Questões de Concurso sobre Concreto Armado - Página 9 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Concreto Armado

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.382 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Um pilar de concreto armado de 3 m de comprimento e seção transversal quadrada de 15 cm e área de aço de 15 cm², distribuído de forma simétrica, está submetido a uma carga de compressão no seu centro de gravidade de 360 kN.


Se considerarmos o módulo de elasticidade do concreto igual a 20 GPa e o módulo de elasticidade do aço igual a 200 GPa, e desconsiderarmos os efeitos de excentricidade e escorregamento da interface entre o concreto e o aço, as tensões normais no aço e no concreto serão, respectivamente, de:


A

-100 MPa e -10 MPa;


B

-16 MPa e -16 MPa;


C

-10 MPa e -100 MPa;


D

10 MPa e 100 MPa;


E

100 MPa e 10 MPa.

A figura a seguir apresenta uma laje maciça de concreto armado e uma tabela indicando bitolas de barras para armaduras de concreto armado e suas respectivas áreas.


Imagem associada para resolução da questão

(Dimensões em cm)


Imagem associada para resolução da questão


Sabendo que essa laje será armada com armadura mínima nas duas direções, o número total de barras para compor sua armadura positiva, de modo a consumir a menor quantidade de aço e considerando recuo nas extremidades, é:


A

13 barras de 8,0 mm


B

22 barras de 6,3 mm


C

31 barras de 5,0 mm


D

40 barras de 5,0 mm

Uma laje maciça de concreto armado de 12 cm de espessura, 20 m de comprimento, 30 m de largura será construída diretamente sobre o solo. Considerando que a massa específica real do concreto armado é yc = 2800 kg/m³, determine o peso que esta estrutura transmitirá ao solo devido ao seu peso próprio.


A

2800 kN.


B

1.977.600 kN.


C

16,8 x 103 kN.


D

16,8 x 106 kN.


E

1978 kN.

Nas construções escolares com sistemas pré-moldados, as ligações entre peças, como o encaixe entre vigas e pilares, são apenas complementares e não exercem influência relevante na estabilidade global da estrutura.


C

Certo


E

Errado

Concreto armado é a técnica mais utilizada no mundo para construção de estruturas e no tocante às suas propriedades, é possível afirmar que:


A

A trabalhabilidade compreende a separação dos constituintes da mistura, impedindo a obtenção de um concreto com características de uniformidade satisfatórias.


B

Exsudação é a tendência da água de amassamento de vir à superfície do concreto recém lançado.


C

As retrações do concreto podem ocorrer devido a deformações causadas pela ação de cargas externas, deformação imediata, deformação lenta, deformação lenta recuperável e fluência.


D

A deformação do concreto consiste na diminuição de volume do concreto desde o fim da cura até atingir um estado de equilíbrio compatível com as condições ambientes.


E

A massa específica do concreto endurecido depende de muitos fatores, principalmente da natureza dos agregados, da sua granulométrica e do método de compactação empregado.

As estruturas de concreto armado são essenciais na construção civil, e o carpinteiro desempenha um papel fundamental na execução das fôrmas que darão forma a essas estruturas.

Com base nos seus conhecimentos sobre formas para concreto, complete as lacunas das frases a seguir.


As fôrmas são estruturas temporárias que servem para moldar o concreto fresco, garantindo a forma, as dimensões e o _______________ desejados para o elemento estrutural.

As fôrmas podem ser construídas com diferentes materiais, como madeira, aço, plástico e _______________.

É fundamental que as fôrmas sejam construídas com ______________ e _______________, de modo a evitar deformações e garantir a segurança dos trabalhadores.

O processo de _____________ das fôrmas consiste na aplicação de um produto que impede a aderência do concreto à superfície da fôrma, facilitando a sua remoção.


Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas, na ordem em que aparecem.


A

esquadro - gesso - precisão - alinhamento - secagem.


B

nível - isopor - durabilidade - leveza - cura.


C

acabamento - compensado - resistência - estabilidade - desmoldagem.


D

prumo - papelão - flexibilidade - impermeabilidade - montagem.

O concreto armado é o material estrutural mais utilizado na construção civil brasileira, sendo composto por uma mistura de cimento Portland, agregados (areia e brita), água e, eventualmente, aditivos. A sua popularidade deve-se à combinação da alta resistência à compressão do concreto com a capacidade do aço (armadura) de resistir aos esforços de tração. A qualidade dessa mistura é definida por sua trabalhabilidade (abatimento/slump) no estado fresco e por sua resistência característica (fck) no estado endurecido, sendo este último parâmetro fundamental para o dimensionamento estrutural conforme a NBR 6118. Acerca das propriedades e do controle tecnológico do concreto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:


(__)A relação água/cimento (A/C) é inversamente proporcional à resistência do concreto; quanto menor a quantidade de água para uma mesma quantidade de cimento (dentro dos limites de trabalhabilidade), maior será a resistência final da peça.

(__)O 'fck' (resistência característica do concreto à compressão) é o valor médio obtido em ensaios de ruptura de corpos de prova aos 28 dias, não admitindo resultados inferiores a ele.

(__)A 'cura' do concreto é o processo de secagem rápida da peça, preferencialmente com ventilação forçada e exposição ao sol, para acelerar o ganho de resistência.

(__)O ensaio de abatimento (slump test) é realizado no estado endurecido para verificar a resistência à compressão do concreto aplicado na viga.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:


A

F, V, F, F.


B

F, F, V, V.


C

V, F, F, F.


D

V, V, V, V.

A função da armadura de pele é minimizar os efeitos nocivos decorrentes de fenômenos de retração e(ou) de variações de temperatura, que podem gerar fissurações ao longo da superfície de uma viga.


C

Certo


E

Errado

Em relação ao reforço estrutural em estruturas de concreto, assinale a alternativa correta.


A

O reforço das lajes pode ser feito por reforço nas suas armaduras positivas, não nas negativas.


B

É vedado o uso de protensão exterior no reforço de vigas.


C

Os consolos curtos podem ser reforçados sem a necessidade de seu descarregamento.


D

Podem ser utilizados perfis metálicos para o reforço de pilares.

As formas de concreto armado são espécies de moldes temporários projetados para suportar o peso e a pressão do concreto fresco, garantindo que ele mantenha:


A

o aroma agradável;


B

a cor original;


C

pouca umidade;


D

umidade excessiva;


E

a geometria desejada.

Dimensionamento do Concreto Armado


Na elaboração de um projeto estrutural de uma viga de concreto armado, o engenheiro precisa garantir a resistência ao cisalhamento da viga. Suponha que uma viga de 25 cm x 50 cm de seção transversal está sujeita a um esforço cortante significativo. Qual é a principal função das estribos na resistência ao cisalhamento dessa viga, e por que é essencial dimensioná-los corretamente?


A

Aumentar a resistência à compressão do concreto na região próxima aos apoios.


B

Prevenir a corrosão das armaduras longitudinais pela formação de uma barreira física.


C

Distribuir as cargas aplicadas mais uniformemente ao longo da viga.


D

Resistir às forças de cisalhamento, evitando o modo de falha por cisalhamento e melhorando a ductilidade da viga.


E

Aumentar a resistência à flexão da viga, permitindo a utilização de menor quantidade de aço na armadura longitudinal.

Dentre as classes de agressividade ambiental admitidas no dimensionamento de estruturas de concreto armado, há aquela que apresenta risco elevado, como é caso em que a estrutura estará submetida a respingos de maré. A referida classe de agressividade ambiental é a


A

Classe I – agressividade fraca.


B

Classe II – agressividade moderada.


C

Classe III – agressividade forte.


D

Classe IV – agressividade muito forte.


E

Classe V – agressividade ultra forte.

A laje de concreto armado apresentada na figura a seguir possui 12cm de espessura e foi construída com concreto com fck de 30MPa.


Imagem associada para resolução da questão

(Cotas em cm)


Sabendo que a armadura de flexão positiva, nas duas direções, é mínima e possui bitola de 6,3mm (área igual a 0,32cm), o número total de barras utilizado nessa armadura é igual a


A

26.


B

28.


C

33.


D

35.


E

37.

Elementos de concreto armado são aqueles cujo comportamento estrutural depende da aderência entre concreto e armadura, e nos quais não se aplicam alongamentos iniciais das armaduras antes da materialização dessa aderência. Qualquer armadura que não seja usada para produzir forças de protensão, isto é, que não seja previamente alongada é definida como:


A

armadura de protensão


B

armadura de concreto


C

armadura ativa


D

armadura passiva


E

armadura mista

Sobre os cuidados com as formas durante a concretagem de uma estrutura de concreto armado, analise as afirmativas a seguir.


I. Formas construídas com materiais que absorvam umidade ou facilitem a evaporação devem ser molhadas até a saturação para minimizar a perda de água do concreto, fazendo-se furos para escoamento da água em excesso.

II. As tubulações de bombeamento podem ser fixadas às formas ou ao escoramento.

III. Em concretos sem aditivos que acelerem o ganho de resistência, o ciclo de remoção ou remanejamento das formas deve ser de, no mínimo, 14 dias.


Está correto o que se afirma em


A

I, apenas.


B

II, apenas.


C

I e III, apenas.


D

II e III, apenas.

Armadura passiva das estruturas de concreto armado e protendido – Emendas das barras devem ser feitas de acordo com o previsto no projeto estrutural, podendo não ser executadas por:


A

traspasse


B

solda


C

acoplamento


D

luvas (processo mecânico)

Planeja-se executar uma pequena construção retangular, constituída de quatro pilares, quatro vigas e uma laje.


Devido a restrições orçamentárias e de pessoal, só é possível realizar a concretagem de uma peça por vez. Os tempos necessários par executar os serviços referentes a cada peça, em dias corridos, são os seguintes:



Forma

Armação

Concretagem

Cura

Pilar

2

3

1

30

Viga

2

5

1

30

Laje

4

7

1

30


Considere que os processos de armação e forma não podem ocorrer simultaneamente, e que uma peça A pode ser executada enquanto outra peça B é curada, desde que A não dependa estruturalmente de B.


Assumindo que a obra será realizada todos os dias, sem interrupções nos finais de semana, o tempo total para execução dessa estrutura, considerando a laje totalmente curada, é de


A

138 dias corridos.


B

146 dias corridos.


C

154 dias corridos.


D

168 dias corridos.


E

174 dias corridos.

O traço de um concreto é definido como sendo


A

a proporção de aço no seu interior.


B

a resistência característica ao risco.


C

a proporção dos componentes na mistura.


D

a resistência características à compressão.


E

o percentual de água utilizado na sua cura.

As estruturas de concreto armado são muito usadas na construção civil, quando combinados, o concreto por absorver os esforços de compressão, e o aço por absorver os esforços de tração, oferecem eficientes resultados. As peças, como: pilares, vigas, lajes e etc; estão sujeitos a diversos esforços que podem inclusive levá-las a ruptura. Um fenômeno que ocorre em peças esbeltas quando submetidas a um esforço de compressão axial.


A

Cisalhamento.


B

Compressão.


C

Flambagem.


D

Torção

Para a execução de um edifício em concreto armado, o desenho das formas desempenha um papel fundamental na correta definição dos elementos estruturais, como pilares, vigas e lajes. Suponha que o engenheiro responsável precise garantir a clareza do projeto através das plantas de formas de cada pavimento. Com base nesse contexto, sobre as plantas de formas, é CORRETO afirmar que


A

os pilares são representados na planta de formas em corte, ou seja, a seção transversal do pilar é desenhada com suas dimensões.


B

as vigas não são representadas em planta, mas apenas em cortes inseridos no desenho, com informações, como as dimensões da seção transversal e o comprimento.


C

nas plantas de formas, não há necessidade de detalhar os elementos estruturais, sendo suficiente apenas indicar a localização geral dos pilares e vigas.


D

o piso, em uma planta de formas, fica indefinido devido à presença das vigas e pilares, tornando difícil a visualização das áreas de laje.


E

Os cortes feitos na planta de formas são desnecessários para a visualização de detalhes que não podem ser representados diretamente em planta.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado