

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Segundo Fernandes (2016), escoamentos verticais ou subverticais com gradientes hidráulicos elevados podem ocasionar acidentes nas obras de engenharia nas quais ou em torno das quais se verifica percolação (barragens, ensecadeiras, estruturas de arrimo, etc.). O fator de segurança (FS) em relação à ocorrência de uma condição crítica, quando junto da face de jusante de obras hidráulicas ocorre um escoamento vertical de sentido ascendente, é definido como sendo a razão entre o gradiente hidráulico crítico (icr) e o gradiente hidráulico máximo junto da face de jusante (imaxjus). (imaxjus.
Após a realização de análises de percolação em uma barragem de terra, pode-se verificar um fluxo ascendente na interface entre a barragem e a fundação permeável (pé de jusante) com um gradiente hidráulico máximo igual a 0,5. Considerando o peso específico saturado do solo igual a 20 kN/m³ e o peso específico da água igual a 10 kN/m³, o valor do gradiente hidráulico crítico e o valor do fator de segurança valem, respectivamente,
3,0 e 6,0.
1,0 e 0,5.
1,0 e 2,0.
2,0 e 4,0.