Imagem de fundo

As instalações elétricas em média tensão possuem esquemas...

As instalações elétricas em média tensão possuem esquemas de aterramento padronizado pela NBR 14039, definidos por três letras. A primeira apresenta a situação da alimentação em relação a terra. A segunda define a situação das massas da instalação elétrica em relação a terra. A terceira apresenta a situação de ligações eventuais com as massas da subestação. Nesse contexto, avalie as afirmativas a seguir:


I. Em todos os esquemas IT, a corrente resultante de uma única falta fase-massa não deve ter intensidade suficiente para provocar o surgimento de tensões de contato perigosas.

II. No esquema ITN, o condutor neutro, os condutores de proteção das massas da subestação e da instalação são ligados a um único eletrodo de aterramento.

III. No esquema ITS, o condutor neutro, os condutores de proteção das massas da subestação e da instalação são ligados a eletrodos de aterramento distintos.

IV. No esquema ITR, o condutor neutro e o condutor de proteção das massas da subestação são ligados a um único eletrodo de aterramento e as massas da instalação ligadas a um eletrodo distinto.


Está correto o que se afirma em


A

I e II, apenas.


B

II e IV, apenas.


C

I e III, apenas.


D

I, II, III e IV.