

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Uma viga engastada em uma extremidade e livre na outra, considerada isostática, está submetida a uma carga concentrada aplicada na extremidade livre. Considerando o comportamento estrutural descrito e o critério de ruptura associado ao estado limite último, a condição que caracteriza a falha estrutural dessa viga corresponde à situação em que
o esforço cortante próximo à extremidade livre assume valores elevados, permanecendo abaixo da resistência última da seção.
o momento fletor máximo atinge a capacidade resistente da seção crítica, caracterizando o colapso estrutural.
a carga aplicada produz pequenas rotações na extremidade livre, sem comprometer a capacidade resistente do elemento estrutural.
a distribuição de esforços mantém-se constante ao longo da viga, conduzindo à ruptura uniforme em toda a extensão.