Imagem de fundo

Dados do ano 2000 para o Estado do Maranhão indicavam a...

Dados do ano 2000 para o Estado do Maranhão indicavam a produção preponderante de espécies introduzidas como a tilápia, nativas como o tambaqui e o pacu, e híbridos como o tambacu, cuja principal característica é a resistência a baixas temperaturas do inverno tropical. Devido à sua boa aceitação nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste, também foram introduzidos na Amazônia. O escape dos híbridos para os sistemas naturais pode afetar as populações.

Em relação a esta realidade, é correto afirmar:


A
Os híbridos estéreis apresentam menor ganho de biomassa ao longo do tempo.

B
As populações naturais podem aumentar produzindo indivíduos mais resistentes a doenças.

C
Cerca de 4% dos híbridos são estéreis e podem contribuir para a diminuição da parcela reprodutora das populações naturais.

D
A vantagem dos híbridos estéreis em relação ao maior ganho de biomassa torna-os mais suscetíveis aos predadores.

E
Valores menores que 10% de híbridos estéreis não colocam em risco a parcela reprodutora das populações naturais em um ecossistema.