De acordo com as propriedades que promovem interação medicamentosa, assinale a afirmativa incorreta.
Barbitúricos: Indução das enzimas microssomais hepáticas responsáveis pelo metabolismo de fármacos. Depressão aditiva do sistema nervoso central com outros depressores
Resinas ligantes de ácido biliares: As resinas se ligam no trato gastrointestinal a fármacos administrados por via oral. Elas também podem se ligar no trato gastrointestinal a fármacos que passam pela circulação entero-hepática, mesmo quando administrados por via parenteral.
Pimozida: Sensível a inibidores da CYP3A4. Pode apresentar efeitos aditivos com outros fármacos que prolongam o intervalo QTc
Fármacos redutores de ácidos: Os antiácidos podem adsorver fármacos no trato gastrointestinal, reduzindo, assim, a sua absorção. Alguns antiácidos (por ex. hidróxido de alumínio) alcalinizam a urina e alteram a excreção de fármacos sensíveis ao pH urinário. Antagonistas H2 e inibidores da bomba de prótons podem alterar a absorção de fármacos que requerem acidez gástrica para dissolução.
Anti-inflamatórios não esteróides (AINEs): A inibição da prostaglandina pode aumentar a excreção renal do sódio, elevando a resistência aos estímulos hipertensivos e aumentando a excreção renal de lítio. A maioria dos AINEs inibe a função plaquetária. Eles podem aumentar a probabilidade de sangramento devido a outros fármacos que prejudicam a hemostasia.