

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Julgue as seguintes proposições sobre o Código de Ética Profissional da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia:
I. os profissionais de engenharia, por exemplo, devem guardar sigilo profissional de interesse do seu cliente ou empregador, mesmo quando a obrigação legal de divulgação ou informação.
II. representa conduta vedada ao profissional da engenharia, arquitetura, agronomia, geologia e meteorologia intervir no trabalho de outro profissional quando estiver no exercício de dever legal.
III. é vedado ao engenheiros, por exemplo, impor ritmo de trabalho excessivo ou exercer pressão psicológica ou assédio moral sobre os colaboradores, mesmo quando a necessidade do serviço a exigir.
IV. a profissão é de livre exercício aos qualificados, sendo a segurança de sua prática de interesse coletivo.
Assinale a alternativa correta:
estão corretas as proposições III e IV.
as proposições III e IV estão incorretas.
estão corretas as proposições I, II e III.
as proposições II e III estão corretas.
No que diz respeito ao Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade na Construção Habitacional, chamado PBQP-H, normalizado pelo Sistema de Qualificação de Empresas de Serviços e Obras, denominado SIQ Construtoras, válido para empresas que atuam no subsetor de edificações criado pelo Governo Federal no ano 2000, analise as afirmativas a seguir.
I. Tem caráter nacional, ou seja, o sistema é único e se aplica a todos os tipos de contratantes (públicos municipais, estaduais, federais ou privados) e à totalidade das obras de edifícios, em todo o Brasil.
II. O sistema baseia-se em requisitos que possibilitam a adequação ao sistema de organizações de diferentes regiões que utilizem diferentes tecnologias e que atuem na construção de edifícios.
III. É transparente quanto aos critérios e decisões tomadas.
IV. O sistema estabelece o referencial técnico básico do sistema de qualificação evolutiva adequado às características específicas das construtoras atuantes no subsetor de edifícios.
V. Os Atestados de Qualificação para os diversos níveis só terão validade se emitidos por Organismo de Certificação Credenciado (OCC), autorizado pela Comissão Nacional (CN) do SIQ para atuarem no sistema.
Considerando V (Verdadeiro) ou F (Falso), assinale a alternativa que corresponde à sequência correta.
V-V-F-V-F
V-V-V-V-V
V - F- V - V - F
F-F-F-F-V
F-V-V-F-F
Assinale a alternativa INCORRETA:
a ART é o instrumento que define, para os efeitos legais, os responsáveis técnicos pela execução de obras ou prestação de serviços relativos às áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea.
dar-se-á a baixa da ART quando nenhuma das atividades técnicas nela descritas forem executadas.
o SIC mencionado é o banco de dados que consolida as informações de interesse nacional registradas no Sistema Confea/Crea.
para os efeitos legais, somente será considerada concluída a participação do profissional em determinada atividade técnica a partir da baixa da ART correspondente.
Assinale a única alternativa que corresponde a características dos revestimentos executados sobre as alvenarias.
O revestimento deve ser sempre aplicado em camadas superpostas onde o consume de cimento deve ser decrescente.
A superfície a ser revestida precisa estar suficientemente áspera a fim de que se consiga a adequada aderência da argamassa de revestimento.
O revestimento apresenta apenas função estética.
Para que apresente uma melhor aderência deve-se aumentar a quantidade de água da argamassa.
Sobre a execução de alvenarias com blocos cerâmicos de 10cm x 20cm x20cm, analise as afirmações a seguir.
I. No caso de paredes altas em alvenaria, por exemplo, com altura superior a 3,0 m, deverão ser previstas cintas de amarração intermediárias, dimensionadas, sobretudo, para absorver a ação de cargas laterais.
II. Junto às faces das peças de concreto que terão ligação com a alvenaria, após limpeza do desmoldante, deverá ser aplicado chapisco.
III. As ligações com pilares poderão ser melhoradas com a colocação de ferros de espera (ferro-cabelo) chumbados durante a própria concretagem do pilar.
IV. No caso das construções com estrutura independente de concreto armado, ao se levantar a parede, não é necessário deixar um espaço entre a última fiada de tijolos e a viga.
V. As juntas da argamassa de assentamento devem ser de l,0cm a 2,0 cm.
Considerando V (Verdadeiro) ou F (Falso), assinale a alternativa que corresponde à sequência correta.
V - V - F- V - F
V- V- V- F- F
V -F-V -V - F
F -F-F -FV
F-V -V -F-F
Em obras de alvenaria estrutural, o assentamento da alvenaria deve ser feito sobre bases de concreto niveladas e adequadamente resistentes.
Assinale a alternativa que contém hipótese de nulidade da ART, consoante a Resolução n. 1023/08:
falecimento do profissional constante na ART.
não execução do contrato indicado na ART.
profissional indicado na ART com registro suspenso junto ao CREA.
incompatibilidade entre as atividades desenvolvidas e as atribuições profissionais do responsável técnico à época do registro da ART.
Em relação ao assentamento de tijolos maciços e de blocos de concreto assinale a única alternativa correta:
As paredes de bloco de concreto consomem mais argamassa para o seu assentamento.
As paredes de tijolo maciço têm um acabamento melhor e mais uniforme.
A parede de bloco de concreto é mais pesada.
As paredes de bloco de concreto têm um tempo menor de assentamento e revestimento economizando mão-de-obra.
Em associações entre estruturas metálicas e alvenaria de blocos, pinos de cisalhamento são dispositivos de
ligação alvenaria/estrutura.
ruptura, para alívio de pressão.
movimentação livre.
vedação da junção alvenaria/estrutura.
monitoramento de movimentação.
Quando uma construção executada com elementos pré-fabricados apresenta área restrita de estocagem dos elementos, deve-se
treinar o pessoal de montagem.
utilizar dumpers para movimentação de material.
restringir o horário de trabalho na obra.
treinar o pessoal de logística.
utilizar o sistema just-in-time na sua programação.
Uma das desvantagens do emprego de blocos vazados de concreto simples para a execução de alvenaria aparente é a necessidade da quebra de blocos inteiros na execução da amarração.
Certo
Errado
As paredes de gesso acartonado são compatíveis com diferentes tipos de estrutura portante, tais como madeira, aço ou concreto.
Certo
Errado
Nas superfícies de reboco pintadas podem ocorrer manchas esbranquiçadas conhecidas como eflorescência. Analise as alternativas I, II e III abaixo, relacionadas à eflorescência, e assinale a única alternativa correta.
I. A causa é a umidade, isto é, a tinta foi aplicada sobre o reboco ainda úmido.
II. Para que seja evitada deve-se esperar cerca de 30 dias após a aplicação do reboco.
III. Tem como causa a alcalinidade do reboco.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Todas as alternativas estão corretas.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Apenas a afirmativa I esta correta.
Em um telhado, a aresta inclinada delimitada pelo encontro entre duas águas que formam o ângulo saliente, isto é, um divisor de águas, é conhecida por:
Cumeeira.
Espigão.
Fiada.
Rufo.
Beiral.