

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Dadas as afirmativas com relação aos revestimentos de paredes,
I. O chapisco é constituído de cimento, cal, areia fina e água.
II. As argamassas de emboço e reboco possuem as mesmas propriedades.
III. As argamassas colantes são aplicadas nas juntas entre as placas de revestimento.
IV. A aderência da argamassa garante a sua ligação no estado fresco ao substrato.
verifica-se que estão corretas
I e III, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Uma cozinha tem o formato, em planta, de um retângulo com 4,20 m de largura por 6,65 m de comprimento. Logo, quantas peças de revestimento cerâmico seriam necessárias para revestir o piso da cozinha, desconsiderando-se juntas e perdas, e sabendo que cada peça de revestimento mede 700 mm x 700 m (largura x comprimento)?
59.
64.
57.
62.
Quanto aos revestimentos produzidos com placas de rocha, assinale a alternativa correta.
O emprego de placas de rocha em fachadas de edificações tende a se reduzir em decorrência de exigência normativa da ABNT NBR 15846:2022 que limita seu uso a edifícios de até 15 m de altura.
Os revestimentos verticais em placa de rocha podem ser aplicados segundo diferentes técnicas de execução. No caso da aplicação com insertos metálicos, pelo método não aderente, a espessura terá de ser maior do que quando se usa o assentamento com argamassas, para suportar os cortes e furos para a instalação dos insertos que se posicionam nas bordas das placas.
Os pisos elevados com placas de rochas não têm sido utilizados no Brasil por apresentarem piores resultados com relação ao impacto de corpo mole e duro quando comparados ao sistema com porcelanatos.
A especificação do tipo de aço do dispositivo metálico para fixação das placas de rochas em vedações verticais, segundo a ABNT NBR 15846:2022, deve ser feita de maneira a evitar qualquer tipo de corrosão ao longo de sua vida útil. Desta forma, a referida norma específica o uso de aço resistente a cloretos AISI 316 - que se configura na situação mais extrema para o processo de corrosão - para todas as situações.
Os revestimentos com piso com placas de rochas devem ser executados com argamassas do tipo semi-seca (“farofa”), que conseguem boa aderência e baixa retração. Deve-se evitar o uso de argamassas colantes que possuem um maior teor de água em sua composição e baixa aderência final.
Qual das alternativas abaixo NÃO constitui prescrição da NBR 13755:2017 – Revestimentos cerâmicos de fachadas e paredes externas com a utilização de argamassa colante – Projeto, execução, inspeção e aceitação – Procedimento?
No assentamento de placas cerâmicas com reentrâncias no tardoz de 1 mm ou mais, os sulcos devem ser preenchidos por argamassa colante com auxílio do lado liso da desempenadeira. Esse preenchimento deve ser feito no momento da aplicação das placas, proporcionando o contato úmido sobre úmido com a argamassa aplicada no emboço.
No caso de placas cerâmicas com área de 400 cm2 até 900 cm2 , é obrigatória a dupla colagem para o assentamento das placas, ou seja, a argamassa deve ser aplicada com o lado denteado da desempenadeira tanto no substrato como no verso da placa cerâmica, exceto se o projeto de revestimento especifique o assentamento em camada simples.
A área de aplicação da argamassa colante sobre o emboço deve ser determinada para cada caso e depende das condições locais de temperatura, insolação, ventilação e/ou umidade relativa do ar.
O tempo em aberto real da argamassa colante estimado em obra é considerado excedido no momento em que o toque dos cordões, sem esmagamento, resulta na retirada dos dedos sem vestígios de argamassa.
A inspeção do preenchimento do tardoz da peça para verificação do atendimento do critério estabelecido na NBR 13755 deve ser feita após 24h ± 2h do assentamento da placa sobre o substrato. A placa deve ser removida e a área de contato argamassa/placa analisada, devendo possuir, no mínimo, 50% de área de contato para aceitação do revestimento.
No assentamento de cerâmica e azulejos, deve-se tomar cuidado com o efeito, ao longo da vida útil da construção, relacionado às diferenças de contração/dilatação entre a laje de concreto e os componentes cerâmicos.
Sob as condições de calor extremo e frio extremo, o efeito observado nas peças cerâmicas assentadas é o de
se apertarem, em ambas as situações.
se separarem, em ambas as situações.
se separarem no frio e se apertarem no calor.
se apertarem no frio e se separarem no calor.
se separarem no calor, mantendo-se unidas no frio.
Na NBR 13753 – Revestimento de piso interno ou externo com placas cerâmicas e com utilização de argamassa colante – Procedimento, são estabelecidos os requisitos para a execução, a fiscalização e o recebimento de revestimento de pisos cerâmicos assentados com argamassa colante. Com base nessa normativa, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Em exteriores, sempre que a área do piso for igual ou maior que 100 m² ou sempre que uma das dimensões do revestimento for maior que 25 m, devem ser executadas juntas de movimentação.
II. O contrapiso deve ser executado com antecedência mínima de 7 dias em relação ao assentamento do revestimento cerâmico, visando diminuir o efeito da retração da argamassa sobre o piso cerâmico a ser executado.
III. O rejuntamento das placas cerâmicas deve ser iniciado, no mínimo, após 3 dias de seu assentamento, fazendo-se uso de pranchas largas de madeira para andar sobre o piso.
IV. O revestimento só deve ser submetido à limpeza final depois de transcorridos, no mínimo, 3 dias após o rejuntamento dos pisos cerâmicos.
Todas as afirmativas são corretas.
Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Somente as afirmativas I e III estão corretas.
Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
Somente as afirmativas II e III estão corretas.
Analise a frase abaixo:
A colocação do piso de madeira deve acontecer na etapa final da obra, depois que a ................. já tiver recebido a primeira demão da pintura, o gesso tiver sido aplicado, e as esquadrias estiverem assentadas.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
calçada
telha
parede
vidraça
cumeeira
O chapisco facilita a ancoragem do emboço. Por isso, a argamassa deve ter alta resistência mecânica. Com espessura entre 3 mm e 5 mm.
Certo
Errado
O contrapiso deve ser executado diretamente sobre a base ou sobre a camada intermediaria e após um período de quatro dias após a conclusão da camada imediatamente inferior.
Certo
Errado
Na execução de revestimentos cerâmicos, a junta é definida como o espaço (fresta) regular entre duas peças de materiais idênticos ou distintos. Com relação aos tipos mais comuns de juntas, marque a opção INCORRETA:
A junta estrutural é a fresta regular cuja função é aliviar tensões provocadas pela movimentação da estrutura da obra, devendo ser respeitada em posição e largura, em toda espessura do revestimento a ser assentado.
A junta de movimentação é executada com a função de aliviar tensões provocadas pela movimentação do revestimento e do substrato, nas linhas de ligação entre as paredes de alvenarias e as estruturas de concreto.
A junta de dessolidarização é o espaço regular, cuja função é separar a área com revestimento de outras áreas (paredes, tetos, pisos, lajes e pilares), para aliviar tensões provocadas pela movimentação do revestimento e/ou substrato.
A junta de assentamento é a fresta regular entre duas peças cerâmicas adjacentes e tem a função, entre outras, de impermeabilizar a superfície que recebe o revestimento cerâmico.
Analise a frase abaixo:
Uma das vantagens do piso de .................... é que praticamente logo após a sua instalação, o tráfego pode ser liberado.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
cerâmica
borracha
plástico
madeira
granito
Um banheiro com 200 cm de largura, 300 cm de comprimento e pé-direito igual a 250 cm irá passar por uma reforma na qual seu revestimento antigo será substituído. Numa das paredes existentes há uma porta com dimensões 60 cm por 210 cm e na parede oposta há um basculante com dimensões 100 cm X 80 cm. As dimensões das peças cerâmicas adquiridas são 50 cm x 50 cm.
Assinale a alternativa que apresenta a quantidade aproximada de peças cerâmicas usadas para a execução desta reforma, considerando eventuais perdas de 10%.
22 unidades.
23 unidades.
100 unidades.
91 unidades.
92 unidades.
A vida útil de uma estrutura de concreto está diretamente ligada à sua capacidade em resistir às agressões do meio ambiente em que estão inseridos. Dessa forma, é essencial que sejam conhecidos os efeitos e as influências que os diferentes tipos de ambientes provocam sobre as estruturas de concreto. As ações ambientais sobre um elemento estrutural dependem de forma complexa dos diversos fatores que podem interagir, ligados tanto ao macroclima como às condições microclimáticas dos locais que a própria estrutura de concreto foi construída. A agressividade ambiental pode estar relacionada as condições climáticas, externas e internas, umidade, temperatura, além da presença ou não de substâncias agressivas no ambiente.
Com base no texto que aborda a influência de aspectos ambientais sobre o comportamento dos materiais utilizados na construção civil, analise as afirmativas a seguir, que tratam sobre o efeito da umidade nas características de materiais utilizados na construção civil.
I. Devido às suas propriedades os materiais cerâmicos, como os revestimentos e azulejos, apresentam durabilidade elevada em ambientes com a presença de umidade.
II. A umidade é um dos aspectos ambientais que pode acelerar o processo de corrosão em materiais metálicos utilizados em edificações e construções civis.
III. Madeiras são um exemplo de materiais aplicados na construção civil que podem ter sua vida útil e propriedades como a cor e odor, inalteradas pela umidade.
Assinale a alternativa correta.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas
Apenas as afirmativas I e III estão corretas
Apenas as afirmativas II e III estão corretas
As afirmativas I, II e III estão corretas
A execução de revestimentos de pisos com placas cerâmicas deve ser inspecionada nas suas diferentes fases.
Assinale a alternativa que apresenta o valor de tolerância da diferença entre a cota do piso acabado em relação à cota especificada em projeto.
3 mm
4 mm
5 mm
6 mm
7 mm
Considerando a execução de uma parede com 2,50m x 12,00m exatamente conforme a imagem abaixo, qual será o volume necessário de argamassa para emboço desta parede sendo que a mesma possuirá uma abertura de 1,00x2,00m do qual o requadro será realizado com gesso?

0,65 m³.
0,70 m³.
0,75 m³.
0,80 m³.
0,85 m³.
Sobre revestimento, pode-se afirmar que:
Os revestimentos são feitos com argamassas próprias para esse fim.
Os revestimentos podem ser feitos em uma única camada ou em camadas superpostas.
A aplicação de chapisco tem a função de preparar a parede para receber as outras camadas de revestimento, como o emboço e o reboco, proporcionando melhor aderência desses revestimentos à parede.
Todas afirmativas estão corretas.
A espessura do revestimento externo em argamassa única deve ter entre 3 e 5cm, e as juntas de dilatação têm de ser executadas simultaneamente ao desempeno da superfície.
Certo
Errado
Qual é a finalidade do rejunte em uma parede de azulejos?
Proteger os azulejos contra impactos.
Impermeabilizar a parede.
Aumentar a aderência dos azulejos à parede.
Unir as peças de um revestimento a fim de evitar fissuras e infiltrações.
Nenhuma das alternativas anteriores.
Nos revestimentos cerâmicos, a absorção de água é um dos principais fatores que influenciam sua resistência e durabilidade, sendo que quanto menor a absorção, menor será a qualidade do revestimento.
Certo
Errado
Qual é a função do cal na argamassa?
Tem a função de unir e uniformizar os revestimentos.
Utilizada para chapisco.
Utilizada para assentar blocos e compor a massa de reboco.
Proporciona maior maciez à massa, preenche vazios e apresenta propriedades bactericidas, eficaz contra o mofo.
Tem a função de cobrir, proteger e nivelar a estrutura.