Os bueiros de greide são dispositivos destinados a conduzir, para locais de deságue seguro, as águas captadas pelas caixas coletoras. Para o dimensionamento hidráulico dos bueiros de greide, recomenda-se:
A descarga de projeto deverá ser obtida pela soma das descargas das obras de drenagem superficial afluentes às caixas coletoras ou pelo levantamento da bacia de contribuição ao bueiro de greide.
O bueiro de greide deve ser dimensionado sempre com carga hidráulica a montante.
Tendo em vista maior facilidade de limpeza, o diâmetro mínimo a adotar para o bueiro de greide é de 0,60 m.
Considerando que o bueiro de greide é constituído de tubos pré-moldados de concreto armado, o diâmetro máximo de trabalho é de 0,50 m, como ocorre com os bueiros de transposição de talvegues.
A descarga de projeto deverá ser obtida pela subtração das descargas das obras de drenagem de subsuperfície e a descarga levantada para a bacia de contribuição ao bueiro de greide.