Questões de Concurso sobre Instalações (gás, telefonia e ar condicionado)

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
139 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 
A compatibilização de projetos se apresenta como um desafio na construção civil. Conhecer os projetos complementares e suas características contribui para a realização dessa compatibilização. Sobre os projetos de telefonia e sua terminologia, assinale a alternativa correta.

A
A caixa de distribuição é a caixa subterrânea, situada junto ao alinhamento da edificação, destinada a permitir a entrada do cabo subterrâneo da rede externa.

B
A caixa de entrada do edifício é a caixa pertencente à tubulação primária, destinada a dar passagem aos cabos e fios telefônicos e abrigar os blocos terminais.

C
A caixa de passagem é a caixa destinada a dar passagem ou permitir a saída de fios de distribuição, aos quais são conectados os aparelhos telefônicos.

D
A caixa de saída é a caixa destinada a limitar o comprimento da tubulação, eliminar curvas e facilitar o puxamento de cabos e fios telefônicos.

E
O cubículo é o tipo especial de caixa de grande porte, que pode servir como caixa de distribuição geral, caixa de distribuição ou caixa de passagem.

Na inspeção da rede de distribuição interna de gases combustíveis em instalações residenciais, a ventilação permanente é um aspecto a ser verificado


A

no traçado da rede.


B

no abrigo de medição e regulagem.


C

na estanqueidade.


D

nos materiais.


E

na identificação da tubulação.

A NBR 16401:2008 (Instalações de ar-condicionado – Sistemas centrais e unitários) menciona em seu item 6.2 a carga térmica interna dos recintos. Ademais, menciona que o calor contribuído pela envoltória resulta da diferença de temperatura externa e interna somada à radiação solar incidente, direta e difusa. Para tal, devem ser considerados:


I- A orientação solar das fachadas;

II- Para a envoltória externa opaca (paredes e coberturas): tipo, materiais, massa por metro quadrado, capacidade térmica, coeficientes de transmissão de calor, cor da superfície externa;

III- Para os vãos externos translúcidos (janelas e claraboias): tipo de material, propriedades óticas e absorção de calor, coeficiente de transmissão de calor, coeficiente de ganho solar, proteção solar interna e sombra projetada por anteparos e edifícios vizinhos;

IV- Para as divisórias com recintos não condicionados (paredes, tetos e pisos): tipo, material, coeficiente de transmissão de calor da divisória e temperatura dos recintos vizinhos;

V- A massa total da envoltória e do seu conteúdo por metro quadrado de piso do recinto.


Dos itens acima:


A

Apenas os itens I e III estão corretos.


B

Apenas os itens I, II e IV estão corretos.


C

Apenas os itens II, III, IV e V estão corretos.


D

Todos os itens estão corretos.

Em instalações de gás GLP, os vazamentos são percebidos pelo chiado provocado pelo escape do gás, pelo cheiro característico e pela nuvem de gás em maior quantidade. Em relação às medidas que devem ser tomadas em casos de vazamentos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Isolar a área em distância de, pelo menos, 50,0 metros.

( ) Lembrar que os vapores de GLP se acumulam na parte superior da instalação por serem mais leves que o ar.

( ) Não permitir que ninguém entre na nuvem de gás (caso a referida nuvem seja visível).

( ) Não movimentar veículos nas proximidades.

A sequência está correta em


A
V, V, V, V.

B
V, F, V, V.

C
F, F, F, F.

D
F, V, F, V.

No projeto das centrais de gás liquefeito de petróleo (GLP), instaladas fora das edificações, os recipientes devem estar localizados, em relação à projeção das redes elétricas trifásicas de 220 V, no plano horizontal, a uma distância mínima de


A

7,5 m.


B

5,0 m.


C

3,9 m.


D

2,6 m.


E

1,8 m.

Considerando projetos de tubulação telefônica representada em planta, qual é a descrição correta para a simbologia apresentada a seguir?

Imagem associada para resolução da questão


A

Duto retangular.


B

Poço de elevação (shaft).


C

Tubulação em parede.


D

Caixa para tomada telefônica alta.


E

Caixa para tomada telefônica baixa.

A ferramenta especializada que aperta um fio e seu conector firmemente, para criar uma conexão sólida em cabos e terminais RJ11 utilizados para telefonia, denomina-se




A

Crimper.


B

Cruzer.


C

Pressometer.


D

Micrometer


E

Telemeter.

Os sistemas de climatização ambiental usando ar condicionado tem como objetivo oferecer conforto térmico quando as ventilações natural ou forçada não são suficientes. Basicamente, são dois tipos de sistemas usando ar condicionado. O de expansão ou evaporação direta e o de expansão indireta. Sobre os sistemas de climatização com ar condicionado é correto afirmar que

A
a cogeração pode ser aplicada na climatização de grandes áreas, utilizando-se o gás natural com o sistema de absorção, e o compressor tipo parafuso, oferecendo economia de energia e ecoeficiência.

B
os sistemas self-containers são indicados para climatizar grandes áreas e, para tanto, utilizam o sistema de expansão direta com torre de resfriamento.

C
os sistemas split, nos quais, na parte interna do recinto a ser climatizado, fica localizado o evaporador e na parte externa fica instalado o condensador, são sistemas também indicados para grandes públicos pois permite renovação do ar.

D
o sistema evaporativo (ar posto em contato com água pulverizada) é um sistema econômico que também é empregado em locais em que a umidade relativa é muito alta.

E
os sistemas de expansão direta são empregados para instalações de grande porte e os de expansão indireta para as instalações de médio e pequeno porte.
A climatização ambiental usando ventiladores utiliza, em geral, os motores elétricos acoplados a turbomáquinas para produzir deslocamentos dos gases. Devido a energia mecânica produzida pelas pás do rotor, o fluxo é capaz de escoar pelo sistema de dutos. Em relação a este sistema de climatização é correto afirmar que

A
quando maior a obstrução do registro, menor será a perda de carga e maior a altura de elevação manométrica do sistema.

B
o uso de inversores permite o deslocamento da curva altura manométrica versus vazão do sistema de dutos, de maneira a variar a vazão sem aumento da perda de carga.

C
quando se deseja uma pressão elevada no sistema, deve-se recorrer a associação de ventiladores em paralelo, chamados de ventiladores de múltiplos estágios.

D
num sistema de ventilação, operando em condições normais, o escoamento do ar se processa em regime laminar (com número de Reynolds Re>2.400), a não ser quando o sistema usa filtro tipo manga.

E
não se deve operar com velocidades de ar elevadas tanto no rotor quanto na saída do ventilador.

O local de medição de gás, onde for instalado regulador de pressão com alívio, deve estar provido de duto destinado, exclusivamente, à dispersão dos gases provenientes desse para o exterior da edificação em local seguro, segundo especificações do regulador. O local de medição do gás para medidor individual com vazão até 20 Nm3/h pode ficar acima do abrigo de água, desde que o ponto de instalação de gás esteja acima do piso, no máximo de:


I. 0,5 m a 3,5 m.

II. Entre 1,5 m e 2,5 m.

III. 0,5 m.

IV. 1,5 m.


A alternativa correta é:


A

Apenas as respostas I e IV estão corretas.


B

Apenas as respostas I e III estão corretas.


C

Apenas a resposta IV está correta.


D

Apenas as respostas II e III estão corretas.

A tubulação enterrada deve manter um afastamento de outras utilidades, tubulações e estruturas o suficiente para permitir sua manutenção. Os tubos devem ser revestidos com fita de isolamento de auto fusão ou 2 demãos de primer ou envolvidos totalmente em uma canaleta de concreto. A profundidade das tubulações enterradas que derivam da rede geral até o medidor do consumidor deve ser no mínimo:


I. 30 cm a partir da geratriz superior do tubo em locais não sujeitos a tráfego de veículos, em zonas ajardinadas ou sujeitas a escavações.

II. 10 cm a partir da geratriz superior do tubo em locais sujeitos a tráfego de veículos, em zonas ajardinadas ou sujeitas a escavações.

III. 10 cm a partir da geratriz superior do tubo em locais não sujeitos a tráfego de veículos, em zonas ajardinadas ou sujeitas a escavações.

IV. Qualquer dimensão, a partir da geratriz superior do tubo em locais não sujeitos a tráfego de veículos, em zonas ajardinadas ou sujeitas a escavações.


Com isso podemos afirmar que:


A

Apenas as respostas II e III estão corretas.


B

Apenas as respostas I e III estão corretas.


C

Apenas as respostas I e IV estão corretas.


D

Apenas a resposta I está correta.

No dimensionamento das instalações de gás liquefeito do petróleo (GLP) devem ser observados os seguintes critérios, EXCETO:


A

A rede e distribuição de GLP pode ser embutida, enterrada ou aparente, devendo receber o adequado tratamento para proteção superficial, quando necessário.


B

As pressões máximas admitidas para condução de GLP nas redes são de 150 kPa para as redes primárias e 5 kPa para as redes secundárias.


C

Em caso de superposição de tubulação, a tubulação de GLP deve ficar acima das outras tubulações.


D

Toda a instalação interna de GLP deve ter um registro de corte situado na rede de distribuição.

O dimensionamento determina os diâmetros de vários trechos de uma instalação, respeitando-se determinadas condições relativas à pressão do gás de forma a proporcionar o adequado funcionamento dos aparelhos termodomésticos e dos reguladores. No dimensionamento da rede de distribuição interna, devem ser consideradas as seguintes condições:


I. Perda de carga máxima admitida para trecho de rede de instalação que alimenta diretamente um aparelho a gás é igual a 10% da pressão de operação, devendo ser respeitada a faixa de pressão de funcionamento do aparelho a gás.

II. Perda de carga máxima admitida para trecho de rede de instalação que alimenta um regulador de pressão é igual a 30% da pressão de operação, devendo ser respeitada a faixa de pressão de funcionamento do aparelho a gás.

III. Perda de carga máxima admitida para trecho de rede de instalação que alimenta diretamente um aparelho a gás é igual a 20% da pressão de operação, não devendo ser respeitada a faixa de pressão de funcionamento do aparelho a gás.

IV. Perda de carga máxima admitida para trecho de rede de instalação que alimenta um regulador de pressão é igual a 30% da pressão de operação, não devendo ser respeitada a faixa de pressão de funcionamento do aparelho a gás.


Com isso podemos afirmar que:


A

Apenas as respostas I e III estão corretas.


B

Apenas as respostas I e II estão corretas.


C

Apenas as respostas II e III estão corretas.


D

Apenas as respostas I e IV estão corretas.

Quanto à regulagem de pressão o projeto pode prever que se faça em um, dois ou três estágios. Assinale a alternativa correta e correspondente ao estágio:


A

Na regulagem em dois estágios a pressão na rede secundária é reduzida em duas fases (regulador de primeiro e segundo estágio) respectivamente, podendo chegar somente a 1,5 bar de acordo com a NBR 13933/1997.


B

Nenhuma das alternativas estão corretas.


C

Na regulagem em dois estágios a pressão na rede secundária para pontos de consumo residencial é realizada em duas fases, primeiramente reduz à 1,5 bar e posteriormente para 20 mbar.


D

Na regulagem em estágio único, a pressão na rede secundária é reduzida diretamente para a pressão de utilização podendo atingir 20mbar para pontos de consumo residencial e 1,5 bar para comércios.


E

Na regulagem em três estágios a pressão do gás na Rede Secundária é reduzida em três fases (regulador de primeiro estágio, regulador de segundo estágio e estabilizador de pressão, de forma a reduzir a pressão da rede para o valor máximo de 1,5 bar.

A NBR 13933 trata sobre Instalações internas de gás natural (GN) - Projeto e execução, esta Norma fixa as condições exigíveis para a elaboração de projeto e execução das instalações destinadas a uso do gás natural, com pressão máxima de:


I. Qualquer pressão acima de 35 kPa (0,35 kgf/cm2).

II. 35 kPa (0,35 kgf/cm2).

III. 50 kPa (0,50 kgf/cm2).

IV. Pressão ilimitada.


É correto afirmar que:


A

Apenas a resposta II está correta.


B

Apenas as respostas II e III estão corretas.


C

Apenas as respostas I e III estão corretas.


D

Apenas as respostas I e IV estão corretas.

Relacione os tipos de dispositivos de segurança de redes de distribuição interna para gases combustíveis às respectivas funções.

1. Válvula de alívio

2. Válvula de bloqueio por sobrepressão

3. Válvula de bloqueio por subpressão

4. Válvula de bloqueio manual

( ) Impede o fluxo de gás quando a pressão de rede à jusante do regulador de pressão está acima do limite estabelecido.

( ) Abranda o excesso de pressão da rede de distribuição interna, sem interromper o fluxo de gás.

( ) Impede o fluxo de gás quando a pressão de rede à jusante do regulador de pressão está abaixo do limite necessário para obter-se a queima do gás combustível sem possibilidade de extinção da chama.

( ) Permite a interrupção do suprimento de gás combustível para manutenção de equipamentos de medição e regulagem.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.


A

2 – 1 – 3 – 4.


B

1 – 3 – 2 – 4.


C

4 – 2 – 1 – 3.


D

2 – 4 – 3 – 1.


E

3 – 4 – 2 – 1.

Segundo a NBR 15526:2012, os abrigos de medidores para gases combustíveis em instalações residenciais e comerciais devem ser ventilados por aberturas para arejamento cuja área total deve ser de, no mínimo,


A

um quinto da área da planta baixa do compartimento.


B

um sexto da área da planta baixa do compartimento.


C

um sétimo da área da planta baixa do compartimento.


D

um oitavo da área da planta baixa do compartimento.


E

um décimo da área da planta baixa do compartimento.

Um ajudante novato em leituras de projeto pede ajuda para entender o significado da figura a seguir em um projeto telefônico. Nesse caso, é correto afirmar que


8

10

8

10


A

a primeira divisória indica a quantidade ideal de pares que alimenta a caixa.


B

a segunda divisória indica a quantidade ideal de pares distribuídos na caixa.


C

a terceira divisória indica a quantidade de pontos atendida por caixa.


D

a quarta divisória indica a quantidade de pontos atendida por caixa.


E

a quarta divisória indica a quantidade de pontos acumulada na caixa.

Para o dimensionamento da rede de dutos pode ser usado o método da fricção constante, que consiste em estipular um coeficiente de perda de pressão constante para trechos específicos da rede de dutos.

C
Certo

E
Errado
   
Gerar simulado