Grupo VI – Doenças que alteram a produção de hormônios.

C
Grupo I – Doenças que destroem as folhas; Grupo II – Doenças que causam danos em caules; Grupo III – Doenças que danificam as raízes; Grupo IV – Doenças que atacam os frutos; Grupo V – Doenças que interferem no florescimento; Grupo VI – Doenças que alteram a fotossíntese.

D
Grupo I – Doenças que destroem os órgãos de armazenamento; Grupo II – Doenças que causam danos em plântulas; Grupo III – Doenças que danificam as raízes; Grupo IV – Doenças que atacam o sistema vascular; Grupo V – Doenças que interferem na fotossíntese; Grupo VI – Doenças que alteram o aproveitamento das substâncias fotossintetizadas.

E
Grupo I – Doenças que alteram o crescimento; Grupo II – Doenças que causam danos em tecidos; Grupo III – Doenças que danificam o sistema vascular; Grupo IV – Doenças que atacam os pelos radiculares; Grupo V – Doenças que interferem na produção de hormônios; Grupo VI – Doenças que alteram o fototropismo.

A ocorrência de plantas invasoras resistentes a herbicidas é um fator limitante para diversas culturas. Com relação ao manejo dessas plantas invasoras, indique se as afirmativas são verdadeiras (V) ou falsas (F).


( ) A rotação de princípios ativos de herbicidas com o mesmo mecanismo de ação não garante o sucesso na prevenção da ocorrência de biótipos resistentes.

( ) O surgimento de biótipos de plantas invasoras resistentes a determinados grupos de herbicidas ocorre em resposta ao uso frequente de produtos com mecanismos de ação diferentes.

( ) O uso de uma cultura geneticamente modificada, que contenha a tecnologia Roundup Ready (RR), é uma estratégia eficiente para evitar o surgimento de biótipos resistentes a herbicidas a base de glifosato somente quando utilizada em sucessão a outra cultura contendo a mesma tecnologia, proporcionando o uso do mesmo herbicida.

( ) O manejo de espécies de plantas invasoras com resistência a determinadas moléculas de herbicida só é eficiente a partir do controle mecânico, prejudicando o sistema de semeadura direta.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.


A

F – V – V – V


B

V – F – F – F


C

V – V – F – F


D

F – F – V – F


E

V – F – F – V

Na cultura de frutíferas, algumas pragas agrícolas, sob a forma de larvas e outros vetores, provocam danos diretos aos produtos, embora, em alguns casos, isso não impeça a comercialização de determinadas espécies frutíferas no mercado externo.

C
Certo

E
Errado

Atualmente, o controle fitossanitário em olericultura tem sido direcionado a medidas preventivas, de natureza não-química. Dessa forma, assinale a alternativa INCORRETA:


A

Plantas jovens pertencentes a espécies suscetíveis a enfermidades veiculadas por insetos devem ser cultivadas em terrenos livres de plantas invasoras, as quais facilitam a aterrisagem, e consequentemente a introdução de insetos no cultivo.


B

Barreiras vivas, constituídas por plantas de porte elevado e dispostas ao redor das culturas oleráceas, oferecem proteção contra a invasão de insetos vetores de enfermidades. Recomenda-se a aplicação de inseticida somente na barreira viva, o que é eficaz na destruição dos vetores, sem interferir no equilíbrio biológico do cultivo.


C

O solo deve ser mantido com pH na faixa de 6,0 a 6,5, a qual favorece o desenvolvimento das culturas e ao mesmo tempo é desfavorável para alguns fitopatógenos de solo.


D

Para o controle de nematóides pode-se utilizar a inundação total do terreno durante alguns dias, reduzindo drasticamente a concentração de oxigênio no solo, o que causa a morte desses organismos aeróbios.


E

Em um cultivo com bom aspecto fitossanitário, as plantas isoladas com sintomas iniciais de doença devem ser erradicadas o mais precocemente possível e queimadas em local afastado. Independente da forma como será feita, nunca é aconselhável enterrar as plantas contaminadas, por permitir a viabilidade dos patógenos no solo.

Relacione cada agente de controle biológico com a respectiva praga por ele controlado. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


I - Vírus Granulosa

II- Vírus Baculovírus spodoptera

III- Fungo Metarhizium anisopliae

IV- Fungo Beauveria bassiana

V- Bactéria Bacillus thuringiensis (Dipel)


( ) Broca dos citrus

( ) Mandorová da mandioca

( ) Besouro "moleque-da-bananeira"

( ) Lagartas desfolhadoras

( ) Lagarta do cartucho do milho


A

I, II, III, IV e V.


B

II, III, IV, V e I.


C

III, I, IV, V e II.


D

IV, I, II, III e V.


E

V, I, II, III e IV.

A classe Insecta é considerada como a mais evoluída do Filo Arthropoda. A classificação em ordens é importante para o manejo e controle dos insetos. É correta a associação inseto − ordem, respectivamente:


A

Mariposas Diptera.


B

Barata doméstica Isoptera.


C

Formigas Hemiptera.


D

Percevejos Lepidoptera.


E

Cupins Isoptera.

No cultivo do sorgo o produtor deve ficar atento a ocorrência de pragas desde o plantio até a colheita. Várias espécies de insetos podem estar associadas à cultura. Apenas algumas espécies de insetos são fitófagas e somente poucas podem causar dano econômico. No grupo de pragas das folhas destacam-se duas espécies de pulgões e duas lepidópteros, cujas lagartas causam danos no limbo foliar. O pulgão-verde (Schizaphis graminum) infesta a folha:

A
Somente em sua parte superior.

B
Apenas na parte inferior das folhas.

C
Provocando um excelente desenvolvimento da planta.

D
Com a presença de exúvias vermelhas.

E
Na face inferior deixando-as pegajosas ou coberta com uma camada escura (fumagina), mas podem ser observadas manchas bronzeadas ou necrosadas na parte superior.

Em relação ao controle de plantas daninhas, analise as afirmativas identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo.


( ) O controle Preventivo consiste no uso de práticas que visam prevenir a introdução, estabelecimento e/ou a disseminação de determinadas espécies em áreas ainda por elas não infestadas.

( ) O controle Cultural consiste no uso de práticas comuns ao bom manejo da água e do solo, como a rotação de cultura, a variação do espaçamento de cultura e o uso de coberturas verdes.

( ) O controle Mecânico consiste na eliminação das plantas daninhas através do efeito físico-mecânico.

( ) O controle Biológico consiste no uso de inimigos naturais como pragas e doenças. Não sendo considerada a inibição alelopática de plantas daninhas, exercida por outras plantas.

( ) Em relação ao controle Químico, os herbicidas podem ser classificados como seletivos ou não seletivos, com relação ao tipo de plantas que matam.


A

V – F – V – V – F.


B

F – F – V – F – V


C

V – V – V – F – V.


D

F – V – F – V – F.


E

F – V – F – F – V.

Segundo a definição da FAO, “O Manejo Integrado de Pragas − MIP é uma metodologia que emprega todos os procedimentos aceitáveis desde o ponto de vista econômico, ecológico e toxicológico, para manter as populações de organismos nocivos abaixo dos níveis economicamente aceitáveis, aproveitando, da melhor forma possível, os fatores naturais que limitam a propagação de referidos organismos.” NÃO são características do MIP:


A

Realização das aplicações das medidas e defensivos antecipadas ao surgimento da praga, diminuindo-se as doses e evitando problemas futuros, criando-se um “calendário de aplicações mínimas”, por ser um método que induz a um emprego pequeno de praguicidas.


B

Controle baseado em conhecimentos sobre os organismos nocivos e benéficos.


C

A meta é estabelecer as populações de organismos daninhos a baixo nível de densidade, e não eliminá-los.


D

É uma combinação de várias medidas de controle.


E

Aplicação de rígidas regras de rentabilidade. Ou seja, que somente sejam implementadas medidas de controle quando o prejuízo esperado seja maior que os custos de referida medida. Isto nos leva ao conceito do parâmetro de intervenção.

A regulação de populações de organismos vivos através de inimigos naturais é denominada controle biológico. Esse tipo de controle é muito importante, pois contribui para a melhoria da qualidade do produto, não deixa resíduos nos alimentos e é inofensivo ao meio ambiente e à saúde da população. A sobrevivência, permanência e/ou multiplicação dos inimigos naturais (predadores e parasitoides) usados no controle biológico podem ser afetados por diversos fatores. Analise as opções seguintes, marcando com (V) para VERDADEIRA, e (F) para FALSA.

( ) Os inseticidas não seletivos, pois contribuem beneficamente para o aumento da mortalidade dos insetos-praga e favorecerem o aumento dos Inimigos Naturais (IN) no campo.

( ) Fogo, pois é uma prática que aumenta a população de inimigos naturais, por eliminar os insetos que causam danos à cultura.

( ) Falta de hospedeiro/presa alternativos, uma vez que a permanência dos Inimigos Naturais (IN) na área agrícola depende também da presença de hospedeiros ou presas.

( ) Falta de abrigo, pois, em alguns casos, pode-se introduzir abrigos para organismos benéficos, como no caso de pássaros, vespas (que nidificam em buracos) e outros.

( ) Falta de alimento para adultos, pois, quanto mais simples a estrutura do habitat, menores as opções de alimento para adultos de Inimigos Naturais.

Marque a opção que indica a sequência CORRETA.


A

V – V – V – V – V.


B

V – V – F – F – F.


C

F – F – V – V – V.


D

F – F – V – V – F.


E

F – F – F – F – F.

O manejo integrado de pragas (MIP) é uma tecnologia que alia fatores econômicos e ambientais e auxilia o produtor rural nas tomadas de decisão. Acerca do MIP na cultura da soja, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F).


( ) Na emergência das plantas, o nível de ação para o controle de lagartas é de 15% de desfolha ou 20 lagartas grandes por metro.

( ) As inspeções de campo devem ser feitas quinzenalmente para avaliar o número e o tamanho das pragas presentes na lavoura.

( ) A aplicação de inseticidas seletivos em conjunto com fungicidas para aproveitamento de operações de pulverização é desejável a fim de reduzir os custos das aplicações, mesmo que as populações de pragas não tenham atingido o nível crítico de dano.

( ) Nas fases de formação e enchimento de vagens, o nível de ação para as lagartas-das-vagens é de 10% de vagens atacadas.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.


A

V – F – F – V


B

V – V – F – V


C

F – F – V – F


D

F – F – F – V


E

V – V – V – F

A contaminação de organismos aquáticos pode ter sua origem no ambiente, no processamento, na distribuição e no consumo. Os casos de contaminação ambiental incluem riscos naturais e contaminantes antropogênicos. Assinale a alternativa correta:

A
Os resíduos excretados pelos organismos aquáticos são de difícil coleta, dissolvendo-se ou permanecendo em suspensão na água de cultivo. O material excretado, somado aos resíduos de ração, contribuem para o aumento de matéria orgânica, mas sem comprometer a qualidade da água e o rendimento e qualidade dos animais cultivados.

B
Os resíduos excretados pelos organismos aquáticos são de fácil coleta, pois, de modo geral, permanecem em suspensão na água de cultivo. O material excretado, somado aos resíduos de ração, contribuem para ao aumento de matéria orgânica, favorecendo o desenvolvimento dos animais cultivados.

C
Os resíduos excretados pelos organismos aquáticos são de difícil coleta, dissolvendo-se ou permanecendo em suspensão na água de cultivo. O material excretado, somado aos resíduos de ração, contribuem para o aumento de matéria orgânica, reduzindo a qualidade da água e também o rendimento e qualidade dos animais cultivados.

D
Os resíduos excretados pelos organismos aquáticos são de fácil coleta, pois, de modo geral, permanecem no fundo da água de cultivo. O material excretado, somado aos resíduos de ração, contribuem para ao aumento de matéria orgânica, favorecendo a qualidade da água e o desenvolvimento dos animais cultivados.

O controle de plantas invasoras na agricultura pode ser feito por meio do cultivo mecânico e diversos são os processos desse tipo de controle.

Associe a COLUNA I com a COLUNA II, relacionando o tipo de implemento agrícola de cultivo mecânico com o seu processo de controle do mato.

COLUNA I

1. Cultivadores de dentes

2. Cultivadores de aivecas

3. Cultivadores de enxada

4. Roçadeiras

COLUNA II

( ) Cobertura da parte aérea com terra

( ) Arranquio e exposição das raízes ao Sol

( ) Corte da arte aérea pouco abaixo da superfície do solo

( ) Corte da parte aérea acima da superfície do solo

Assinale a a sequência CORRETA.


A
3 4 2 1

B
1 2 4 3

C
4 3 1 2

D
2 1 3 4
O manejo de plantas invasoras nas lavouras de algodão no Brasil continua sendo um grande desafio. O procedimento mais utilizado no manejo de plantas invasoras é o uso de herbicidas em diferentes momentos da cultura. Podemos afirmar que o controle das plantas invasoras na lavoura de algodão deve ocorrer

A
no período de pré-plantio.

B
no período de pós-colheita.

C
após a implantação da cultura.

D
como um manejo integrado desde o pré-plantio, como após a implantação da cultura com herbicidas residuais e pós-emergentes, sendo necessário em alguns casos, a remoção das plantas invasoras por meio de capinagem e aplicação de jatos dirigidos até a época da colheita.

E
no período de semeadura.
Na cultura da soja, o uso de fungicidas do grupo Triazol, de ação sistêmica, é indicado no manejo da doença ferrugem asiática. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta o diâmetro de gota recomendado na aplicação de um fungicida de ação sistêmica.

A
50 a 100 ìm.

B
200 a 300 ìm.

C
500 a 1000 ìm.

D
600 a 800 ìm.

E
800 a 1000 ìm.
Em relação as perdas totais máximas de herbicidas aplicados no solo em condições normais, é correto afirmar que

A
os processos de lixiviação não interferem nessa perda.

B
elas são maiores no escorrimento superficial e na absorção.

C
a maior parte ocorre por volatilização.

D
a fotólise é a grande responsável por essas perdas.

E
a degradação biológica das moléculas aumenta significativamente as perdas.
   
Gerar simulado