Questões de Concurso sobre Colheita e Transporte Florestal - Página 2 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Colheita e Transporte Florestal

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
179 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A colheita florestal no Brasil evoluiu muito desde os anos 1940. De uma colheita essencialmente manual, passou-se, já na década de 1990, à utilização de máquinas capazes de cortar, desgalhar, descascar, empilhar e traçar madeiras simultaneamente como a Harvester. Segundo Machado (2002), “a Colheita Florestal pode ser definida como um conjunto de atividades realizadas em um maciço florestal, visando preparar e extrair a madeira do local de corte até o local de transporte, utilizando técnicas e padrões estabelecidos, com a finalidade de transformá-la em produto final”. Está implícita a colheita atividade, como o corte, a extração, o carregamento e o transporte, que representam aproximadamente 50% dos custos das madeiras encontradas nos pátios das empresas. Ainda segundo Machado (2002), os principais sistemas de colheita florestal são: i) sistema de toras longas; ii) sistema de toras curtas e; iii) sistema de árvores inteiras. Considerando-se essa classificação, pode-se afirmar que o sistema de toras longas é


A

o sistema que não pode ser utilizado em terrenos acidentados.


B

o menos preferido pelas grandes empresas.


C

o mais indicado para futura utilização de biomassa para energia ou processo por concentrar os restos de árvores no mesmo espaço.


D

o mais barato quando mecanizado, com alta eficiência mecânica dos equipamentos e com menor custo por tonelada de madeira posta no pátio.

Um caminhão tem a capacidade de transportar 8 toneladas de madeira. Sabendo–se que toda capacidade do caminhão está carregada com toras de Araucaria angustifolia, cuja densidade básica é de 0,470 g/cm³, o volume de madeira contido no referido caminhão é:


A

( ) 17,0212 m³


B

( ) 17.021,2 m³


C

( ) 0,1702 m³


D

( ) 1,7021 m³


E

( ) 1.702,21m³

Acerca das principais máquinas utilizadas no Brasil para efetuar a colheita e o transporte florestal, analise as afirmativas.


I - Equipamento autopropelido cuja finalidade é cortar e processar as árvores dentro da floresta, fazendo o corte, o desgalhamento, o descascamento e o traçamento das toras no tamanho desejado.

II - Trator florestal articulado com tração 4 x 4 e pneus de mesmo diâmetro que é utilizado para o arraste das toras de dentro dos talhões até o ponto de carregamento, com uso de pinça traseira ou cabo-de-aço.

III - Equipamento para o transporte primário relacionado à remoção das toras já cortadas de dentro da floresta para a periferia dos talhões e assim evitar o tráfego de caminhão no interior desses talhões.


Marque a denominação correta e respectiva de cada equipamento.


A

Harvester; Skidder; Forwarder.


B

Feller-Buncher; Track-skidder; Harvester.


C

Skidder; Feller-Buncher; Clambunk.


D

Track-skidder; Clambunk; Feller-Buncher.

A colheita florestal, conceituada como um conjunto de operações realizadas em florestas, visa preparar e levar a madeira até o local de transporte. Já um sistema de colheita florestal pode ser definido como um conjunto de atividades, integradas entre si, que permitem o fluxo constante de madeira, evitando-se os pontos de estrangulamento, levando os equipamentos à sua máxima utilização (Machado, 2008). Considerando-se os diversos sistemas de colheita, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:

I- Sistema de cavaqueamento: consiste em derrubar e processar a árvore no próprio local, sendo levada em forma de cavacos.

II- Sistema de toras curtas: a árvore é processada no local da derrubada, sendo transportada à margem da estrada ou para um pátio temporário, em forma de pequenas toras, com menos de dois metros de comprimento.

III- Sistema de toras compridas: a árvore é semiprocessada no local da derrubada e levada à margem da estrada ou para o pátio temporário em forma de fuste, com mais de seis metros de comprimento.

IV- Sistema de árvores inteiras: em que a árvore é derrubada e levada à margem da estrada ou para o pátio intermediário, onde é processada.

V- Sistema de árvores completas: a árvore é arrancada com parte do seu sistema radicular e levada à margem da estrada ou para o pátio temporário, onde é processada.

Assinale a alternativa correta:


A

Apenas as afirmativas I e II estão corretas.


B

Apenas as afirmativas I, III, IV e V estão corretas.


C

Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.


D

Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.


E

Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

As técnicas de manejo para diminuição dos impactos da exploração madeireira são recomendadas e necessárias. Entre as técnicas para exploração de baixo impacto, destaca-se o corte de cipós que envolvem as árvores. Apesar de controverso, pois os cipós têm uma função ecológica importante no ambiente florestal, trata-se de uma técnica que aumenta a eficiência da colheita florestal. Nesse sentido, os benefícios do corte de cipós em áreas manejadas de exploração florestal


A

aumenta o risco aos operadores, diminui o dano às plantas remanescentes, direciona melhor a queda, e aumenta a eficiência da colheita.


B

diminui a eficiência da colheita, diminui o risco aos operadores, ajuda a direcionar a queda, e aumenta o dano às plantas remanescentes.


C

diminui o risco às plantas remanescentes, diminui a eficiência da colheita, atrapalha o movimento da queda das árvores, e diminui o risco para operadores.


D

reduz riscos aos operadores, direciona melhor a queda, diminui o dano às plantas remanescentes, e aumenta a eficiência da colheita.

Segundo a IN nº28, de 24/08/2016, em relação à Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV), é correto afirmar que ela


A

anula o Certificado Fitossanitário (CF).


B

anula o Certificado Fitossanitário de Reexportação (CFR).


C

seguirá as normas do Ministério do Meio Ambiente.


D

é o documento emitido para acompanhar o trânsito de partida de plantas ou produtos vegetais.


E

poderá ser emitida e assinada por qualquer profissional, desde que possua nível superior de ensino.

O processo de colheita da madeira consiste em um conjunto de operações realizadas no maciço florestal, visando à extração da madeira até o local de transporte, utilizando-se de técnicas e padrões estabelecidos a fim de transformá-la em produto final (Machado, 2002). Sobre a Exploração Florestal, analise as afirmativas a seguir.


I. O sistema de toras longas (Tree-length) consiste em arrancar a árvore com seu sistema radicular, ou parte dele, e levá-la para a margem da estrada ou para o pátio temporário onde será processada.


II. O Track-skidder consiste em um trator florestal arrastador com esteiras, utilizado em maiores declividades, com a vantagem de causar menor dano ao solo que o guincho arrastador.


III. A mecanização das atividades de colheita apresenta um potencial de aumento da produtividade, redução dos custos e possibilita melhorias nas condições de trabalho.


IV. Harvester ou colhedora é um trator que pode executar, simultaneamente, as operações de derrubada, desgalhamento, traçamento, descascamento e empilhamento da madeira e é composto de uma máquina base de pneus ou esteira, uma lança hidráulica e um cabeçote.


Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).


A

I – III.


B

I – II.


C

II – III – IV.


D

IV.


E

III – IV.

Dentre os fatores que influenciam o planejamento das operações de colheita de madeira, é correto afirmar que


A

são considerados fatores técnicos as características da floresta, o terreno, a finalidade da madeira e o custo operacional.


B

são considerados fatores técnicos o terreno, a finalidade da madeira, as características da floresta e a capacidade suporte do terreno.


C

são considerados fatores ambientais as condições climáticas, o sistema de colheita, a capacidade suporte do terreno e o custo operacional.


D

são considerados fatores técnicos as características da floresta, o terreno, a finalidade e a demanda de madeira e o rendimento das máquinas.


E

são considerados fatores econômicos a finalidade e a demanda de madeira, o sistema de colheita e a capacidade suporte do terreno.

Considerando o corte florestal mecanizado, quais são os equipamentos utilizados para realizar o transporte e arraste de toras, respectivamente?


A

Trator harvester; asininos.


B

Trator choker skidder; trator grapple skidder.


C

Caminhões; harvester.


D

Trator autocarregável; trator skidder.

Em sistemas mecanizados, o corte de cultivos florestais é feito com diversas máquinas nacionais e importadas que estão disponíveis no mercado. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.


A

Harvester é um desgalhador.


B

Feller-skidder é um derrubador-arrastador.


C

Feller-buncher é um trator florestal colhedor.


D

Delimber é um trator florestal derrubador-acumulador.


E

Tree-puller é um processador combinado.

O sistema de colheita de toras curtas (Cutto-length) pode ser usado tanto em regime de manejo submetido a corte raso como em desbastes em pinus e eucalipto. São atividades que fazem parte do sistema de toras curtas manual:


A

corte com motosserra, desgalhamento com machado, traçamento com motosserra, empilhamento e carregamento manual.


B

corte, desgalhamento e traçamento com harvester, forwader para extração e carregamento com grua.


C

corte e empilhamento com feller, arraste com Skideer, desgalhamento com grade, traçamento com motosserra e carregamento com grua.


D

corte com motosserra, arraste com mini-skidder, corte com motosserra e carregamento com grua.


E

corte com motosserra, desgalhamento com machado, traçamento com motossera, empilhamento e carregamento com harvester.

Dentre as classificações dos sistemas de colheita florestal, a mais utilizada na atualidade é baseada no comprimento das toras a serem retiradas da floresta. Quanto aos diferentes sistemas de colheita, analise as afirmativas abaixo.


I. No sistema de colheita de árvores inteiras (full-tree), as árvores são derrubadas e semiprocessadas no interior do talhão, sendo extraídas para a margem da estrada, onde posteriormente ocorre o traçamento. Nesse sistema, é possível utilizar tanto a motosserra como o feller buncher para o corte e o skidder para a extração.

II. O sistema de toras curtas (cut-to-length) é o mais utilizado em países escandinavos. Nesse sistema, as árvores são derrubadas e processadas no interior do talhão. A extração da madeira é realizada em toras com comprimento de até 7 metros. Esse é um sistema muito utilizado em desbastes, porém, quando mecanizado, há grande exigência em relação ao nível de treinamento de operadores.

III. As operações de colheita em sistema de árvores inteiras (full-tree) podem causar maior degradação da estrutura do solo; contudo, apresentam a vantagem de possibilitar a utilização de resíduos, bem como necessitam de menor grau de mecanização em comparação ao sistema de toras curtas (cut-to-length).

IV. Tanto no sistema de toras longas/fuste (tree-length) como no sistema de toras curtas (cut-tolength) há uma distribuição dos resíduos na área do talhão, os quais podem ficar em pequenas pilhas ou espalhados. Isso auxilia na manutenção da estrutura física do solo, beneficiando a silvicultura, principalmente em operações de preparo do solo e aplicação de herbicida. Porém, há dificuldade de uso do material residual para cavaqueamento.

V. No sistema de toras curtas (cut-to-length), a densidade de estradas necessária é menor, bem como há maior facilidade no planejamento das operações, devido à menor necessidade de pátios ou pontos de estocagem da madeira.


Assinale a alternativa CORRETA.


A

Somente as afirmativas II e III estão corretas.


B

Somente as afirmativas IV e V estão corretas.


C

Somente as afirmativas II e V estão corretas.


D

Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.


E

Somente a afirmativa II está correta.

A colheita florestal de baixo impacto deve ser realizada em três etapas: atividades pré-exploratórias, como o inventário 100% e a seleção e marcação das árvores a serem colhidas; atividades exploratórias, como o corte de cipós e árvores; e atividades pós-exploratórias, como as operações no pátio e a avaliação de impacto.


C

Certo


E

Errado

No planejamento da colheita florestal, deve ser considerado o macroplanejamento, que consiste no levantamento e na caracterização de todos os talhões que atingirão determinada idade em um horizonte de planejamento estratégico.


C

Certo


E

Errado

Para o adequado arraste das toras em uma floresta, recomenda-se a utilização de skidder de rodas e de ramais de arraste secundário.

C
Certo

E
Errado

O cavaqueamento, sistema que pode ser utilizado com vistas à produção de energia, consiste no corte e desgalhamento da árvore, transporte do fuste até um pátio de estocagem e na transformação desse fuste em cavacos a serem transportados para a indústria.


C

Certo


E

Errado

No planejamento dos talhões, deve-se considerar a heterogeneidade da floresta, expressa pelo padrão de distribuição de espécies, cada uma com seu ritmo de crescimento ou capacidade de regeneração.

C
Certo

E
Errado
Processador florestal, feller-buncher e delimber são equipamentos utilizados nas operações de derrubada, de remoção dos galhos e de empilhamento de árvores, respectivamente.

C
Certo

E
Errado
As estradas secundárias e os pátios de estocagem devem ser construídos, no máximo, três meses antes da exploração florestal, a fim de que haja uma boa sedimentação do terreno.

C
Certo

E
Errado

É premissa do sistema de colheita policíclico para garantir a continuidade da produção nas florestas nativas, EXCETO:


A

apenas uma parte do estoque ser retirado, em ciclos curtos.


B

o estoque futuro já estar na floresta quando esta for explorada.


C

colher todos os indivíduos acima do DMC (Diâmetro Mínimo de Corte).


D

deixar árvores matrizes (porta-sementes) na floresta remanescente.


E

respeitar o DMC (diâmetro mínimo de corte).

   
Gerar simulado