Imagem de fundo

Considere um microcontrolador utilizado em uma estação...

Considere um microcontrolador utilizado em uma estação remota de apoio à navegação aérea. O sistema monitora periodicamente a tensão de saída de sensores internos do equipamento, acionando automaticamente um sistema de ventilação por meio de sinal PWM e transmitindo dados de supervisão para um centro de controle por uma interface serial.


Sobre recursos normalmente presentes em microcontroladores, avalie as afirmativas a seguir.


I. Temporizadores internos podem ser utilizados para gerar interrupções periódicas, permitindo que as leituras dos sensores sejam realizadas em intervalos regulares.

II. Um módulo PWM pode ser utilizado para controlar a potência média entregue a uma carga, como uma ventoinha, por meio da variação do ciclo de trabalho do sinal.

III. A memória RAM interna é não volátil e, por isso, é normalmente utilizada para armazenar permanentemente o programa executado pelo microcontrolador.


Está correto o que se afirma em


A

I, apenas.


B

II, apenas.


C

I e II, apenas.


D

II e III, apenas.


E

I, II e III.