Questões de Concurso sobre Manejo florestal

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
427 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Com a exploração da floresta de forma racional e com impacto reduzido, pode ser estabelecido um ciclo de corte de setenta anos de idade, enquanto a exploração convencional exige um ciclo de corte de cem anos de idade ou mais.


C
Certo

E
Errado

Um dos objetivos do uso sustentado da floresta Amazônica é estimular a regeneração artificial nas clareiras e proteger o estoque de árvores nativas remanescentes. Esse objetivo só pode ser alcançado com a conservação de árvores porta-sementes.


C
Certo

E
Errado

Na exploração madeireira com impacto reduzido, as atividades pré-exploratórias são iniciadas um mês antes da exploração propriamente dita. Uma dessas atividades é o inventário 100%, em que as espécies comerciais são inventariadas e têm sua localização anotada.


C
Certo

E
Errado

A base silvicultural para a exploração sustentada de madeira na Amazônia pode ser feita pelo sistema monocíclico, no qual se considera apenas uma idade de corte, ou policíclico, em que se considera mais de uma idade de corte.


C
Certo

E
Errado

Na exploração madeireira na Amazônia, o crescimento em diâmetro das árvores de valor comercial existentes em áreas de povoamento juvenil (DAP < 50 cm), juvenilintermediário (50 cm < DAP < 100 cm) e intermediário (100 cm < DAP < 150 cm) pode ser acelerado com a retirada dos galhos mais altos dessas árvores e com a eliminação de indivíduos sem valor comercial que estejam em torno delas.


C
Certo

E
Errado

Para um mesmo grupo de espécies, com mesmos diâmetros e crescendo em locais com qualidade de sítio similares, a exploração sustentada produz madeiras de propriedades tecnológicas superiores, em comparação à exploração predatória.


C
Certo

E
Errado

A intensidade de corte de 10 m 3 /ha pode ser considerada baixa se comparada à média de 30 m 3 - 40 m 3 da exploração convencional mecanizada na região Amazônica


C
Certo

E
Errado

Em relação ao Manejo de Florestas de Grande Porte, assinale a questão INCORRETA.


A

Os princípios gerais do Manejo Florestal são a conservação dos recursos naturais, conservação da estrutura da floresta e suas funções, manutenção da diversidade biológica e desenvolvimento socioeconômico da região.


B

O corte de cipós antes da exploração tem como função liberar a copa das árvores que serão exploradas, evitando que estas arrastem outras consigo no momento da queda.


C

Não é necessária a realização do inventário 100% ou do Censo nas Unidades da Produção Anual (UPAs).


D

As parcelas permanentes visam o monitoramento do povoamento residual para avaliação do crescimento, ingresso e mortalidade das árvores do estoque em crescimento, análise dos tratamentos aplicados e prescrição de novos tratamentos silviculturais.


E

Após a exploração, a aplicação dos tratos silviculturais tem por finalidade maior manter um ritmo acelerado de crescimento das espécies de interesse, em todas as classes de estoque (regeneração, crescimento e exploração).

Para a iluminação de determinada área do parque foram instalados cinco postes dispostos sobre um círculo e para quaisquer dois deles haverá um pedaço de fio ligando-os e esses fios serão de cores distintas. Nesse caso, serão necessários fios de menos de 9 cores.


C
Certo

E
Errado

O planejamento do manejo florestal inclui a análise da estrutura horizontal e vertical da floresta. A análise da estrutura vertical é feita a partir dos índices de abundância, dominância e frequência das espécies florestais, nos termos absoluto e relativo de ocorrências. A análise da estrutura horizontal tem a finalidade de indicar o estágio sucessional das espécies dentro da floresta para estabelecer a posição sociológica e a regeneração natural das espécies existentes.


C
Certo

E
Errado

Entre as fronteiras de exploração madeireira instaladas na Amazônia ao longo do tempo, aquelas consideradas antigas, como Paragominas, no Pará, e Sinop, no Mato Grosso, apresentam um nível superior de aplicação das práticas de manejo, havendo, portanto, maior possibilidade de sucesso de investimentos em manejo florestal nas empresas situadas nessa fronteira.


C
Certo

E
Errado
Podemos usar as florestas de maneira sustentável enfatizando o valor econômico de seus serviços ecológicos, não cortando árvores mais rapidamente do que seu recrescimento e protegendo áreas de florestas primarias e áreas vulneráveis. São formas de manejo sustentável de florestas:

A
Conservar a biodiversidade e os recursos da água e do solo; não produzir madeiras em rotações longas; confiar mais no corte seletivo e no corte por faixas; não fazer corte raso, corte raso com sementões, nem cortes seletivos em terras com declives íngremes; não fragmentar os grandes blocos de florestas; reduzir a construção de estradas em áreas de florestas não cortadas; deixar grande parte de árvores mortas que estão em pé e os troncos caídos para servir de habitat e para reciclagem de nutrientes; certificar a produção da madeira por meio de métodos sustentáveis; incluir os serviços ecológicos das árvores e florestas no valor econômico estimado.

B
Conservar a biodiversidade e os recursos da água e do solo; produzir mais madeiras em rotações longas; confiar mais no corte seletivo e no corte por faixas; fazer corte raso, corte raso com sementões, e não fazer cortes seletivos em terras com declives íngremes; fragmentar os grandes blocos de florestas; reduzir a construção de estradas em áreas de florestas não cortadas; deixar grande parte de árvores mortas que estão em pé e os troncos caídos para servir de habitat e para reciclagem de nutrientes; certificar a produção da madeira por meio de métodos sustentáveis; incluir os serviços ecológicos das árvores e florestas no valor econômico estimado.

C
Conservar a biodiversidade e os recursos da água e do solo; produzir mais madeiras em rotações longas; confiar mais no corte seletivo e no corte por faixas; não fazer corte raso, corte raso com sementões, fazer cortes seletivos em terras com declives íngremes; não fragmentar os grandes blocos de florestas; reduzir a construção de estradas em áreas de florestas não cortadas; não deixar grande parte de árvores mortas que estão em pé e os troncos caídos para servir de habitat e para reciclagem de nutrientes; certificar a produção da madeira por meio de métodos sustentáveis; incluir os serviços ecológicos das árvores e florestas no valor econômico estimado.

D
Conservar a biodiversidade e os recursos da água e do solo; não produzir madeiras em rotações longas; confiar mais no corte seletivo e no corte por faixas; não fazer corte raso, corte raso com sementões, nem cortes seletivos em terras com declives íngremes; fragmentar os grandes blocos de florestas; reduzir a construção de estradas em áreas de florestas não cortadas; não deixar grande parte de árvores mortas que estão em pé e os troncos caídos para servir de habitat e para reciclagem de nutrientes; certificar a produção da madeira por meio de métodos sustentáveis; incluir os serviços ecológicos das árvores e florestas no valor econômico estimado.

E
Conservar a biodiversidade e os recursos da água e do solo; produzir mais madeiras em rotações longas; confiar mais no corte seletivo e no corte por faixas; não fazer corte raso, corte raso com sementões, nem cortes seletivos em terras com declives íngremes; não fragmentar os grandes blocos de florestas; reduzir a construção de estradas em áreas de florestas não cortadas; deixar grande parte de árvores mortas que estão em pé e os troncos caídos para servir de habitat e para reciclagem de nutrientes; certificar a produção da madeira por meio de métodos sustentáveis; incluir os serviços ecológicos das árvores e florestas no valor econômico estimado.

O pará-pará, uma espécie de madeira macia e com alta taxa de sobrevivência, apresentou crescimento superior em diâmetro em todas as idades, com diâmetro médio acima de 20 cm, aos nove anos de idade. A cupiúba, uma espécie de madeira dura e com baixa taxa de sobrevivência, foi a espécie de crescimento mais lento até o 8 .o ano, quando, então, superou a andiroba e atingiu, aos nove anos, diâmetro acima de 10 cm.


C
Certo

E
Errado

Com relação às consequências de fixação da altura como critério para execução da poda, tomando-se por base as características das árvores dominantes e, ou, das árvores médias, analise as afirmativas a seguir.

I. Quando definida pelas características das árvores dominantes, as demais árvores podadas terão uma maior redução relativa da copa.

II. Quando definida pelas características das árvores médias as árvores dominantes são podadas muito pouco e as dominadas em excesso.

III. Baseando nas características das dominantes, a poda gera uma desejada variabilidade nas dimensões dos núcleos nodosos.

IV. Baseando-se nas características das árvores médias e dominantes, a poda gera uma queda na taxa de crescimento, interferindo no aumento do diâmetro do tronco.

V. Para homogeneizar as taxas de crescimento ou evitar contrastes maiores entre árvores de diferentes posições sociológicas, recomenda-se a poda pelo volume médio da amostra das árvores suprimidas.

Assinale:


A
se apenas as afirmativas I, II e III estiverem corretas.

B
se apenas as afirmativas I, II e IV estiverem corretas.

C
se apenas as afirmativas II, III e V estiverem corretas.

D
se apenas as afirmativas III, IV e V estiverem corretas.

E
se apenas as afirmativas IV e V estiverem corretas.

A castanheira, aos dois anos de idade, era a quinta espécie em crescimento em diâmetro, com valores abaixo de 2 cm, superando apenas a andiroba. Aos quatro anos de idade, a castanheira passa para o segundo posto em crescimento em diâmetro, à frente da tatajuba, do cumaru e da cupiúba.


C
Certo

E
Errado
Dependendo do uso final da madeira, a maior vantagem de fixar a altura de poda no planejamento, é:

A
garantir uma homogeneidade de comprimento de toras, facilitando a comercialização.

B
padronizar a execução das atividades e a exploração residual.

C
garantir o volume de copa verde remanescente.

D
uniformizar o diâmetro mínimo das toras para processamento sistemático.

E
manter a homogeneidade para utilização de picadores transversais.

As espécies em questão, aos dois anos de idade, dividem-se em dois grupos, com relação ao crescimento em altura: um composto pelas espécies pará-pará, tatajuba e cumaru, e outro grupo composto pelas espécies cupiúba, andiroba e castanheira. Nesses grupos, a diferença de altura entre a espécie de maior altura e a de menor altura passa de um valor em torno 2,5 m aos dois anos de idade para um valor acima de 5 m, aos nove anos de idade entre espécies de maior e menor altura.


C
Certo

E
Errado

Há uma tendência de maior crescimento das espécies nas parcelas mais iluminadas, indicando que o esforço de fazer desbaste nas capoeiras ou em outros sistemas agroflorestais pode resultar em significativa melhora do povoamento, no que se refere ao crescimento mais rápido das mudas.


C
Certo

E
Errado

Com relação ao manejo florestal, que visa à estabilização do processo de ciclagem de nutrientes numa determinada área, analise as estratégias a seguir.

I. preparo adequado do solo.

II. deixar no campo folhas, ramos e cascas.

III. uso eficiente de fertilizantes.

IV. uso de leguminosas.

V. uso de clones com baixa demanda nutricional.

Assinale:


A
se apenas I e II estiverem corretas.

B
se apenas I, II e III estiverem corretas.

C
se apenas II, III e IV estiverem corretas.

D
se apenas III, IV e V estiverem corretas.

E
se todas estiverem corretas.
   
Gerar simulado