A turbina a vapor funciona com o direcionamento de vapor pressurizado em um conjunto de palhetas fixadas em uma roda, realizando, assim, um trabalho mecânico. Uma turbina a vapor é definida como um dispositivo mecânico que transforma a energia do vapor pressurizado em trabalho mecânico. As turbinas a vapor são utilizadas em processos industriais onde existe a disponibilidade de vapor para utilização em cogeração de energia. A transformação de energia total na turbina a vapor, ou seja, a transformação da energia do vapor em energia elétrica ocorre em três etapas:
1º: transformação da energia térmica do vapor em energia cinética;
2º: transformação da energia cinética em energia mecânica; e,
3º: transformação da energia mecânica em energia elétrica por meio do acionamento de um gerador elétrico.
Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. As turbinas a vapor de reação possuem uma pressão de vapor maior na saída do rotor do que na sua entrada.
II. Nas turbinas de vapor de contrapressão, a saída da turbina ainda tem energia suficiente para alimentar outros processos industriais antes de voltar como água para uma caldeira.
III. As turbinas axiais são aquelas são aquelas que o vapor se move dentro do rotor em direção, aproximadamente, paralela ao eixo são as mais comuns.
IV. As turbinas de escape livre são aquelas onde o vapor sai diretamente para a atmosfera; portanto, a pressão de escape é a pressão atmosférica.
Está correto o que se afirma apenas em
I e III.
I e IV.
I, II e IV.
II, III e IV.