

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
As vergas e contravergas são elementos fundamentais na construção de alvenarias, para garantir a distribuição de cargas e evitar patologias estruturais. Sobre a função e a aplicação desses elementos, é CORRETO afirmar:
As vergas são instaladas acima de vãos, como portas e janelas, para distribuir as cargas da alvenaria superior, enquanto as contravergas são instaladas abaixo dos vãos, para evitar trincas causadas por tensões concentradas.
As vergas são elementos estruturais instalados abaixo dos vãos, para apoiar os batentes, enquanto as contravergas são instaladas acima, para reforçar a alvenaria superior.
As vergas e contravergas têm a mesma função e podem ser usadas indistintamente, desde que respeitem o alinhamento do vão.
As vergas são instaladas apenas em vãos de janelas, e as contravergas apenas em vãos de portas, devido às diferentes cargas aplicadas.