Imagem de fundo

Um rio, antes do lançamento de um distrito de indústrias...

Um rio, antes do lançamento de um distrito de indústrias alimentícias, possuía uma vazão de 33.800 m³/dia e uma concentração de oxigênio dissolvido igual a 8,2 mg/L. Nesse local, a concentração de saturação de oxigênio é de 8,76 mg/L.

A falta de tratamento adequado e de fiscalização eficiente faz com que os despejos do distrito industrial estejam em condições sépticas, isto é, com concentração de oxigênio de 0 mg/L. Nesse cenário é válida a hipótese de mistura completa instantânea. Pode-se considerar ainda que a concentração de oxigênio dissolvido não é imediatamente afetada pela ação de bactérias.

Sabendo-se que a vazão de lançamento do distrito industrial é de 7200 m³/dia, o déficit de oxigênio (DO) no rio logo após o ponto de lançamento é de:


A

1,2 mg/L;


B

2,0 mg/L;


C

3,6 mg/L;


D

5,8 mg/L;


E

8,4 mg/L.