Imagem de fundo

Uma concessionária de energia elétrica está projetando um sistema interconectado que in...

Uma concessionária de energia elétrica está projetando um sistema interconectado que inclui equipamentos de grande porte conectados a um barramento de 138 kV, 60 Hz. Um gerador síncrono de grande porte (acima de 10 MVA) está conectado ao sistema através de um transformador elevador.

O engenheiro responsável pela proteção deve selecionar e coordenar os dispositivos de proteção adequados para cada equipamento, garantindo seletividade (isolando apenas o equipamento com falta) e sensibilidade (detectando o máximo de falhas).


Com base nos conhecimentos de proteção de sistemas de potência, assinale a opção que melhor descreve a estratégia de proteção do gerador síncrono nesse contexto.


A

O gerador deve ser protegido apenas contra sobrecarga térmica por meio de relés de sobrecorrente, pois curtos-circuitos não causam danos mecânicos ao gerador, e a impedância síncrona limita naturalmente a corrente de falta.


B

O gerador deve possuir proteção diferencial para detecção rápida de faltas internas, proteção contra perda de excitação, e proteção de retaguarda contra faltas externas, dada a sua importância e nível de tensão de conexão ao sistema de 138 kV.


C

O gerador só precisa de proteção contra sobrecorrente com ajuste de tempo inverso, pois esta é suficiente para cobrir todos os tipos de falta que podem ocorrer no sistema interconectado.


D

A proteção do gerador não interfere na proteção do transformador, logo podem ser ajustadas de forma totalmente independente sem preocupação com coordenação entre elas.


E

A proteção diferencial do gerador é desativada em 60 Hz por risco de ressonância nas bobinas de corrente, precisando ser religada apenas em sistemas de 50 Hz.