

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Os efeitos da poluição e os problemas ambientais de caráter local, regional ou global têm contribuído bastante para a sensibilização da sociedade na busca de acordos sobre tecnologias mais limpas e mecanismos de desenvolvimento sustentável. O Protocolo de Montreal, criado em 1987, é um tratado internacional que estabeleceu, principalmente, medidas para mitigação de determinado problema ambiental, conhecido como
chuva ácida
desertificação
efeito estufa
destruição da camada de ozônio
inversão térmica
Nos últimos anos, o tema mudanças climáticas ocupa lugar de destaque nos debates da comunidade científica internacional. Os efeitos catastróficos previstos para a ecosfera exigem medidas urgentes para a preservação do planeta. Nessa ampla discussão, é consenso afirmar que
a superfície do planeta tem experimentado um abaixamento de temperatura, devido à emissão dos chamados gases de efeito estufa.
a chuva ácida é um fenômeno localizado que afeta os países de clima muito frio, por meio da ação do gás carbônico sobre as geleiras.
a destruição da camada de ozônio impede que as radiações ultravioleta atinjam a superfície do solo e, com isso, reduz a produtividade agrícola.
o smog fotoquímico é a poluição do ar, sobretudo em áreas urbanas, por ozônio e outros compostos originados por reações fotoquímicas causadas pela luz solar.
os países industrializados autorizam os países em desenvolvimento a aumentarem suas emissões de gases de efeito estufa, por meio do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo – MDL.
O emprego da modalidade de incineração como um dos processos de tratamento de lixo gera um impacto direto sobre o meio ambiente decorrente da
quantidade de resíduos químicos.
redução dos custos operacionais.
emissão de gases.
baixa qualificação da mão de obra.
energia gerada na combustão dos resíduos.
A partir da era industrial, o homem vem progressivamente interferindo no sistema climático do planeta, que passa por um processo de aquecimento global, com consequências irreversíveis para as sociedades humanas e para os ecossistemas e sua biodiversidade (Pereia e May, 2003).
O efeito estufa natural não é nocivo, mas a sua intensificação por processos antrópicos representa um grave problema para a humanidade.
Antes mesmo da adoção da Convenção da ONU a respeito das mudanças climáticas, já existia a ideia de promover a cooperação entre países desenvolvidos e em desenvolvimento, de forma a incentivar estes últimos a seguirem um caminho de crescimento mais eficiente e menos intensivo em emissões de gases de efeito estufa (GEE).
Dos três mecanismos de flexibilidade definidos no Protocolo de Kyoto, apenas um, o mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL), diz respeito diretamente aos países desenvolvidos.
A busca pela mitigação dos efeitos da emissão de GEE depende tanto de sua redução efetiva, quanto do aumento da remoção dos gases pelos sumidouros, também conhecida como sequestro de gases.
O aumento do uso de combustíveis fósseis ocorreu em paralelo ao aumento das atividades industriais, às mudanças do uso do solo e às outras atividades que geram emissões de GEE e que são centrais no sistema econômico atual.
A poluição é considerada como uma externalidade quando seus efeitos sobre terceiros não são apropriados, isto é, privatizados pelo agente gerador, considerados, portanto “externos” ao processo produtivo. Ainda com relação a aspectos econômicos envolvendo dano e poluição ambiental, é correto afirmar que:
do ponto de vista econômico, poluição compensada é inaceitável, sendo a poluição zero considerada como ponto ótimo econômico.
ao se acrescer a curva de Custo Marginal Privado dos valores correspondentes às externalidades, obtém-se a curva de Custo Marginal Social.
externalidade não pode ser considerada como uma falha de mercado já que ela não influencia a eficiência econômica desse mercado, podendo-se afirmar que o mesmo funciona como modelo de concorrência perfeita.
se à curva de Benefício Marginal Privado proveniente da produção de um produto forem acrescentados benefícios sociais indiretos ao preço desse produto, pode-se afirmar que essa externalidade positiva foi internalizada pelo mercado.
a partir do ponto ótimo de poluição os danos da emissão de uma unidade a mais de poluição são menores do que aqueles oriundos da produção que gerou essa unidade.
Isolar a área afetada pelo derramamento e então queimar o óleo, haja vista a sua alta inflamabilidade, é uma solução tecnicamente factível e adequada para o problema em tela, que não acarretaria emissão de poluentes atmosféricos altamente danosos, pois se trata de um produto de origem vegetal.
Poluentes atmosféricos são toda e qualquer forma de matéria sólida, líquida ou gasosa e de energia que, presentes na atmosfera, podem torná-la poluída. Assinale a alternativa correta acerca da ocorrência de poluentes na atmosfera.
O ozônio (O3), o monóxido de carbono (CO) e o dióxido de enxofre (SO2) são predominantemente de origem primária.
Um exemplo de reação fotoquímica que produz poluentes primários envolve a formação de oxidantes fotoquímicos.
A existência de hidrocarbonetos (HC) e de outros compostos orgânicos voláteis (COV) promove o aumento da formação de oxidantes fotoquímicos.
Gases e partículas sólidas ou líquidas emitidas por fontes poluidoras da atmosfera, ou mesmo formadas na própria atmosfera, são denominados de material particulado.
Material particulado não pode ser classificado como poeiras, fumos, fumaças e névoas.
A incineração dos resíduos de ETA é uma das alternativas para o tratamento de lodos, porém, deve-se destacar que os resíduos de lodo provocam a formação de escórias inaceitáveis nas paredes dos incineradores, gerando gases tóxicos que necessitam ser controlados.
A poluição atmosférica causada pela ação direta ou indireta de atividades desenvolvidas pelo ser humano é problema ambiental transfronteiriço, que provoca efeitos nocivos, a curto ou longo prazo, constituindo, por isso, preocupação internacional. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
I Reservatórios estabelecidos em áreas sem retirada prévia da cobertura vegetal liberam para a atmosfera gás metano como produto final da decomposição de matéria orgânica realizada por microrganismos anaeróbios.
II O gás sulfídrico é um dos subprodutos gerados nos processos industriais de refinarias de petróleo.
III A queima do material orgânico no processo de desmatamento libera CO2 .
IV A queima incompleta de combustíveis fósseis libera CO.
V As principais fontes de amônia (NH3 ), originadas de atividades antrópicas, são as indústrias químicas e de fertilizantes.
A quantidade de itens certos é igual a
As emissões de poluentes resultantes de diversas atividades da sociedade moderna podem ser minimizadas por meio de medidas que diminuam ou evitem a emissão de poluentes. Acerca das medidas de controle de contribuintes da poluição do ar, assinale a opção correta.
Um dos principais meios para se controlar a emissão de SO2 é substituir, em processos industriais, a queima de gás natural por carvão.
A utilização do equipamento denominado filtro de manga em chaminés de pólos industriais é medida muito utilizada para controlar a emissão de CO2 .
A fabricação de motores de combustão interna de baixo consumo de combustível fóssil é medida que não reduz significativamente a emissão de CO2 .
O catalisador de automóvel é dispositivo antipoluente acoplado ao escapamento que tem a finalidade principal de filtrar o material particulado emitido pela combustão do combustível fóssil.
O equipamento denominado lavador de gás consegue remover SO2 e outros gases emitidos pelas atividades industriais.
Existem questões ambientais de suma importância para a Humanidade, que se caracterizam como impactos ambientais negativos. Os clorofluorcarbonetos (CFCs) são muito usados pelas indústrias na fabricação de espumas, isopor, nas máquinas de refrigeração, nos aparelhos de ar-condicionado, como propelentes em aerossóis, etc. Este composto químico está associado diretamente a que tipo de impacto ambiental negativo?
Contaminação dos recursos hídricos.
Efeito estufa.
Aquecimento dos oceanos.
Destruição da camada de ozônio.
Uma indústria que utilize a queima do óleo combustível e passe a utilizar a biomassa de bambu como fonte de combustível pode pleitear a comercialização de créditos de carbono pela certificação de emissão zero de carbono.