Questões de Concurso sobre Alvenaria e Acabamento

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.038 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Leia as afirmativas a seguir:

I. Nas estruturas mistas ou na alvenaria estrutural não é necessário ter cuidados especiais em situações que podem exigir elementos de reforço, como é o caso das concentrações de aberturas (janelas ou portas).

II. Considera-se desmembramento a subdivisão de gleba em lotes destinados a edificação, com aproveitamento do sistema viário existente, desde que não implique na abertura de novas vias e logradouros públicos, nem no prolongamento, modificação ou ampliação dos já existentes.

III. A infra-estrutura básica dos parcelamentos é constituída pelos equipamentos urbanos de escoamento das águas pluviais, iluminação pública, esgotamento sanitário, abastecimento de água potável, energia elétrica pública e domiciliar e vias de circulação.

Marque a alternativa CORRETA:


A

Nenhuma afirmativa está correta.


B

Apenas uma afirmativa está correta.


C

Apenas duas afirmativas estão corretas.


D

Todas as afirmativas estão corretas.

Analise as seguintes afirmativas associadas à construção em alvenaria estrutural, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Para os edifícios residenciais em alvenaria estrutural, as principais cargas a serem consideradas nas paredes são as ações das lajes e o peso próprio das paredes.

( ) Lajes moldadas in loco são mais adequadas quando existe a necessidade de se considerar a existência de um diafragma.

( ) Para consideração da ação do vento, obtêm-se forças, ao nível de cada pavimento, que posteriormente serão distribuídas pelos painéis de contraventamento.

( ) A resistência à compressão é o parâmetro de resistência mais importante para a alvenaria estrutural.

Assinale a sequência correta.


A
F F F V

B
V F V F

C
F V F F

D
V V V V

Leia as afirmativas a seguir:

I. Otimizar as relações com os clientes é um dos objetivos da gestão da qualidade na construção civil.

II. Os coxins são elementos auxiliares que devem ter no máximo a metade da altura da viga que apoia e o comprimento calculado em função da reação da mesma.

III. Os materiais utilizados na alvenaria não têm de ser de boa qualidade ou ter boa precisão dimensional.

Marque a alternativa CORRETA:


A

Nenhuma afirmativa está correta.


B

Apenas uma afirmativa está correta.


C

Apenas duas afirmativas estão corretas.


D

Todas as afirmativas estão corretas.

Leia as afirmativas a seguir:

I. O termo bloco cerâmico de vedação, no âmbito da ABNT NBR 15270-1, refere-se ao componente da alvenaria de vedação que possui furos prismáticos perpendiculares às faces que os contêm.

II. Um erro bastante comum é tentar utilizar o Microsoft Excel para criar um banco de dados.

Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

Estudos de concepção são um conjunto de estudos e conclusões referentes ao estabelecimento de todas as diretrizes, parâmetros e definições necessárias e suficientes para a caracterização completa do sistema a projetar. São objetivos dos estudos de concepção, EXCETO:


A

Estabelecimento de todos os parâmetros básicos de projeto.


B

Estabelecimento das diretrizes gerais de projeto e estimativa das quantidades de serviços que devem ser executados na fase de projeto.


C

Escolha da alternativa mais adequada mediante a comparação técnica, econômica e ambiental, entre as alternativas, levantando os impactos negativos e positivos.


D

Garantir um bom funcionamento da parte elétrica, e deve prever segurança, funcionalidade, capacidade de reserva, flexibilidade, acessibilidade, condições de fornecimento e continuidade da energia elétrica.

Normalmente as alvenarias podem ter espessuras variáveis de acordo com o posicionamento dos tijolos ou blocos. Comumente há denominações como:


(__)- Alvenaria de cutelo: construída no sentido da sua menor espessura;

(__)- Alvenaria de meia vez: quando os tijolos são assentados considerando os seus sentidos longitudinal e transversal;

(__)- Alvenaria de uma vez: executada quando os tijolos são assentados no seu sentido transversal;

(__)- Alvenaria de uma vez e meia: alvenaria executada quando os tijolos são assentados no seu sentido longitudinal, um após o outro.


Julgue os itens acima em verdadeiro (V) ou falso (F) e, em seguida, assinale a alternativa contendo a ordem correta das respostas, de cima para baixo:


A

V-V-V-V.


B

V-F-V-F.


C

F-V-F-V.


D

F-F-V-V.


E

F-V-V-F.

As esquadrias são componentes das edificações que cumprem um papel que vai muito além de sua funcionalidade e da composição estética. São fundamentais no atendimento aos diversos requisitos de desempenho, destacando-se pela iluminação e pela ventilação natural que proporcionam. Sobre as esquadrias, assinale a alternativa correta.


A

Janelas basculantes são recomendadas para utilização em fachadas, devido a suas características construtivas.


B

A escolha da esquadria para um mesmo tipo de edificação poderá ser a mesma, independente da região em que se encontre a edificação.


C

A escolha da esquadria depende das condições da região, mas não do tipo da edificação.


D

O nível de desempenho acústico da esquadria depende da localização do edifício em relação a fontes de ruído, da natureza do ruído e do tipo do edifício.


E

É permitido o contato das bordas das peças de vidro entre si, com alvenaria.

Leia as afirmativas a seguir:

I. Algumas das maiores vantagens da alvenaria estrutural em relação aos processos tradicionais incluem a economia no uso de madeira para formas e a redução no uso de concreto e ferragens.

II. Uma desvantagem da alvenaria estrutural é que a mesma torna o projeto arquitetônico mais restrito.

Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

Leia as afirmativas a seguir:


I. Em relação aos requisitos de qualidade da estrutura de concreto, entende-se por capacidade resistente aquela que consiste basicamente na segurança à ruptura.

II. Os principais insumos constituintes da alvenaria estrutural incluem os blocos de concreto, a argamassa e a graute.

III. Controlar as aquisições é uma atividade que deve ser realizada apenas na fase de execução do projeto.


Marque a alternativa CORRETA:


A

Nenhuma afirmativa está correta.


B

Está correta a afirmativa I, apenas.


C

Está correta a afirmativa II, apenas.


D

Estão corretas as afirmativas I e II, apenas.


E

Todas as afirmativas estão corretas.

Leia as afirmativas a seguir:


I. O sistema de esgoto sanitário tem por função única conduzir os despejos provenientes dos aparelhos sanitários a um rio ou lago.

II. A alvenaria de vedação suporta grandes vãos e facilita futuras reformas.


Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

Leia as afirmativas a seguir:


I. De acordo com o Código de Obras e Edificações de Rio Largo (Lei Municipal nº 1.208, de 22 de dezembro de 1997), após aprovação do projeto e comprovado o pagamento das taxas devidas, a Prefeitura fornecerá alvará de construção válido por 1 (um) ano, cabendo ao interessado requerer revalidação.

II. O projeto de alvenaria estrutural deve ser bem detalhado e deve atender aos requisitos das normas técnicas vigentes.

III. Divulgar e informar a todos os integrantes da sua classe a necessidade de seguir os princípios éticos da profissão, estimulando o seu integral cumprimento, é um dever do servidor público.


Marque a alternativa CORRETA:


A

Nenhuma afirmativa está correta.


B

Está correta a afirmativa I, apenas.


C

Estão corretas as afirmativas II e III, apenas.


D

Estão corretas as afirmativas I e III, apenas.


E

Todas as afirmativas estão corretas.

Nas esquadrias de alumínio, em geral, utilizam-se três tipos de guarnição:


A

guarnição para vidros, guarnições de encosto, guarnição de estanqueidade.


B

guarnição para vidros, guarnições de acabamento, guarnição de proteção.


C

guarnição de fixação, guarnição para o caixilho, guarnição de resistência.


D

guarnição de acabamento, guarnição do quadro, guarnição de vedação.

A pintura na construção civil é uma camada de acabamento na forma de uma película aderente que pode ser aplicada em peças de concreto, revestimentos de argamassa, alvenarias aparentes, componentes metálicos e de madeira, telhas, pisos cimentícios e de madeira. A respeito de sistemas de pintura, assinale a alternativa correta.


A

O solvente é uma substância líquida, constituída por resinas, solventes e aditivos que, após aplicação, sofre processo de cura e se converte em uma película transparente, aderente e flexível.


B

A massa de nivelamento tem, entre outros, os seguintes objetivos: diminuir e uniformizar a absorção da tinta, isolar quimicamente a tinta do substrato, melhorar a aderência e diminuir o consumo da tinta de acabamento.


C

Os vernizes são líquidos voláteis, que permitem dissolver a resina, e são responsáveis pelo aspecto líquido da tinta; e os diluentes são líquidos adicionados aos vernizes com o objetivo de melhorar as características de aplicação.


D

A camada de fundo consiste em uma pintura com substância pastosa, constituída por resinas solventes (ou água) e cargas inertes, com a função de corrigir irregularidades e proporcionar uma superfície com textura lisa.


E

Em substratos de revestimentos argamassados, o sistema de pintura protege contra o esfarelamento, contra a ação da umidade, reduz a absorção de água e inibe o desenvolvimento de fungos e bolores. Em substratos de madeira, reduz a absorção de água e protege contra a ação das intempéries, da água e dos raios solares.

Leia as afirmativas a seguir:


I. As paginações ou elevações são plantas que não devem ser usadas para complementar as plantas de primeira e segunda fiadas, pois nessas é possível visualizar todos os detalhes da alvenaria.

II. A característica mecânica dos blocos cerâmicos de vedação é a resistência à compressão individual.


Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

Leia as afirmativas a seguir:


I. Nas estruturas mistas, ou alvenaria estrutural, não é necessário ter cuidados especiais em situações que podem exigir elementos de reforço, como é o caso das concentrações de aberturas (janelas ou portas).

II. A aderência é a mais importante característica que uma boa argamassa deve ter, por garantir o escorregamento entre o bloco e a argamassa e fazer com que os três corpos (bloco + argamassa + bloco) deformem de forma desigual.


Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

A quantidade necessária de blocos cerâmicos furados de dimensões 19 cm x 19 cm x 9 cm para execução de uma parede em alvenaria com 10 cm de espessura, medindo 8 m x 3 m, com uma janela de 2,20 m x 1,10 m e considerando junta de assentamento de 1,50 cm, é de, aproximadamente,


A

515 blocos.


B

600 blocos.


C

720 blocos.


D

805 blocos.


E

855 blocos.

O Prefeito Municipal de Santo Ângelo solicitou ao engenheiro a definição da alvenaria a ser utilizada para a construção de uma escola municipal, no interior do município, com formação de paredes de 15 cm. O Prefeito perguntou ao engenheiro se seria utilizado tijolo maciço comum ou bloco cerâmico. Visando a melhor condição técnica, o engenheiro deve optar pelo item descrito na alternativa:


A

Bloco de 6 furos – furo redondo.


B

Bloco de 6 furos – furo quadrado.


C

Tijolo maciço cerâmico assentado em cutelo.


D

Tijolo maciço de concreto assentado em cutelo.

“Utilizada para fechamento de vãos ou delimitação de áreas. Nas estruturas em concreto armado ou aço, os espaços são preenchidos com elementos sem a função estrutural de sustentação, apenas suportando seu peso próprio.”. Com base nos tipos de alvenarias empregadas na construção civil, é correto afirmar que tal citação se refere à:


A

Alvenaria estrutural.


B

Alvenaria de vedação.


C

Alvenaria ciclópica.


D

Alvenaria de impermeabilização.

Considere as afirmativas relacionadas à classificação da alvenaria estrutural e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:


( ) Pode ser classificada como armada.

( ) Pode ser classificada como não armada.

( ) Pode ser classificada como parcialmente armada.

( ) Pode ser classificada como tracionada.

( ) Pode ser classificada como protendida.


Assinale a alternativa com a sequência correta:


A

F – V – V – F – F.


B

V – V – V – F - V.


C

V – V – F – F – F.


D

F – F – F – V – F.


E

V – V – F – V – F.

A alvenaria estrutural é considerada uma tecnologia racionalizada de construção e vem sendo amplamente utilizada no Brasil especialmente na construção de habitações. Isso posto, analise as afirmativas sobre a utilização da alvenaria estrutural e identifique a(s) correta(s):


I- A relação altura/largura (do edifício) influência na rigidez necessária à estabilidade lateral do edifício em relação aos efeitos de vento (carga lateral).

II- Quanto maior a relação altura/largura, mais econômico será o custo da obra e mais indicado o emprego da alvenaria estrutural como tecnologia construtiva.

III- A improvisação no canteiro, o elevado desperdício, a ausência de fiscalização, a pouca padronização e a ausência de planejamento são características da alvenaria racionalizada.

IV- A alvenaria estrutural é toda a estrutura em alvenaria, predominantemente laminar, dimensionada por procedimentos racionais de cálculo para suportar cargas além do peso próprio.


Assinale a alternativa correta:


A

Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.


B

Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.


C

Apenas a afirmativa II está correta.


D

Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.


E

Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.

   
Gerar simulado