Imagem de fundo

Os radiofármacos são compostos, sem ação farmacológica, que...

Os radiofármacos são compostos, sem ação farmacológica, que têm um radionuclídeo e são utilizados em Medicina Nuclear para diagnóstico e terapia de várias doenças (Oliveira et al, 2006 − Preparações radiofarmacêuticas e suas aplicações). A Resolução no 38/2008 dispõe sobre a instalação e o funcionamento de Serviços de Medicina Nuclear in vivo. Um dos critérios para estabelecer o tipo de radionuclídeo é o tempo de meia-vida. Esta grandeza física pode estar relacionada tanto com o isótopo como com o organismo que recebe a dose radioativa. Desta forma, tem-se os seguintes parâmetros:


I. Tempo de meia-vida biológico Imagem associada para resolução da questão


II. Tempo de meia-vida efetivo Imagem associada para resolução da questão


III. Tempo de meia-vida físico ou da partícula Imagem associada para resolução da questão


A figura abaixo ilustra o decaimento do estrôncio 85, após ter sido injetado em uma pessoa.


Decaimento do radionuclídeo em um paciente


Imagem associada para resolução da questão


(Adaptado de: Haquin et al., 2004. Biological Half-Life Measurements of Radioactive Strontium in Hormonal-Resistant Prostate Cancer Patients)


Sabendo que o tempo de meia-vida efetivo representa o tempo necessário para um radionuclídeo (contido em um sistema biológico) reduzir a sua atividade pela metade, um resultado combinado entre o decaimento radioativo e a meia‐vida biológica é expresso por:


Imagem associada para resolução da questão


Sabendo que o tempo de meia-vida do Sr-85 vale 1.440 horas, o tempo de meia-vida efetivo aproximado deste radionuclídeo, no interior do paciente que se encontra em tratamento radioterápico é, aproximadamente, igual a


A

12 dias.



B

36 dias.



C

24 dias.



D

0,06 dias ou 1,4 horas.



E

0,003 dias ou 4,2 minutos.