“O mundo enfrenta uma restrição global na oferta de...
Imagem de fundo

“O mundo enfrenta uma restrição global na oferta de...

“O mundo enfrenta uma restrição global na oferta de insulina. No Brasil, o Ministério da Saúde adotou medidas para superar essa grave ameaça. Até outubro deste ano, foram distribuídas 49,9 milhões de unidades de insulina NPH e 10,7 milhões de insulina regular (frascos e canetas) para atender à demanda de estados e municípios. Além disso, na terça-feira (26), foi firmado um acordo para antecipar a entrega de 1,8 milhão de unidades de insulina até o final de dezembro, garantindo o abastecimento de insulina até 2025.” (ANVISA, 2024). Sobre a insulina NPH e insulina regular, é INCORRETO afirmar que:


A

A insulina regular pode ser administrada pelas vias intravenosa, intramuscular e subcutânea.


B

Inibidores da monoaminoxidase, inibidores da ECA e betabloqueadores podem aumentar o efeito hipoglicêmico das insulinas.


C

Não existem restrições no tratamento do diabetes com insulina durante a gravidez, pois as insulinas não atravessam a barreira placentária.


D

Tanto a insulina regular como a insulina NPH possuem ação curta, portanto, é recomendado o uso combinado para potencializar e tornar o efeito hipoglicemiante mais duradouro.


E

Em casos de hipoglicemia grave após o uso da insulina NPH, no qual o paciente fica inconsciente, pode-se utilizar glucagon (0,5 a 1 mg) administrado por via intramuscular ou subcutânea.