Sobre as vias de administração de fármacos, é correto...
Imagem de fundo

Sobre as vias de administração de fármacos, é correto...

Sobre as vias de administração de fármacos, é correto afirmar que:


A

A injeção por via subcutânea pode ser realizada apenas com os fármacos que não causam irritação dos tecidos, tendo como vantagem a rápida e imediata absorção.


B

Entre as vantagens da via de administração pulmonar, estão a absorção lenta e constante de um fármaco para a corrente sanguínea, além de evitar a sua perda por evitar a primeira passagem hepática.


C

Em geral, a taxa de absorção depois da injeção intramuscular de uma preparação aquosa no músculo deltoide ou vasto lateral é mais lenta em relação à aplicação no glúteo maior, especialmente nas mulheres.


D

Uma das desvantagens da administração sublingual é a passagem do fármaco absorvido pelo sistema porta-hepático, onde pode sofrer metabolismo rapidamente através da primeira passagem pelo fígado.


E

A ingestão oral é o método mais comumente usado para administrar fármacos, porém possui algumas desvantagens, como a absorção limitada de alguns fármacos em função de suas características químicas e irregularidades na absorção na presença de alimentos ou outros fármacos.