

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
As válvulas são elementos de controle de diversos tipos de processos, podendo controlar proporcionalmente e interromper o fluxo em uma tubulação. Sobre os diversos tipos de válvulas empregadas em tubulações industriais, é INCORRETO afirmar que:
Válvulas globo são ideais para sistemas com frequentes abertura e fechamento. Controla apenas aberto ou fechado.
As válvulas gaveta possuem uma pequena obstrução à passagem do fluido quando está completamente aberta e são usadas para sistemas com pouca frequência de abertura e fechamento.
Válvula agulha apresenta um plug agulha como elemento de vedação, sendo bastante usada em linhas de vapor.
Válvula borboleta apresenta uma haste que controla o fluido em sistema aberto e sistema fechado.
Válvula de retenção é utilizada de forma automática para garantir que não ocorra o retorno do fluxo para a tubulação.
Nas eletroválvulas hidráulicas, o componente responsável pela atuação do carretel da válvula, convertendo o impulso elétrico de comando em deslocamento mecânico pela geração de um campo magnético, é o
pressostato.
transdutor magnético.
conversor eletromecânico de sinal.
solenoide.
atuador potenciométrico.
Como as bobinas das eletroválvulas hidráulicas possuem uma carga resistiva muito alta, não é aconselhável uma ligação direta dos sensores de um circuito eletrohidráulico às respectivas válvulas de comando. Evitando-se, então, uma eventual queima desses sensores, o sinal elétrico deverá comandar primeiramente um
relé auxiliar.
temporizador de sinal.
contador de ciclos.
circuito retificador de corrente.
diodo supressor.
As válvulas de estrangulamento utilizadas em sistemas de controle de vazão podem ser substituídas por inversores de frequência, que reduzirão a velocidade dos motores quando for necessária menor vazão, gerando economia de energia.
Certo
Errado
Sobre as válvulas eletropneumáticas, considere as seguintes afirmações:
I. São orifícios que a válvula possui para a passagem de ar comprimido.
II. Representa externamente o sistema de acionamento das válvulas.
III. É o número de estados que a válvula pode ter ou com o qual pode permanecer.
Qual a sequência correta?
I – Posições; II – Solenoides; III – Vias
I – Solenoides; II – Vias; III – Posições
I – Vias; II – Solenoides; III – Posições
I – Vias; II – Posições; III – Solenoides
A válvula hidráulica, um dos principais componentes de um sistema de controle, pode ser de deslocamento linear ou rotativo. Um exemplo de deslocamento rotativo ocorre na válvula
globo convencional
globo angular
borboleta
gilhotina
de diafragma
As válvulas globo do tipo corpo dividido (split body) apresentam
características de controle baixas.
estanqueidade baixa e limitada.
construção complexa e de alto risco.
manutenção difícil devido à desmontagem.
queda de pressão limitada pela construção.