

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
No contexto da avaliação ambiental de um empreendimento linear (rodovia) atravessando áreas de Mata Atlântica, em Santa Catarina, o responsável técnico deve considerar a interação entre ecossistemas, ciclos de matéria e energia, biodiversidade e serviços ecossistêmicos. Com base nesses fundamentos e na perspectiva do desenvolvimento sustentável, analise as afirmativas:
I.A fragmentação de habitats pode alterar fluxos de energia nos ecossistemas ao reduzir a conectividade ecológica, afetando cadeias tróficas e comprometendo serviços ecossistêmicos como o controle biológico.
II.Interferências no solo, como cortes e aterros, podem modificar os ciclos biogeoquímicos locais, especialmente o ciclo do nitrogênio e do carbono, com reflexos na fertilidade do solo e nas emissões de gases de efeito estufa.
III.A implementação de medidas compensatórias, como plantio de mudas em áreas distintas, garante a plena manutenção das funções ecológicas originais do ecossistema afetado.
IV.A impermeabilização do solo associada à implantação da rodovia pode alterar o balanço hídrico da bacia, reduzindo a recarga de aquíferos e intensificando picos de vazão, impactando serviços ecossistêmicos relacionados à regulação hídrica.
É correto o que se afirma em:
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
III, apenas.
I, II e IV, apenas.
III e IV, apenas.