

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Atualmente, é notória a evolução do controle biológico. A atuação desse procedimento é a aplicação de micro‐organismos vivos, que infectam e destroem os insetos‐praga. Dessa forma, estão disponíveis inseticidas cujo princípio ativo é a bactéria Bacillus thuringiensis. São consideradas vantagens do controle biológico, EXCETO:
Devido à especificidade, o alvo é uma praga específica ou um grupo de pragas.
Não ocasiona desequilíbrios biológicos; contrariamente, tende a restabelecer o equilíbrio.
Não deixa resíduos tóxicos no ambiente, não ocasiona malefícios ao homem, às plantas e aos animais.
O controle biológico a curto prazo é barato e não atua sobre os fitopatógenos de solo como Stemphylium sp.
O uso de defensivos por alguns agricultores é o meio de controle mais usado e considerado como único meio de confiabilidade. Entretanto, o aplicador deve ser treinado para essa tarefa, potencialmente perigosa para a saúde dele e, às vezes, causadora de resíduos tóxicos no alimento e com possibilidade de impacto ambiental negativo. São procedimentos de segurança durante a aplicação de defensivos, EXCETO:
Uso obrigatório de equipamento de proteção individual (EPI), com o intuito de diminuir o contato entre a calda que está sendo pulverizada e qualquer parte do corpo do operador.
Após o uso, as embalagens ainda contendo defensivos devem ser guardadas fora do alcance de crianças e animais domésticos, longe da moradia ou de depósitos de alimentos. Quando vazias, devem ser submetidas à tríplice lavagem ou levadas para reciclagem.
Dar preferência a defensivos eficientes, de maior segurança ao operador. Os inseticidas biológicos são inofensivos ao homem, entretanto, sempre que possível, o técnico deve recomendar formulações que enquadrem nas classes toxicológicas: classes II (tarjeta azul) e classe I (tarjeta verde).
Evitar a pulverização contra o vento, devendo o operador localizar‐se de modo a impedir que a calda pulverizada atinja qualquer parte do corpo, especialmente, o rosto. Dias de muitos ventos são inapropriados para pulverização, devido à diminuição da eficiência, aumentando, assim, os riscos para o operador.
No tratamento pós-colheita de frutos do mamoeiro, o uso do método hidrotérmico por vinte minutos, com temperatura variando entre 47 ºC e 49 ºC, mostra-se suficientemente eficaz para matar ovos da praga:
ácaro vermelho.
lagarta-rosca.
mosca-das-frutas.
cigarrinha-verde.
broca-do-mamoeiro.
Um agricultor dispõe de um pulverizador com 15 metros de barra de pulverização, trabalhando numa velocidade de 6 quilômetros por hora. Considerando o valor de 70% para a eficiência operacional do pulverizador, quantas horas aproximadamente serão necessárias para pulverizar 100 hectares?
6 horas.
9 horas.
11 horas.
13 horas.
16 horas.
As lagartas da traça podem ser verdes quando comem as folhas e haste e brancas ou rosadas quando se alimentam de tubérculos da batata no campo de cultivo e no armazenamento. As lagartas da traça propiciam o surgimento de minas nas folhas, galerias nas hastes e, ainda, atacam os ponteiros da planta, o que provoca redução na produção de tubérculos.