Imagem de fundo

Uma equipe de pesquisadores da UNIFAP está desenvolvendo um...

Uma equipe de pesquisadores da UNIFAP está desenvolvendo um sistema de monitoramento remoto para avaliar a qualidade da energia elétrica em comunidades isoladas do arquipélago do Bailique. Os sinais de tensão e corrente são adquiridos por sensores, processados digitalmente e analisados tanto no domínio do tempo quanto no domínio da frequência para identificar distorções harmônicas e perturbações na rede elétrica.


Com relação à análise e síntese de sistemas lineares escalares contínuos e discretos, marque a alternativa CORRETA.


A

A Transformada de Fourier permite representar um sinal no domínio da frequência, evidenciando as componentes harmônicas que o constituem.


B

Um sistema linear e invariante no tempo (LTI) não pode ser caracterizado por sua resposta ao impulso.


C

A convolução entre a entrada e a resposta ao impulso de um sistema LTI fornece a resposta apenas no domínio da frequência.


D

A Transformada Z é utilizada exclusivamente para sistemas contínuos no tempo.


E

Em sistemas discretos, a estabilidade não depende da localização dos polos da função de transferência.