No laboratório de Sorologia de um hemocentro é realizado...
Imagem de fundo

No laboratório de Sorologia de um hemocentro é realizado...

No laboratório de Sorologia de um hemocentro é realizado diariamente a realização do teste ELISA para detecção de anticorpos anti-HCV na triagem laboratorial para a infeção pelo vírus da hepatite C. O teste em questão apresenta os seguintes reagentes: diluente de amostra, conjugado e substrato. Durante a execução da rotina, o responsável pelo teste se confundiu e pipetou o substrato antes do conjugado. A interferência que esta troca pode ocasionar no teste, considerando os princípios e fundamentos do teste ELISA é:


A

não haverá interferência pois independente da ordem de adição do reagente haverá reação entre o conjugado e o substrato.


B

ocorrerá resultados falso positivos pois o anticorpo do substrato adicionado antes do conjugado irá se ligar aos anticorpos inespecíficos presente na amostra.


C

ocorrerá resultados falso negativos pois os anticorpos anti-HCV presente na amostra serão inativados pelo anticorpo do substrato adicionado antes do conjugado.


D

ocorrerá resultados falso positivos pois o conjugado adicionado como último reagente irá se ligar à enzima do substrato e portanto irá alterar a densidade óptica de todos os poços.


E

ocorrerá resultados falso negativos pois os anticorpos anti-HCV presentes na amostra devem se ligar primeiramente ao anticorpo do conjugado para então serem revelados pela ação do substrato.