Imagem de fundo

A continuidade do fornecimento de energia elétrica é mensurada por indicadores coletivo...

Compartilhar

A continuidade do fornecimento de energia elétrica é mensurada por indicadores coletivos e individuais. Os indicadores coletivos, Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC), são acompanhados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) por meio de subdivisões das distribuidoras, denominadas conjuntos de unidades consumidoras.


A tabela apresenta os dados disponibilizados pela ANEEL dos indicadores de qualidade de distribuição de energia elétrica nas concessionárias do Brasil, no ano de 2025. Vale ressaltar que os indicadores são passíveis de alterações após fiscalização da ANEEL.


Imagem associada para resolução da questão


No cenário em que um alimentador de uma distribuidora de energia elétrica, conforme ilustrado na figura, com o número de consumidores indicados em cada bloco da rede de energia elétrica, apresentou, no ano de 2025, três eventos de interrupção (F1, F2 e F3) em três pontos distintos da rede.


Imagem associada para resolução da questão


A duração dos eventos de interrupção foram:


  1. F1 = 1,0 h;
  2. F2 = 40 min;
  3. F3= 32 min.


Nesse contexto, os indicadores DEC e FEC para a chave B para o evento de interrupção F3, são, respectivamente:


A

1 min/consumidor e 1/16 interrupções/consumidor.


B

1 min/consumidor e 5/16 interrupções/consumidor.


C

2 min/consumidor e 1/16 interrupções/consumidor.


D

2 min/consumidor e 5/8 interrupções/consumidor.


E

2 min/consumidor e 5/16 interrupções/consumidor.