

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A NBR 13.969 de 1997 define as condicionantes de projeto, construção e operação de unidades de tratamento complementar e de disposição final dos efluentes líquidos pré-tratados em fossas sépticas.
Assinale a opção que indica, respectivamente, uma forma de tratamento complementar e uma forma de destinação final, após um tanque séptico.
Vala de infiltração e filtro aeróbio submerso.
Filtro anaeróbio com fluxo ascendente e vala de filtração.
Lodo ativado por batelada e sumidouro.
Canteiro de infiltração e de evapotranspiração e filtro de areia.
Lagoa com plantas aquáticas e cloração.
O tratamento e a destinação final do lixo ainda são desafios da humanidade no rumo do desenvolvimento sustentável, haja vista a grande quantidade de resíduos produzida em todo o mundo e os problemas socioambientais e de saúde pública que podem ser gerados.
Nesse sentido, associe os processos para tratamento dos resíduos sólidos às características de cada um.
I - Incineração
II - Aterro sanitário
III - Aterro industrial
P - Produz compostos tóxicos como dioxinas e furanos, o que demanda o uso de filtros para controle da emissão de gases poluentes.
Q - Situado em terreno impermeabilizado, compactado e recoberto por camadas de terra, com captação dos gases e do chorume e subsequente tratamento.
R - Situado em área onde se dispõem os resíduos sólidos sem preparação prévia do solo, o que o torna vulnerável à poluição causada pela decomposição do lixo.
S - Situado em espaço onde se confinam os resíduos perigosos, em função de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade.
As associações corretas são:
I - P , II - S , III - R
I - P , II - Q , III - S
I - Q , II - R , III - P
I - S , II - R , III - P
I - S , II - Q , III - P
Diversas são as técnicas de tratamento e disposição final dos resíduos sólidos, sendo o conhecimento e identificação de suas características fatores importantes para a tomada de decisão sobre o uso de cada técnica.
A técnica de tratamento de resíduos sólidos conhecida como coprocessamento caracteriza-se por
utilizar os resíduos industriais a partir do seu processamento como substituto parcial de matéria-prima e/ ou de combustível nos fornos das indústrias, como cimenteiras, por exemplo.
reciclar a parte orgânica dos resíduos sólidos urbanos por processo biológico, resultando em substrato, que pode ser usado como adubo orgânico.
decompor quimicamente o resíduo pelo calor em um ambiente com pouco ou nenhum oxigênio, provocando sua carbonização, perda de massa e redução de volume.
dispor os resíduos no solo, de forma confinada, objetivando reduzi-los ao menor volume possível, cobrindo- -os com uma camada de terra na conclusão de cada jornada de trabalho.
descontaminar os resíduos contaminados a uma temperatura elevada, através do contato com vapor de água, durante um período de tempo suficiente para destruir todos os agentes patogênicos.
A distância mínima para aterros sanitários, acima ou abaixo do nível do terreno, para os corpos d’água, deve ser de:
100 metros.
150 metros.
200 metros.
250 metros.
Independentemente das atividades desenvolvidas em um laboratório de pesquisa ou de ensino de Biotecnologia, os resíduos gerados devem ser adequadamente descartados para preservar a saúde pública e a qualidade do ambiente. Sobre o descarte de resíduos químicos e biológicos, marque a alternativa correta.
Uma solução de acrilamida pode ser descartada diretamente na pia após diluição com água destilada.
Ácidos fortes, como ácido clorídrico, devem ser primeiramente neutralizados com uma solução diluída de cloreto de sódio antes do descarte.
Carcaças de ratos e camundongos não contaminadas não podem ser armazenadas em freezer até serem enviadas para incineração ou vala asséptica.
Sangue humano e outros fluidos corpóreos contaminados devem ser primeiramente diluídos em água antes de serem descartados na pia ou no lixo comum.
O brometo de etídio, reagente altamente tóxico, pode ser inativado com uma solução de hipoclorito de sódio com posterior neutralização com hidróxido de sódio, antes do descarte, como descrito pelo método de Armour.
Um engenheiro foi encarregado de projetar um aterro sanitário para atender a uma abrangência na coleta de lixo de 75% de uma cidade de 400.000 habitantes, considerando que a contribuição per capta de lixo é de 0,75 kg/(hab./dia). Ao final de seus cálculos concluiu que ao final do projeto o aterro teria uma área de 1,2 km2 e uma altura de 12 m.
Sabendo-se que a densidade adotada para o lixo compactado no aterro foi de 500 kg/m3 , a vida útil do aterro considerada no cálculo é de
4.000 dias.
9.125 dias.
16.000 dias.
18.250 dias.
32.000 dias.
A disposição dos resíduos perigosos em aterros industriais exige cuidados especiais para que não ocorra a contaminação ou poluição do meio ambiente.
Em um projeto, construção ou operação de um aterro de resíduos perigosos, NÃO se deve
segregar resíduos que, ao se misturarem, provocam efeitos indesejáveis.
aceitar resíduos inflamáveis ou reativos sem tratamento prévio.
projetá-lo com vida útil superior a cinco anos.
executá-lo em solo com baixo coeficiente de permeabilidade.
executá-lo em solo cujo lençol freático esteja profundo ou muito abaixo da superfície.
Assinale a alternativa correta no que diz respeito aos resíduos sólidos.
Nos municípios brasileiros, a prática da coleta regular unificada é utilizada para os resíduos domiciliares e comerciais.
Sob o ponto de vista sanitário, a eficiência da coleta não pode reduzir os perigos decorrentes de mau acondicionamento na fonte.
Em relação ao horário de coleta do resíduo domiciliar, o horário diurno não apresenta desvantagens, enquanto o horário noturno apresenta como desvantagem uma menor produtividade em regiões de clima quente.
A compostagem é um processo biológico, anaeróbio e controlado, no qual a matéria orgânica é convertida pela ação de microrganismos já existentes ou inoculados na massa de resíduo sólido, em composto orgânico. O teor de umidade dos resíduos situa-se entre 50% a 60%, sendo que, se a umidade for muito alta, a atividade biológica fica comprometida e, se for muito baixa, a oxigenação é prejudicada.
Uma das formas de disposição de resíduos sólidos é o aterro sanitário. Essa é uma técnica de disposição de resíduos no solo, visando à minimização dos impactos ambientais e utilizando-se de princípios de engenharia para confinar os resíduos sólidos. Devido à sua confiabilidade, não é necessário obter a licença ambiental pelo órgão competente para sua implantação.
Os denominados “3 R” da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) buscam minimizar os impactos ambientais do cotidiano das atividades humanas, como, por exemplo, os oriundos da geração dos resíduos sólidos.
A liderança no Brasil, em termos de índice ou percentual de reciclagem, corresponde ao seguinte tipo de material:
vidro
plástico
papel
alumínio
borracha
Em relação à Classificação de Resíduos, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:
I - A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) classifica os resíduos sólidos como inofensivos, pouco perigosos, inertes, perigosos, agressivos e extremamente agressivos.
II - Segundo a ABNT, resíduos sólidos perigosos são classificados pelas suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade ou patogenicidade.
III - Óleo lubrificante é um resíduo classificado como perigoso.
As afirmativas I, II e III são respectivamente:
V, F e F
F, V e V
V, V e V
F, V e F
A disposição final dos resíduos das estações de tratamento de esgotos é uma crescente preocupação mundial, com reflexos na disponibilidade e na qualidade da água para consumo e atividades econômicas. Em relação à utilização de biossólidos na agricultura, julgue os itens abaixo:
I - O lodo de esgoto apresenta uma composição muito variável pois depende da origem do esgoto.
II - Os lodos gerados em sistemas de tratamento de esgoto, para terem aplicação agrícola, deverão obrigatoriamente ser submetidos a processo de redução de patógenos.
III - Uma grande limitação da utilização do lodo de esgoto na agricultura é a concentração de metais pesados, que podem inibir a mineralização, a nitrificação e a decomposição da matéria orgânica.
IV - Uma das alternativas para disposição final do biossólido é o seu uso na agricultura como fertilizante inorgânico e condicionador do solo, podendo substituir parcial ou totalmente a adubação mineral.
V - Só é permitido a aplicação de lodo de esgoto em unidades de conservação e em Áreas de Proteção aos Mananciais-APMs, quando houver tratamento do lodo, sendo restrito sua aplicação em Área de Preservação Permanente – APP.
Estão corretas as afirmativas:
A professora apresenta a seguinte imagem de um lixão e solicita que os alunos reflitam sobre ela. Em seguida, ela os incentivará a discutir seu conteúdo.

Assinale uma das conclusões corretas que devem resultar da discussão.
Uma das modernas soluções para acabar com os imensos depósitos de lixo é a reciclagem que permite o reaproveitamento de toda e qualquer espécie de lixo orgânico, inorgânico, industrial ou hospitalar.
O crescimento populacional e o desenvolvimento industrial têm levado a sociedade a produzir uma quantidade cada vez maior de lixo, que é um dos problemas de grande impacto sobre o meio ambiente.
O destino a ser dado ao lixo é responsabilidade de cada pessoa ou de cada família, pois o governo não pode despender recursos públicos para coletar e destruir milhares de toneladas de lixo diariamente.
Os depósitos de lixo, sejam lixões ou aterros sanitários, devem ser instalados a grande distância das áreas urbanas para evitar que sejam invadidos por grupos de pessoas que sobrevivem da coleta de lixo.
O lixo doméstico e industrial coletado deve ser selecionado e seguir destinos diferentes, pois o material inorgânico, passível de produzir chorume, deve ir para os lixões, e o material orgânico deve ser incinerado.
Nos sistemas de tratamento de esgotos, em função dos meios empregados na remoção de resíduos sólidos, pode-se utilizar o seguinte método:
filtro de areia para remoção de material miúdo em suspensão.
tubulação para remoção de sólidos grosseiros em suspensão.
crivos para remoção de sólidos médios.
grades para remoção de material miúdo.
desintegradores para remoção de sólidos grosseiros sedimentares.
A decomposição de resíduos sólidos em um aterro obedece às seguintes etapas:
aeróbia, anaeróbia e metanogênica.
anaeróbia, anaeróbia ácida e metanogênica.
aeróbia, anaeróbia ácida e metanogênica.
aeróbia, anaeróbia ácida e hidrogênica.
aeróbia, anaeróbia e hidrogênica.
O tratamento dos resíduos perigosos no solo pode ser realizado através dos seguintes processos:
físico, energético e químico.
energético, líquido e gasoso.
biológico, físico-químico e químico.
sólido, líquido e gasoso.
físico, biológico e gasoso.
Assinale a opção que possui uma propriedade característica dos resíduos perigosos:
solubilidade.
biodegrabilidade.
durabilidade.
reatividade.
combustibilidade.
De acordo com Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010, NÃO corresponde(m) a resíduos sólidos o(s) Plano(s):
Nacional de Resíduos Sólidos.
Macrorregionais de Resíduos Sólidos.
Intermunicipais de Resíduos Sólidos
de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
Municipais de Resíduos Sólidos.