Imagem de fundo

Em um sistema de controle de temperatura de um trocador de...

Em um sistema de controle de temperatura de um trocador de calor, a variável controlada é a temperatura de saída do fluido, e a variável manipulada é a vazão de vapor fornecida por uma válvula pneumática.

Durante a fase de projeto, o engenheiro modela o sistema pela seguinte função de transferência linearizada:



onde 𝐾 representa o ganho do processo e 𝜏 é a constante de tempo térmica do sistema. Com base nesses conceitos, analise as afirmativas a seguir:


I. A constante de tempo 𝜏 indica a rapidez da resposta do sistema a uma perturbação, sendo tanto menor quanto mais rápido o processo atingir o regime permanente.

II. O ganho 𝐾 representa a sensibilidade do processo, isto é, a razão entre a variação da variável de saída e a variação da variável manipulada em regime permanente.

III. O controlador ajusta a válvula com base na comparação entre o valor medido e o valor de referência em um sistema de malha aberta.


É correto o que se afirma em


A

I, apenas.


B

II, apenas.


C

I e II, apenas.


D

I e III, apenas.


E

II e III, apenas.