As interações entre fármacos e os componentes químicos presentes nas plantas medicinais e nos medicamentos fitoterápicos podem causar alterações nas concentrações plasmáticas dos fármacos e, consequentemente, mudanças nos seus perfis de eficácia e/ou segurança. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
A utilização do guaco (Mikania glomerata S.) pode interferir na coagulação sanguínea, e quando administrado com anticoagulantes (como a varfarina) pode diminuir o tempo de sangramento.
O alho (Allium sativum L.) pode intensificar o efeito de fármacos hipoglicemiantes (insulina e glipizida), causando uma diminuição excessiva dos níveis de açúcar no sangue (hipoglicemia).
A camomila (Camomilla recutita L.) interage com anticoagulantes (como a varfarina) e com barbitúricos (fenobarbital) e outros sedativos, podendo intensificar a ação estimulante do sistema nervoso central.
A administração de cimicífuga (Cimicifuga racemosa (L.) Nutt.) aumenta a absorção de ferro e aumenta os sintomas do climatério.
O uso frequente da Castanha da Índia (Hippocastanum L.) pode causar fragilidade capilar.