Questões de Concurso sobre Meio Ambiente

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
331 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Analise o texto a seguir:


No exercício da profissão de Engenheiro, é conduta vedada ao profissional, ante ao meio, prestar de má-fé orientação, proposta, prescrição técnica ou qualquer ato profissional que possa resultar em dano ao ambiente natural, à saúde humana ou ao patrimônio cultural.


Acerca do texto, pode-se afirmar que ele está:


A

Plenamente adequado, visto que está de acordo com a legislação.


B

Parcialmente adequado, visto que qualquer ato profissional causa dano ao ambiente natural.


C

Parcialmente adequado, visto que a conduta apresentada só é vedada se não for ante ao meio.


D

Parcialmente adequado, visto que qualquer ato profissional causa dano ao patrimônio cultural.


E

Plenamente inadequado, visto que em nada está de acordo com a legislação.

A respeito de impactos ambientais e suas medidas mitigadoras, julgue os itens a seguir.


As rodovias podem causar fragmentação de habitats naturais, o que torna recomendável a instalação de passagens de fauna que minimizem esses impactos.


C

Certo


E

Errado

O controle da qualidade da água envolve o monitoramento da ocorrência de diversos processos que podem alterar as suas propriedades. O processo de fertilização excessivo, permanente e contínuo de um corpo d'água, que pode acarretar um aumento indesejado de algas e macrófitas aquáticas, é denominado:


A

anóxia


B

eutrofização


C

assoreamento


D

bioacumulação

TEXTO I


Você sabe o que é a derrocagem do Pedral do Lorenção?


Diante disso, cabe questionar: até que ponto o crescimento econômico deve sobrepujar a preservação do meio ambiente e o respeito às comunidades afetadas? Como sociedade, estamos dispostos a sacrificar a biodiversidade e o bemestar de populações inteiras em prol do progresso econômico de alguns? A derrocagem de 43 km de pedral, não abrirá apenas uma via navegável para as barcaças do agronegócio, abrirá cicatrizes profundas [nos] sujeitos que enraizaram suas histórias, suas memórias, o seu R-Existir no Pedral do Lourenção.


O Pedral do Lourenção no Rio Tocantins, texto de Erika de Sousa/PDTSU-UFPA [adaptado]. Disponível em: gedaiamazonia.com.br. Acesso em: 18 maio, 2025.



TEXTO II


Imagem associada para resolução da questão


Ampliação da Hidrovia Araguaia-Tocantins ameaça ribeirinhos. Disponível em: gedaiamazonia.com.br. Acesso em: 18 maio, 2025.


A autora do texto I alerta para uma consequência negativa que tal projeto poderia ocasionar. Essa consequência seria o


A

impacto social.


B

impacto econômico.


C

impacto ao agronegócio.


D

impacto ao produtor de soja.

Durante a execução de uma obra em uma unidade básica de saúde, a equipe de pedreiros gerou resíduos diversos, incluindo restos de concreto, embalagens e madeira. A segregação e destinação correta desses resíduos é fundamental para cumprimento da legislação ambiental. Sobre a destinação adequada do lixo gerado nas construções, assinale a alternativa correta.


A

O entulho misturado com papel e plástico deve ser descartado em aterros sanitários comuns.


B

Os resíduos classe A devem ser separados para reaproveitamento ou encaminhamento para áreas de reciclagem de entulho.


C

Os restos de cimento e argamassa podem ser descartados diretamente no solo, pois são inertes e não causam poluição.


D

Resíduos de construção civil podem ser incinerados, desde que o material não seja metálico.

Com relação ao licenciamento ambiental de uma obra, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) O início da construção está autorizado uma vez tendo sido obtida a licença prévia.

( ) Os possíveis impactos ambientais e sociais do empreendimento são avaliados durante o processo de obtenção da licença de instalação.

( ) Para emissão de licença de operação, é verificado o cumprimento efetivo das condicionantes estabelecidas nas licenças anteriores (prévia e de instalação).


As afirmativas são, respetivamente,


A

V – V – F.


B

V – F – V.


C

F – V – V.


D

F – V – F.


E

F – F – V.

Analise as assertivas a seguir sobre geração eólica (parques eólicos) em comparação a usinas termelétricas convencionais:


I. A geração eólica não emite gases de efeito estufa (GEE) durante a operação.

II. A geração eólica depende do suprimento contínuo de combustível fóssil durante a operação.

III. A geração eólica tem produção variável (intermitente) e exige estudos de integração ao sistema elétrico para garantir confiabilidade.


Quais estão corretas?


A

Apenas I.


B

Apenas II.


C

Apenas III.


D

Apenas I e III.


E

I, II e III.

O processo de licenciamento ambiental é um instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente (Lei nº 6.938/1981) e regulamentado pela Resolução CONAMA nº 237/1997, sendo obrigatório para a instalação, ampliação e operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais que sejam potencialmente poluidores ou possam causar degradação ambiental. O processo é tipicamente trifásico (Licença Prévia, de Instalação e de Operação), exigindo do engenheiro civil a elaboração de estudos, como o EIA/RIMA (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental) para obras de impacto significativo. Assim, analise as afirmativas a seguir:


I.A Licença de Instalação (LI) autoriza o início da operação do empreendimento, sendo concedida após a verificação da eficácia das medidas de controle ambiental implementadas.

II.O EIA (Estudo de Impacto Ambiental) é um documento técnico-científico complexo que analisa os impactos do projeto, enquanto o RIMA (Relatório de Impacto Ambiental) é um resumo do EIA em linguagem acessível ao público, sendo fundamental para as audiências públicas.

III.A Licença Prévia (LP) é concedida na fase preliminar do planejamento, atesta a viabilidade ambiental do local e concepção, mas não autoriza o início das obras, servindo apenas para obter financiamento.


Assinale a alternativa que apresenta somente as proposições CORRETAS:


A

II e III.


B

I e II.


C

II.


D

I, II e III.

No que se refere à coleta e à separação de resíduos e entulhos, assinalar a alternativa CORRETA.


A

Deve-se utilizar sacos de lixo comuns para a separação dos entulhos maiores.


B

No caso de resíduos leves, o ideal é utilizar equipamentos como pás, carrinhos de mão ou retroescavadeiras para a coleta.


C

Deve-se levar o lixo comum para locais apropriados, conforme a coleta municipal.


D

Deve-se encaminhar entulhos para terrenos particulares baldios localizados na periferia do município.

No que tange ao impacto da construção civil no meio ambiente, analise os itens a seguir e ao final, assinale a alternativa correta.


I – A construção sustentável consiste em projetar e construir de forma a maximizar o impacto ambiental. Isso inclui o uso de materiais reciclados, fontes de energia renováveis e técnicas de construção modular, que geram menos resíduos e exigem menos transporte de materiais.

II – Mesmo quando as obras são licenciadas, quando não há preocupação com a preservação ambiental, a biodiversidade de uma região pode ser impactada pela construção civil.

III – A construção civil é uma grande fonte de emissão de gases de efeito estufa, principalmente devido ao uso de cimento e à queima de combustíveis fósseis em maquinários.


A

Apenas o item I está correto.


B

Apenas o item II está correto.


C

Apenas o item III está correto.


D

Apenas os itens I e II estão corretos.


E

Apenas os itens II e III estão corretos.

Em relação ao licenciamento ambiental da obra, o início da construção está autorizado:


A

antes da obtenção da licença prévia


B

após a obtenção da licença de operação


C

após a obtenção da licença prévia e antes da obtenção da licença de instalação


D

após a obtenção da licença de instalação e antes da obtenção da licença de operação

O processo de licenciamento ambiental é um instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente. Analise as licenças que compõem o processo trifásico.


I.Licença Prévia (LP), que atesta a viabilidade ambiental da concepção e localização do empreendimento.

II.Licença de Instalação (LI), que autoriza o início da construção e implantação do empreendimento.

III.Licença de Operação (LO), que autoriza o início do funcionamento da atividade, após as devidas verificações.


Está correto o que se afirma em:


A

II e III, apenas.


B

I e II, apenas.


C

I, II e III.


D

I, apenas.

Sobre os conceitos relacionados à gestão e ao manejo dos resíduos da construção civil, assinale a alternativa correta:


A

A área de transbordo e triagem de resíduos da construção civil destina-se apenas à disposição final de resíduos classe A, sem previsão de armazenamento temporário ou triagem.


B

O gerenciamento de resíduos consiste em um sistema de gestão voltado à redução, reutilização e reciclagem, envolvendo planejamento, responsabilidades, práticas e recursos necessários para execução das etapas previstas em programas e planos.


C

A gestão integrada de resíduos sólidos refere-se exclusivamente às ações de coleta, transporte e disposição final, desconsiderando aspectos sociais e econômicos.


D

O agregado reciclado é o material resultante da simples reutilização de resíduos da construção civil, sem qualquer transformação ou beneficiamento.


E

O beneficiamento de resíduos compreende o reaproveitamento direto dos materiais em obras, sem necessidade de submetê-los a operações ou processos.

A gestão de resíduos da construção civil é uma prática essencial para garantir a sustentabilidade, a segurança dos trabalhadores e a conformidade com a legislação ambiental. Considerando normas e legislação aplicável, assinale a alternativa correta.


A

É permitido misturar resíduos perigosos com resíduos não perigosos, desde que a quantidade total não ultrapasse 10% do volume gerado.


B

Os resíduos devem ser armazenados de forma a evitar contaminação do solo, águas superficiais e subterrâneas e riscos à saúde e segurança de trabalhadores e vizinhos.


C

Obras de pequeno porte estão isentas de cumprir obrigações legais relacionadas à gestão de resíduos, devendo apenas observar boas práticas de acondicionamento.


D

Os resíduos podem ser descartados em qualquer local contanto que haja autorização verbal do órgão ambiental.


E

A responsabilidade pela gestão dos resíduos recai exclusivamente sobre o transportador, não cabendo ao gerador nem ao destinador final.

O reator UASB é um reator anaeróbio de fluxo ascendente que trata esgoto transformando a matéria orgânica em biogás e reduzindo a carga poluidora, sendo bastante usado no Brasil.


Uma das vantagens do uso desse tipo de reator é o(a)


A

pouco espaço ocupado, pois concentra biomassa no interior.


B

baixa sensibilidade a variações de carga orgânica ou hidráulica.


C

alta eficiência na remoção de nutrientes, tais como o nitrogênio e o fósforo.


D

alta eficiência na remoção de patógenos, dispensando o uso de tratamento complementar.


E

baixa formação de odores devido à formação de compostos sulfurados, dispensando controle dos biogases.

Em um projeto de implantação de um grande empreendimento industrial, a empresa responsável precisou submeter-se ao Licenciamento Ambiental, um processo obrigatório para atividades que possam causar impactos significativos ao meio ambiente. Como parte desse procedimento, foi exigida a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), instrumentos essenciais para identificar, prever e propor medidas mitigadoras para os potenciais danos ao meio ambiente. A análise desses documentos pelas autoridades ambientais garante que o desenvolvimento do projeto ocorra de forma sustentável, respeitando a legislação vigente e minimizando os impactos adversos à natureza e às comunidades afetadas. Com base nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta a afirmação correta sobre o Licenciamento Ambiental.


A

O EIA/RIMA é facultativo e pode ser substituído por outros estudos ambientais de menor complexidade, dependendo do código de posturas municipal.


B

O EIA é um documento simplificado, enquanto o RIMA detalha os impactos ambientais de forma extensa.


C

O EIA/RIMA deve ser apresentado antes do início do empreendimento e é exigido apenas para atividades ou obras que possam causar significativa degradação ambiental.


D

O EIA/RIMA é obrigatório para qualquer tipo de empreendimento, independentemente do seu porte ou potencial poluidor.

Na região semiárida do Brasil, a perda de solo decorrente de precipitação pode ser negligenciada por causa dos baixos índices de precipitação média anual, que são em torno de 300 mm a 700 mm.


C

Certo


E

Errado

Com base nos resultados de laboratório dos efluentes lançados pela indústria de laticínios do texto 04405, assinale a opção correta acerca das implicações bacteriológicas desse lançamento no corpo hídrico receptor.


A

A presença de coliformes termotolerantes nesse valor está de acordo com padrões de lançamento em águas de classe 2 segundo as normas ambientais em vigor.


B

A elevada concentração de coliformes termotolerantes indica potencial contaminação fecal, o que representa risco à saúde pública.


C

A presença de coliformes termotolerantes indica claramente a ausência de microrganismos patogênicos no corpo hídrico.


D

A alta DBO prejudica o crescimento bacteriano heterotrófico, de modo que o consumo de oxigênio dissolvido no corpo hídrico diminui.


E

O pH ácido do efluente inibe totalmente a sobrevivência bacteriana, o que reduz o risco de contaminação microbiológica.

O tipo de licença ambiental que pode ser aplicada a empreendimentos e a atividades de baixo impacto ambiental, pela qual a localização, implantação e operação são autorizadas em fase única, é conhecida pela sigla:


A

LI


B

LP


C

LIO


D

LAS

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado