Imagem de fundo

A saúde baseada em evidências popularizou-se no meio acadêmico e profissional como um n...

A saúde baseada em evidências popularizou-se no meio acadêmico e profissional como um novo modelo da prática médica. Ela constitui-se como uso consciente, explícito e judicioso das melhores evidências atuais disponíveis para a tomada de decisões acerca do cuidado com os pacientes. Na prática farmacêutica, ela é chamada de farmacoterapia baseada em evidências. Sabendo disso, quais são os prós e contras da farmacoterapia baseada em evidências?

A

Prós: maior autonomia do paciente na tomada de decisão do tratamento a ser seguido; maior chance de sucesso terapêutico; maior abertura para entrada de novos medicamentos no mercado. Contras: não há.

B

Prós: economia com gastos desnecessários; maior conhecimento sobre a automedicação; maior chance de adesão ao tratamento. Contra: pouco interesse dos profissionais da saúde em utilizar essa ferramenta.

C

Prós: maior chance de sucesso terapêutico; economia com gastos desnecessários; uso seguro de medicamentos. Contras: não há.

D

Prós: maior chance de sucesso terapêutico; maior adesão ao tratamento; maior participação do paciente nas tomadas de decisão. Contra: influência das indústrias farmacêuticas.

E

Prós: maior chance de sucesso terapêutico; economia com gastos desnecessários; uso seguro de medicamentos. Contras: restrição de tempo dos profissionais da saúde para a busca e análise das evidências disponíveis na literatura; conhecimento necessário para a leitura crítica dos artigos.