

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A indústria adotou a arquitetura TCP/IP como base para as redes de computadores atuais. Esta arquitetura evoluiu ao longo dos tempos, ficando mais robusta e segura. Na versão do IPv4, ainda em largo uso na sociedade. Com base neste assunto, um endereço IP de número 172.16.45.99 com uma máscara 255.255.240.0 possui o ID (NetID) de rede ______.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
172.16.16.0
172.0.0.0
172.16.32.0
172.16.0.0
172.16.45.0
Um dos protocolos de controle de chamada mais utilizados no VolP é o H.323. Durante o processo de setup, qual porta é utilizada?
TCP 1720.
UDP 1720.
RS-232 serial.
TCP 80.
TCP 443.
Na arquitetura TCP/IP, o cabeçalho de rede é o primeiro a ser adicionado aos dados do usuário na obtenção de uma PDU (protocol data unit).
Certo
Errado
Na transmissão de dados em redes de computadores, um protocolo amplamente usado na camada de transporte é o TCP (do inglês, Transmission Control Protocol). Esse protocolo permite criar uma ligação lógica entre processos em diferentes computadores, além de oferecer mecanismo de controle de fluxo e detecção de erros. Para controle de fluxo, uma informação medida é o RTT (do inglês, Round Trip Time), usado para analisar, entre outros aspectos, o tempo de ida e volta de um pacote entre emissor e destinatário. Diante do que foi exposto, assinale a opção CORRETA com relação a como o TCP utiliza o RTT.
O RTT deve ser dinâmico para manter à espera do emissor o tempo que for necessário, mesmo que cause uma espera indefinida.
O uso de uma margem de segurança no cálculo do RTT é evitado para não haver sobrecusto na transmissão de dados.
O RTT deve ser estático devido a um melhor desempenho no tráfego de rede e na construção do pacote.
A amostragem do RTT atual é necessária para possibilitar a adequação ao tempo de transmissão.
Um timeout prematuro é sinal de que houve erro na transmissão e a soma de verificação deve ser recalculada com mais informação.
Em Redes de Computadores, as 7 camadas representadas pela figura abaixo, CORRESPONDE ao modelo:

Fonte: TANENBAUM, ANDREW S.; WETHERALL, DAVID J. Redes de Computadores. 5ª ed. Pearson, 2011, p.26, Figura 1.17
OSI (Open Systems Interconnection).
Ethernet.
TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol).
HTTP (HyperText Transfer Protocol).
De acordo com o modelo de referência Open System Interconection (OSI), qual é a camada responsável por estabelecer a quantidade de pinos que o conector de rede tera?
Transporte.
Física.
Enlace de dados.
Rede.
TCP/IP.
Considere o seguinte trecho:
Ferramenta gratuita de análise de protocolos que realiza a captura de dados em interfaces de rede cabeadas ou sem fio, amplamente conhecida e utilizada por empresas e no ensino de cursos de redes de computadores. Possui funcionalidade avançada de captura e análise de tráfego dos mais variados protocolos, análise off-line das capturas, suporte a diversos sistemas operacionais, capacidade de análise de arquivos de capturas de outras ferramentas de análise de protocolos, suporte a diversas tecnologias da camada de enlace como PPP, Frame-Relay, Ethernet, entre outros.
Essa ferramenta é corretamente chamada de
TCP/IP.
TLSv1.
Wireshark.
VPN.
No campo das redes de comunicação, dentre os principais protocolos utilizados para transmissão de dados, estão o IP (Internet protocol) tradicional e o MPLS (multiprotocol label switching). Assinale a alternativa CORRETA, que descreve qual é a principal diferença entre o MPLS e o IP tradicional.
MLPS é usado apenas em redes locais, enquanto IP é usado na internet.
MLPS é uma tecnologia sem fio, enquanto IP é com fio.
MPLS usa etiquetas para encaminhamento, enquanto o IP usa endereços IP.
MPLS requer menos largura de banda que IP.
MPLS não pode coexistir com IP em uma mesma rede.
Para o encaminhamento de datagramas IPv4 (Internet Protocol versão 4) dentro de Sistemas Autônomos na Internet, são empregados dois protocolos de roteamento: o protocolo RIP (Routing Information Protocol) e o protocolo OSPF (Open Shortest Path First). Com relação a esses protocolos de roteamento, avalie as afirmativas a seguir.
I. O protocolo OSPF usa o algoritmo de Dijkstra para calcular as melhores rotas entre a origem e o destino de um datagrama, tendo como informações um banco de dados dos estados de enlaces da topologia do sistema autônomo.
II. O protocolo RIP utiliza o algoritmo de roteamento vetor distância, enviando mensagens regulares entre os roteadores para difundir informações sobre largura de banda dos enlaces.
III. O protocolo OSPF possui um tempo de convergência menor que o protocolo RIP. O tempo de convergência é o período decorrido até que os roteadores completem a execução de uma reação a queda de um determinado roteador, escolhendo outro caminho disponível para os destinos afetados.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Para o encaminhamento de datagramas IPv4 (Internet Protocol versão 4) entre os Sistemas Autônomos na Internet, é empregado o protocolo de roteamento BGP (Border Gateway Protocol).
Com relação ao funcionamento do protocolo BGP, as seguintes afirmativas estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.
Cria tabelas de roteamento que contém duas informações básicas: a rede destino, e a rota para alcançar o destino. Sendo que a rota composta de sistemas autônomos (cada sistema autônomo é identificado por um número único na Internet).
Para que os roteadores BGP possam trocar suas tabelas de roteamento entre sistemas autônomos, faz-se necessário a criação de uma sessão entre dois roteadores utilizando o protocolo UDP (User Datagrama Protocol). A sessão é denominada BGP externo.
O protocolo BGP permite que cada sistema autônomo conheça quais destinos podem ser alcançados via seus sistemas autônomos vizinhos. Os destinos não são hospedeiros (hosts), mas um prefixo, sendo que representa uma sub-rede ou um conjunto de sub-redes.
Com a finalidade de melhorar o roteamento do protocolo BGP, os sistemas autônomos são divididos em 3 (três) tipos: Stub, Multirresidente (Multihoming) e Trânsito.
O protocolo BGP permite a implementação de políticas de roteamento. Quando um roteador recebe uma mensagem, ele pode verificar a rota. Se um dos sistemas autônomos listados na rota for contrário à sua política, ele pode ignorar essa rota e esse destino.
O padrão H.323 especifica 5 canais lógicos a serem estabelecidos entre o chamador e o chamado durante uma chamada telefônica em redes IP, como mostrado na Figura abaixo.

Os protocolos utilizados no canal de sinalização de chamada, no canal de controle de chamada e no canal de controle de dados são, respectivamente:
H.245, RTP e RTCP
Q.931, H.245 e RTCP
H.245, RTCP e Q.931
RTCP, RTP e H.245
Q.931, RTCP e RTP
Entre as técnicas de QoS que podem ser implementadas em uma rede IP, qual possui comportamento por hop, utiliza 6 bits do cabeçalho IP para classificar o pacote por classes e possui os tipos de encaminhamento expresso e garantido?
IntServ (Integrated Services)
CBWFQ (Class Based Weighted Fair Queueing)
LLQ (Low latency Queueing)
ToS (Type of Service)
DiffServ (Differentiated Services)
Em uma rede MPLS, um pacote pode ter mais de um cabeçalho adicionado por roteadores de borda de rótulo. O cabeçalho adicionado possui 32 bits, como mostrado na Figura abaixo, e o bit S é igual a 1 para o primeiro cabeçalho adicionado (cabeçalho inferior) e 0 para os demais.

Um cabeçalho inferior, representado em hexadecimal, é o rótulo MPLS
0000D2F0
F040DDFF
0E073AE7
40D16E3C
9436C6A3
Cada camada da pilha de protocolos Internet tem seu próprio jargão. Em particular, as unidades de dados transmitidos ou pacotes recebem nomes diferentes em camadas diferentes. Na camada de transporte, eles são chamados de
datagramas.
mensagens.
quadros.
segmentos.
slots.
Sobre o protocolo IP na Telefonia IP, assinale a alternativa INCORRETA:
Versão: o primeiro campo do cabeçalho de um datagrama IPv4 é o campo de versão, com quatro bits.
Offset: campo com treze bits, que permite ao receptor determinar o local de um fragmento no datagrama IP original.
Flags: campo de três bits usados para controlar ou identificar fragmentos.
Checksum: campo no qual seguem os octetos VoIP.
O QoS refere-se a um conjunto de tecnologias funcionando em uma rede para assegurar sua capacidade de executar tráfego de alta prioridade e aplicativos de forma totalmente confiável com a capacidade de rede limitada. Na implementação de QoS em redes IP, é utilizado o serviço DiffServ, que utiliza a estratégia que pode ser implementada, em grande parte, no local em cada roteador, sem configuração antecipada e sem ter de envolver todo o caminho.
Essa abordagem é conhecida como qualidade de serviço baseada no(a)
fluxo
processo
pacote
função
classe
O protocolo MPLS é definido pelo IETF (Internet Engineering Task Force). Consiste em uma tecnologia de chaveamento que possibilita o encaminhamento e a comutação eficientes de fluxos de tráfego através da rede. O MPLS disponibiliza os serviços de QoS, Engenharia de Tráfego e VPN para uma rede baseada em IP, otimizando, dessa forma, o tráfego de rede. O MPLS é um mecanismo em redes de telecomunicações de alto desempenho que direciona dados de um nó da rede para o próximo nó, baseado em uma unidade de menor caminho em vez de em endereços de rede longos, evitando consultas complexas em uma tabela de roteamento.
Essas unidades identificam enlaces virtuais entre nós distantes em vez de pontos terminais e são conhecidas como
blocos
rótulos
células
frames
pacotes
O roteamento envolve a escolha do caminho que os dados seguirão pela rede.
Certo
Errado
O Protocolo SIP, no estabelecimento de uma conferência entre diversos participantes em uma rede IP, utiliza qual protocolo de transporte para o envio de pedidos de conexão multicast?
UDP (User Datagram Protocol)
TCP (Transmission Control Protocol)
RSVP (Resource Reservation Setup Protocol)
SNMP (Simple Network Management Protocol)
RTP (Real-Time Protocol)
Em uma rede cabeada de computadores, switches de níveis 2 e 3 operam na solução de problemas de congestionamento com funcionalidades de roteamento e comutação de pacotes.
Tendo por foco o Modelo de Referência ISI/ISO, os níveis 2 e 3 fazem referência, respectivamente, às camadas
enlace e rede
física e enlace
rede e transporte
transporte e aplicação
aplicação e física