Questões de Concurso sobre Alvenaria e Acabamento

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.038 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Algumas ações são necessárias para que a umidade não danifique as alvenarias. Essa umidade pode ser proveniente da água existente no solo, que pode “subir” pelas paredes, trazendo problemas para a pintura e/ou para o reboco.


Esse fenômeno é denominado:


A

absorção.


B

ascensão.


C

saturação.


D

capilaridade.


E

condensação.

Um dos principais parâmetros a ser considerado para a adoção do sistema de alvenaria estrutural é:


A

a facilidade de mão de obra.


B

o conceito de estrutura leve.


C

a facilidade de modificação arquitetônica.


D

a utilização de grandes vãos.


E

a avaliação da altura da edificação.

Leia as afirmativas a seguir:


I. Os painéis externos de alvenaria devem ter assegurada a sua estabilidade, frente à ação das cargas externas laterais e perpendiculares ao seu plano, sendo desconsiderada a existência de excentricidade da carga vertical.

II. Ao realizar a verificação do tombamento, nunca se deve considerar a edificação como um conjunto monolítico, evitando-se assim verificar o equilíbrio em relação ao ponto térreo da edificação mais afastado da parede de barlavento.


Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

Leia as afirmativas a seguir:


I. A qualidade destaca-se pela sua importância para o desenvolvimento de qualquer organização, principalmente pela garantia de proporcionar bens e serviços que não atendem às necessidades dos usuários dos serviços públicos.

II. Considera-se como altura efetiva das paredes a altura real quando a parede é apoiada na base e no topo.


Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

Leia as afirmativas a seguir:


I. Melhorar a produtividade e a qualidade dos serviços é um dos objetivos da gestão da qualidade na construção civil.

II. O princípio da verificação do tombamento baseia-se no momento de tombamento devido à ação do vento que não pode exceder o momento de estabilização do conjunto devido à ação da carga permanente, evitando tensões de tração na alvenaria.


Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

Leia as afirmativas a seguir:


I. Sobre as paredes devem ser consideradas as cargas verticais referentes ao peso das lajes e ao peso próprio da parede.

II. A cinta previne recalques diferenciais não considerados e ainda auxilia no contraventamento e no amarramento das paredes.


Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

Devem ser utilizadas técnicas que garantam a estabilidade das paredes de __________ da periferia. Os quadros fixos de tomadas energizadas devem ser protegidos sempre que no local forem executados serviços de revestimento e ___________.


Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas:


A

Arrimo /impermeabilização.


B

Escoramento / estruturação.


C

Sustentação /cobertura.


D

Alvenaria / acabamento.

Quando uma alvenaria não é dimensionada para resistir cargas verticais além do seu próprio peso, é denominada alvenaria de vedação. Esse tipo de alvenaria necessita ter as características relacionadas abaixo, exceto:


A

Resistência Mecânica


B

Isolamento Térmico


C

Estanqueidade


D

Resistência à tração

Em relação ao procedimento de execução de serviços de pintura em área interna é INCORRETO afirmar que:


A

para substratos argamassados obterem acabamento liso recomenda-se aplicar uma demão de massa corrida acrílica com a desempenadeira de madeira.


B

a remoção de sujeira, pó e materiais soltos pode ser efetuada por escovação, lavagem com água ou aplicação de jato de água.


C

pode ser feita mesmo em condições climáticas que impeçam a execução da pintura externa, desde que não ocorra condensação de vapor d’água na superfície da base.


D

as paredes revestidas de pasta de gesso terão suas imperfeições corrigidas com massa corrida PVA em camadas finas, utilizando desempenadeira lisa de aço e espátula.

Leia as afirmativas a seguir:


I. No caso da existência de aberturas de janelas ou portas com mais de 1,5 metros em uma parede de alvenaria, deve-se ter o cuidado de prever a necessidade de um reforço estrutural , chamado de verga.

II. Nas paredes externas, é proibido adotar-se cinta contínua com altura da verga, pois as aberturas muitas vezes são muito próximas.


Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

Leia as afirmativas a seguir:


I. Para que a edificação seja considerada monolítica, é necessário que a distribuição de paredes seja adequada e que a interação entre as paredes, lajes e demais elementos da estrutura seja garantida.

II. Para evitar o acúmulo de tensões em determinadas áreas do projeto, muitas vezes surge a necessidade de elementos de reforço como por exemplo: vergas, cintas, coxins e rabichos.


Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

Com relação aos conceitos de alvenaria, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Um header é um tijolo assentado longitudinalmente com a face paralela à parede e sua dimensão mais longa na horizontal.

( ) Um stretcher é um tijolo assentado na transversal de maneira a unir duas fiadas longitudinais.

( ) Um soldier é um tijolo assentado de topo com sua face paralela à parede.

( ) Um rocklock é um tijolo assentado sobre sua face menor, com topo aparente na parede.

A sequência está correta em


A
F, F, V, V.

B
F, F, F, F.

C
V, V, F, V.

D
V, V, V, F.

Sabendo que, para pintar uma parede nova, é necessário, primeiramente, que se escolha todo o material adequado de acordo com o acabamento desejado e o ambiente de aplicação, assinale a alternativa INCORRETA.


A

Sendo nova a parede, presume-se que ela está firme, limpa, livre de infiltração, de umidade, de pó, de gordura e de mofo, podendo receber a pintura sem qualquer preparo prévio.


B

Via de regra, os fundos preparadores devem ser aplicados em superfícies de gesso; e os seladores devem ser usados em paredes novas de reboco.


C

A massa corrida e a tinta PVA devem ser utilizadas em ambientes internos.


D

A massa e a tinta acrílicas podem ser utilizadas em ambientes externos ou internos.

Considere a figura a seguir sobre o assentamento de blocos de concreto em alvenaria estrutural:

Imagem associada para resolução da questão


Sobre os requisitos mínimos exigíveis para a execução e o controle de obras com estruturas de alvenaria de blocos de concreto, a espessura da junta horizontal de assentamento (I) e suas variações máximas, exceto as juntas horizontais da primeira fiada, é


A

20 mm (± 3).


B

15 mm (± 3).


C

10 mm (± 3).


D

12 mm (± 3).


E

50 mm (± 5).

De acordo com as regras práticas de levantamento de quantitativo de alvenaria (m2), qual das alternativas está correta na ordem que segue:


I. parede de 7,0m x 2,7m com duas janelas de 1,5m x 1,0m

II. parede de 7,0m x 2,7m com duas janelas de 1,5m x 2,0m

III. parede de 7,0m x 2,7m com uma janela de 1,5m x 1,0m e uma janela de 1,5x2,0m


A

18,9m2; 18,9m2; 18,9m2


B

18,9m2; 16,9m2; 17,9m2


C

15,9m2; 12,9m2; 14,4m2


D

17,9m2; 14,9m2; 16,4m2


E

16,9m2; 16,9m2; 16,9m2

O sistema de pintura no qual a tinta depositada no recipiente é expulsa em direção ao bico da pistola pela ação da pressão do ar, é denominada pintura com pistola


A

à vácuo.


B

air less.


C

eletrostática.


D

convencional.


E

eletrofomerica.

Julgue os itens seguintes relacionados aos serviços de pinturas na área de construção civil:


(I) As tintas são materiais geralmente líquidos ou em pó solúvel, constituídos de veículo, pigmentos, cal virgem e querosene.

(II) O solvente de uma tinta é a parte não-volátil, que serve para aglomerar as partículas de pigmentos que são responsáveis pela formação da película protetora na qual se converte a tinta depois de seca.

(III) Dentre os defeitos usuais nos serviços de pinturas, a eflorescência constitui-se das manchas esbranquiçadas que surgem se a pintura for aplicada sobre reboco úmido.

É correto afirmar que:


A

Somente o item I está correto.


B

Somente o item II está correto.


C

Somente o item III está correto.


D

Somente os itens I e III estão corretos.


E

Somente os itens II e III estão corretos.

Uma parede de alvenaria precisa ser construída, o mais leve possível, sobre uma laje, no segundo andar de uma casa. Para isso, devem ser usados


A

blocos de concreto celular.


B

tijolos de barro.


C

blocos de concreto estrutural.


D

blocos estruturais de cerâmica pozolânica.


E

blocos sílico-calcáreos.

Um dos requisitos mínimos exigíveis para a execução e o controle de obras com estruturas de alvenaria de blocos de concreto é a garantia do correto assentamento dos blocos. No projeto de assentamento dos blocos, para a espessura das juntas horizontais, com exceção da primeira, deve ser especificada a espessura de


A

2 mm.


B

5 mm.


C

10 mm.


D

15 mm.


E

20 mm.

Ao final da elevação das paredes de alvenaria, tem início a etapa de fixação, a qual tem por objetivo prendê-las à estrutura, de maneira que não venha a ter o seu desempenho prejudicado quando solicitada. Para a alvenaria que não funciona como travamento e a estrutura que a envolve é deformável (pórticos de grande vão, lajes do tipo cogumelo, etc.), assinale a alternativa que contem a técnica mais apropriada para fixação da vedação à estrutura.


A

Cunhas de concreto pré-fabricadas.


B

Fixação com aplicação de espuma de poliuretano.


C

Encunhamento por meio de tijolos.


D

Preenchimento com argamassa expansiva.

   
Gerar simulado