Um agricultor deu entrada no setor de emergência com um quadro clínico de dor e queimação na boca, garganta e abdômen, tontura, cefaleia e letargia, tendo evoluído ao óbito por insuficiência respiratória progressiva e falência múltipla dos órgãos. O quadro clínico sugeriu uma intoxicação por paraquat. A confirmação foi realizada através de análise toxicológica da urina, utilizando-se as seguintes etapas:
A
Extração do paraquat por fase sólida (SPE) e identificação por cromatografia líquida de alta eficiência.
B
Hidrólise enzimática prévia para separação dos derivados conjugados, extração, separação e análise por cromatografia líquida de alta eficiência.
C
Hidrólise ácida prévia para separação dos derivados conjugados, extração, separação e análise por cromatografia líquida de alta eficiência.
D
Extração por via úmida, separação e identificação por espectrofotometria de absorção atômica.
E
Extração dos conjugados do paraquat por fase sólida (SPE) e identificação por cromatografia com fase gasosa acoplada à espectrofotometria de absorção atômica.