

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Segundo o livro "Medicamentos na Prática da Farmácia Clínica" (2013), a infusão de fluidos e medicamentos por via subcutânea é denominada hipodermóclise ou terapia subcutânea, tendo como objetivo a reposição hidroeletrolítica e/ou medicamentosa em pacientes crônicos ou em cuidados paliativos. A respeito da hipodermóclise, assinale a opção INCORRETA.
Uma das vantagens da hipodermóclise é que a absorção é semelhante à da via intramuscular, atingindo concentrações séricas menores, mas com tempo de ação prolongado.
Uma das desvantagens da hipodermóclise é que o volume máximo diário não pode ultrapassar 3000ml (em sítios diferentes).
Com relação à administração, na hipodermóclise, a diluição do medicamento pode ser realizada em água para injetáveis ou em cloreto de sódio 0,9%.
Os medicamentos mais recomendados a serem administrados na hipodermóclise são, principalmente, diazepam, fenitoína, meperidina e pamidronato.
A hipodermóclise não admite administração de eletrólitos sem diluição prévia em diluentes, constituindo desvantagem da via de administração.