

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
O quadro abaixo mostra o resultado de uma pesquisa de opinião acerca de certo assunto que foi aplicada a dois públicos distintos, I e II.
público | opinião | total | |
favoráveis | desfavoráveis | ||
I | 120 | 30 | 150 |
II | 30 | 20 | 50 |
total | 150 | 50 | 200 |
Com respeito a essa situação hipotética, julgue os próximos itens.
Caso o objetivo da pesquisa em questão seja avaliar se as distribuições das opiniões seriam as mesmas para ambos os públicos, testando-se a hipótese nula H0 : pI = pII contra a hipótese alternativa H1 : pI ≠ pII, em que pI e pII representam, respectivamente, as proporções populacionais de indivíduos dos públicos I e II que se posicionam favoráveis, então, para essa situação, os valores corretos esperados sob H0 para a aplicação do teste χ2 serão aqueles mostrados na tabela abaixo.
público | opinião | total | |
favoráveis | desfavoráveis | ||
I | 110 | 40 | 150 |
II | 40 | 10 | 50 |
total | 150 | 50 | 200 |
Certo
Errado