Questões de Concurso sobre Conceitos Básicos

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
554 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Em uma comunidade, os organismos de uma população podem interagir com membros de outra população de diversas formas.


A categoria de interação em que uma população é beneficiada, e a outra não é afetada em grau mensurável é classificada como


A

parasitismo


B

comensalismo


C

protocooperação


D

mutualismo


E

alelopatia

O lixo orgânico de casa – constituído por restos de verduras, frutas, legumes, cascas de ovo, aparas de grama, entre outros, se depositado em lixões, pode contribuir para o aparecimento de animais e de odores indesejáveis. Entretanto, sua compostagem gera um excelente adubo orgânico, que pode ser usado no cultivo de hortaliças, frutíferas e plantas ornamentais. O material que é acumulado diariamente em recipientes próprios deve ser revirado com o auxílio de ferramentas adequadas, semanalmente, de forma a homogeneizá-lo. É preciso também umedecê-lo periodicamente. O material de restos de capina pode ser intercalado entre uma camada e outra de lixo da cozinha. Por meio desse método, o adubo orgânico estará pronto em aproximadamente três meses.


Suponha que uma pessoa, que deseja fazer seu próprio adubo orgânico tenha seguido o procedimento descrito no texto, exceto no que se refere ao umedecimento periódico do composto. Nessa situação, marque a opção CORRETA:


A

O processo de compostagem produziria intenso mau cheiro.


B

O adubo formado seria pobre em matéria orgânica que não foi transformada em composto.


C

A falta de água no composto vai impedir que microrganismos decomponham a matéria orgânica.


D

A falta de água no composto elevaria a temperatura da mistura, o que resultaria na perda de nutrientes essenciais.


E

Os microrganismos que independem de oxigênio seriam os únicos a poderem agir sobre a matéria orgânica e transformá-la em adubo.

A degradação ambiental pode ser causada por ações antrópicas ou processos naturais, mas devido à resiliência dos sistemas, apresentam plena capacidade de recuperação em ambos os casos. Sobre essa capacidade de recuperação, é correto afirmar que:


A

o mecanismo de remediação utiliza métodos de tratamentos químicos ou biológicos destinados a eliminar, neutralizar, imobilizar, confinar ou transformar elementos ou substâncias contaminantes


B

a recuperação é a aplicação de técnica, ou conjunto de técnicas, visando à remoção ou contenção dos contaminantes presentes na área degradada, de modo a assegurar uma utilização para a área


C

para a restauração do ambiente são aplicadas técnicas de manejo, visando tornar um ambiente degradado apto para um novo uso produtivo


D

a reabilitação do ambiente ou ecossistema envolve medidas de melhorias do meio físico, a fim de que se possa restabelecer a vegetação

Os biomarcadores são usados, de forma ampla, para medir a interação entre o sistema biológico e um agente ambiental e biológico. Eles são classificados como de exposição, de efeito e de suscetibilidade. De acordo essa classificação, é correto afirmar que os biomarcadores:


A

de exposição ou de dose interna: elucidam o grau de resposta da exposição apresentada pelo indivíduo


B

de efeito: identificam o perigo; associam resposta com o resultado clínico do indivíduo e a probabilidade de diagnosticar doenças


C

de efeito: documentam alterações pré-clínicas ou efeitos adversos à saúde, elucidados pela exposição externa e pela absorção de um químico


D

de suscetibilidade: confirmam e avaliam os indivíduos e as populações expostas a substâncias químicas; associam exposição externa com a dosimetria interna

Assinale a alternativa que apresenta uma das vantagens dos estudos transversais.


A

Fornece informações para análise descritiva


B

Requer um tamanho de amostra menor para fornecer precisão


C

Oferece dados sobre relacionamentos casuais


D

Há controle sobre como os dados são coletados quando são acessados secundariamente

Julgue se as afirmações abaixo a respeito da Educação Ambiental são verdadeiras e em seguida assinale alternativa correta.


I. A educação ambiental na modernidade reflexiva também pode favorecer uma “vida democrática de alta intensidade”, promovendo espaços de (inter)locução e participação – como forma de ampliar a democracia – e de intervenção sociopolítica, para enfrentamento coletivo da crise ambiental, como também com o intuito de prevenir, atenuar ou eliminar riscos.

II. O saber ambiental caracteriza-se por uma racionalidade complexa, que considera a inter e transdisciplinaridade; aproxima e confronta teoria e prática; promove o diálogo entre saberes científicos e populares. Portanto, identifica-se com os experts sistems (sistemas especialistas).

III. A questão ambiental ocupa, contemporaneamente, importante espaço na chamada “subpolítica” ou política do cotidiano, pois ela transversaliza os mais diversos campos ocupacionais e se faz sentir em controvérsias substantivas em relação aos métodos, procedimentos de avaliação, normas, planos e rotinas.


A

somente as afirmações I e II são verdadeiras.


B

somente as afirmações I e III são verdadeiras.


C

somente as afirmações II e III são verdadeiras.


D

as afirmações I, II e III são verdadeiras.


E

as afirmações I, II e III não são verdadeiras.

Espécie que interage tão fortemente a ponto de ter um grande efeito sobre o fluxo energético e sobre a estrutura da comunidade e composição desproporcional para a sua abundância ou biomassa, é chamada de:


A

Espécie bandeira.


B

Espécie exótica.


C

Espécie nativa.


D

Espécie chave.


E

Espécie ameaçada.

Tendo em vista aspectos e características dos ecossistemas, assinale a alternativa correta.


A

O movimento da matéria, assim como o movimento da energia, ocorre em ciclos fora de um ecossistema.


B

Os consumidores secundários são espécies que se alimentam dos consumidores terciários e quaternários.


C

A diversidade de espécies independe dos recursos disponíveis e da diversidade de habitat.


D

Em ecossistemas tipicamente aquáticos, os principais produtores são, frequentemente, as plantas.


E

Um ecossistema é formado por uma ou mais comunidades de organismos vivos que interagem com os elementos abióticos do meio ambiente.

As condições físicas e biológicas que uma espécie necessita para crescer, sobreviver e reproduzir, é denominada:


A

Nicho trófico.


B

Nicho ecológico.


C

Nicho ontogênico.


D

Nicho endogenético.


E

Sucessão ecológica.

Assinale a alternativa que indica corretamente o mais alto nível de organização biológica, que consiste em todos os organismos vivos sobre a Terra e os ambientes nos quais eles vivem.


A

Nicho


B

Bioma


C

Biosfera


D

Ecossistema


E

Habitat

Com relação aos aspectos e impactos ambientais, é correto afirmar que:


A

Aspecto ambiental é definido como elemento das atividades, produtos e serviços de uma organização, que pode interagir com o meio ambiente.


B

Impacto ambiental é sempre uma alteração adversa do meio ambiente, consequência dos aspectos ambientais da organização.


C

O impacto ambiental é a causa e o aspecto ambiental é o efeito.


D

O impacto ambiental pode interagir com o meio ambiente de diferentes modos, gerando diferentes tipos de aspectos.

Sobre a caracterização climática do Brasil, analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) A característica mais marcante do território brasileiro é a chamada “tropicalidade”.

( ) O dinamismo da atmosfera brasileira é controlado diretamente por seis centros de ação.

( ) Os tipos climáticos brasileiros são fortemente influenciados pela vegetação.

( ) A maritimidade possui pouca influência na determinação do clima brasileiro.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.


A

V, F, F, V


B

V, V, F, F


C

V, V, V, F


D

V, V, F, V

Sobre os principais eventos climáticos especiais, assinale a alternativa incorreta.


A

O fenômeno da Inversão Térmica ocorre quando uma camada de ar quente fica sobreposta a uma camada menos quente (mais fria), o que impede a mistura da atmosfera em ascensão vertical


B

As Tempestades Tropicais são centros ciclônicos, quase circulares, com pressão extremamente baixa, na qual os ventos giram em espiral


C

Os tornados são considerados como os fenômenos meteorológicos mais violentos, em consequência da alta concentração de energia que envolvem, em dimensões espaciais relativamente pequenas


D

Colunas giratórias de ar ocorrem em áreas de deserto e “sugam” grandes quantidades de areia e poeira são chamados de tornados do deserto

Que nome se dá à alteração no meio ambiente, tanto positiva quanto negativa, total ou parcial, oriundas das atividades, produtos ou serviços da organização?


A

delito ambiental.


B

tragédia ambiental.


C

perigo ambiental.


D

impacto ambiental.


E

risco ambiental.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação a conservação ambiental.


( ) A Terra está perdendo espécies em uma taxa acelerada, em grande parte devido à crescente pegada ecológica da humanidade sobre o planeta.

( ) As principais ameaças à biodiversidade são a degradação, a fragmentação e a perda de habitats.

( ) A biota da Terra está se tornando cada vez mais homogeneizada devido ao aumento de espécies generalistas, declínio de espécies especialistas e perdas das funções dos ecossistemas.

( ) A predação e competição das espécies nativas acabam degradando os habitats das espécies exóticas e isso altera as propriedades dos ecossistemas.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.


A

V • V • V • V


B

V • V • V • F


C

V • V • F • F


D

V • F • F • V


E

F • V • V • F

Em um aterro sanitário, as instalações e estruturas destinadas à atenuação das características dos líquidos percolados dos aterros, que podem ser prejudiciais ao meio ambiente ou à saúde pública, compõem o sistema de


A

impermeabilização.


B

drenagem de águas pluviais.


C

monitoramento geotécnico.


D

filtragem de sólidos suspensos.


E

tratamento de lixiviados.

Animal cosmopolita de ciclo de vida autoxênico, pertence à Ordem Phthiraptera e é apterigoto, dioico e hematófago. Medindo cerca de 0,3 cm de comprimento e sem asas, sua infestação é considerada um fenômeno comum em todo o Mundo, sendo a transmissão realizada por contato direto. O principal sintoma é a coceira, que pode ser intensa e provocar pequenos ferimentos na cabeça e atrás das orelhas. Na profilaxia da infestação, procura-se evitar o compartilhamento de roupas, toalhas e outros objetos de uso pessoal, assim como evitar o contato direto com pessoas infectadas por este ectoparasita. A espécie de inseto e o termo técnico atribuído à sua infestação referidas no texto são respectivamente:


A

Sarcoptes scabiei var. canis e escabiose.


B

Pediculus humanus var. capitis e febre maculosa.


C

Pediculus humanus var. capitis e pediculose.


D

Amblyomma cajennense e febre maculosa.


E

Amblyomma cajennense e escabiose.

Um Analista Ambiental, funcionário público da Prefeitura de um município do interior do Ceará foi convidado a proferir palestra em uma Escola de ensino fundamental da cidade. Em sua apresentação, demonstrou aos estudantes, métodos e resultados de um projeto piloto realizado através de parceria entre as Secretarias municipais de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Agrário e informou sobre o uso da água, no experimento, oriunda de tanques criatórios de tilápias para a irrigação de canteiros de alface.


Assinale a alternativa que corresponde ao melhor exemplo de ciclo biogeoquímico reproduzido pela demonstração do profissional:


A

Do enxofre.


B

Do carbono.


C

Da água.


D

Do nitrogênio.


E

Do oxigênio.

Demanda Química de Oxigênio (DQO) é um parâmetro que diz respeito à quantidade de oxigênio consumido por materiais e substâncias orgânicas e minerais, que se oxidam sob condições definidas. Sobre a DQO, assinale a alternativa incorreta.


A

É realizada através de um processo de oxidação química em que se emprega o sulfato de cobre


B

A DQO é um importante parâmetro para a avaliação de esgotos sanitários e efluentes industriais


C

A DQO é muito útil quando utilizada conjuntamente com a demanda bioquímica de oxigênio (DBO) para observar a biodegradabilidade de despejos


D

Durante a análise de DQO o carbono orgânico de um carboidrato, por exemplo, é convertido em gás carbônico e água

   
Gerar simulado