

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
O engenheiro de uma refinaria pretende instalar um equipamento capaz de separar partículas sólidas de um gás e, para isso, procura avaliar os fatores que influenciam o funcionamento de um ciclone, pois este é bastante empregado em processos de craqueamento catalítico, no qual são retidas as partículas finas do processo de craqueamento. Assinale a alternativa INCORRETA sobre esse processo.
O ciclone não é muito eficiente para partículas menores do que 0,005 mm.
Quanto maior a velocidade do gás que entra no ciclone, mais partículas finas serão retiradas do gás.
A velocidade do gás que vai para o ciclone não pode ser aumentada de forma indiscriminada, pois a perda de pressão (perda de carga) que ocorre no interior do ciclone poderá ser muito grande.
Quanto menor a velocidade do gás que entra no ciclone e maior a viscosidade, mais eficiente será a remoção das partículas.
O aumento da viscosidade do gás dificulta a remoção das partículas.