

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Qual dos seguintes materiais tem a maior temperatura de fusão?
Cobre.
Ferro.
Alumínio.
Ouro.
Prata.
Um vidro plano de área 1000 cm2 e espessura 3,00 mm tem condutividade térmica de 0,0018 cal/s.cm.ºC. Sendo o fluxo de calor por condução através do vidro de 1500 calorias por segundo, a diferença de temperatura, em graus Celsius, entre suas faces será de:
100
150
200
250
A Análise Termogravimétrica (TGA) é uma técnica empregada para avaliar o comportamento térmico de amostras mensurando a variação de massa. A figura mostra a curva de TGA típica para o oxalato de cálcio monohidratado, submetido a uma taxa constante de aquecimento, sob fluxo de um gás inerte.
Com base nessa figura e sabendo que a massa inicial corresponde a 100%, é ERRADO afirmar que
a decomposição térmica do oxalato de cálcio ocorre em três etapas.
água de hidratação é eliminada da estrutura cristalina do oxalato de cálcio a temperatura maior que 100 °C.
a decomposição do oxalato de cálcio ocorre com formação de monóxido e de dióxido de carbono.
o evento térmico que ocorre a 800 °C leva à formação de cal virgem.
na decomposição do oxalato de cálcio, praticamente 40% da amostra é perdida na forma de gases.
O calor é um tipo de energia que pode ser transferido de um corpo para o outro quando há diferença de temperatura entre eles. Sendo assim, sobre a radiação, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) É também conhecida como irradiação, é uma forma de transferência de calor que ocorre por meio de ondas eletromagnéticas.
( ) O movimento de energia radiante, no espaço, é semelhante à propagação da luz e pode ser descrito pela teoria das ondas. Quando as ondas de radiação encontram algum objeto, suas energias são absorvidas próximas à superfície.
( ) Todos os corpos emitem continuamente energia radiante. A intensidade das emissões depende da temperatura e da natureza da superfície. O calor radiante tem a velocidade da luz (300.000 km/s) e se assemelha à radiação da luz.
V/ F/ V
F/ V/ F
V/ V/ F
F/ F/ V
F/ V/ V
Trabalho e calor são a essência da termodinâmica. Sobre esse assunto, analise as assertivas abaixo.
I. O calor e o trabalho são, ambos, fenômenos transitórios. Os sistemas nunca possuem calor ou trabalho, porém qualquer um deles ou, ambos, atravessam a fronteira do sistema, quando o sistema sofre uma mudança de estado.
II. Tanto o calor quanto o trabalho são fenômenos de fronteira. Ambos são observados somente nas fronteiras do sistema, e ambos representam energia atravessando a fronteira do sistema.
III. Tanto o calor quanto o trabalho não são funções de linha.
É correto o que se afirma em
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I, apenas.
III, apenas.