A radiação solar é a energia emitida pelo Sol, que se propaga em todas as direções através do espaço por meio de ondas eletromagnéticas. Emitida pela superfície solar, essa energia determina a dinâmica dos processos atmosféricos e climatológicos. Sobre o tema é INCORRETO afirmar que
A radiação solar varia especialmente em função da longitude pois esta influência na obliquidade dos raios solares.
A radiação varia ao longo do dia para um mesmo local em função, entre outros aspectos, do movimento de rotação da Terra (sucessão do dia e noite e variação da altura solar).
A quantidade de radiação que atinge a superfície terrestre varia devido às condições atmosféricas e meteorológicas. Logo, um dia chuvoso e nublado recebe menos radiação do que um dia de céu limpo.
A radiação solar varia também ao longo do ano devido ao movimento de translação, que faz com que a Terra percorra uma trajetória num plano inclinado em relação ao Equador. Este ângulo origina quantidades de radiação solar distintas nos 2 hemisférios ao longo do ano, caracterizando-se por solstícios (verão e inverno) e pelos equinócios (primavera e outono).
A radiação solar é composta pelos raios ultravioleta, infravermelho e pelo espectro visível (pequena fração do espectro eletromagnético que pode ser percebida pelo olho humano).