Imagem de fundo

"A grande maioria das manifestações patológicas apresenta...

"A grande maioria das manifestações patológicas apresenta sintomas característicos que permitem ao especialista determinar a sua origem, as causas que conduziram ao seu aparecimento e as consequências que poderão advir caso não sejam devidamente corrigidas."


Fonte: AZEVEDO, M. T. Patologia das Estruturas de Concreto. In: ISAIA, G. C. (Org.). Concreto: Ciência e Tecnologia. 1 Ed. São Paulo: Ibracon, 2011, v. 2, p. 1095-1128.


Com relação às manifestações patológicas incidentes em sistemas de pintura, associe as nomenclaturas apresentadas na coluna à esquerda com as descrições elencadas na coluna à direita.


(1) Enrugamento

(2) Eflorescência

(3) Saponificação

(4) Desagregamento


( ) A película de tinta se destaca da superfície, no caso de alvenarias, junto com a massa niveladora ou argamassa de reboco, que se apresentam esfareladas, tendo como prováveis causas a aplicação da tinda antes da cura do reboco, penetração de umidade ou traço incorreto da argamassa.

( ) Apareciemnto de manchas esbranquiçadas, desbotamento de cor e/ou acúmulo de pó branco sobre a superfície, cujas prováveis causas são a infiltração de umidade ou a pintura sobre reboco não curado.

( ) Derretimento e esfumaçamento da pintura na parede de alvenaria, cuja provável causa é a alcalinidade da cal, do cimento e do reboco não curado.


A sequência correta é


A

4 – 2 – 3.


B

1 – 3 – 2.


C

1 – 2 – 3.


D

3 – 2 – 4.


E

4 – 3 – 2.