Imagem de fundo

O dimensionamento das tubulações de esgoto sanitário é realizado a partir das unidades ...

O dimensionamento das tubulações de esgoto sanitário é realizado a partir das unidades de descarga Hunter (UHC), que correspondem a um número que representa a contribuição de esgotos dos aparelhos sanitários em função da sua utilização habitual. A NBR 8160 (1999) estabelece esses valores para os equipamentos mais utilizados e relaciona o número máximo de UHC e o dimensionamento da tubulação. As Tabelas 1 e 2 apresentam exemplos desses valores.


Tabela 1 – UHC dos aparelhos sanitários



Fonte: adaptada da NBR 8160 (1999)


Tabela 2 – Dimensionamento de ramais de esgoto



Fonte: adaptada da NBR 8160 (1999)


Considerando o dimensionamento dos ramais de descarga e ramais de esgoto de um banheiro, é correto afirmar que o

A

diâmetro nominal mínimo para um ramal de descarga de uma banheira em um banheiro com 4 aparelhos é 75.

B

diâmetro nominal mínimo do tubo para um ramal de esgoto com contribuição de um chuveiro residencial, lavatório e bacia sanitária é 75.

C

número de UHC de um ramal de esgoto com contribuição de um chuveiro residencial, lavatório e bacia sanitárias é 6.

D

diâmetro nominal mínimo do tubo de um ramal de esgoto com a contribuição de um chuveiro residencial e 2 lavatórios é 50.