Considerando os requisitos para dispensação segura de medicamentos descritos no Protocolo de Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos preconizado pelo Ministério da Saúde/ANVISA (2016) e as características dos sistemas de distribuição de medicamentos, assinale a afirmativa CORRETA.
No sistema de distribuição por dose individualizada os medicamentos são fornecidos em embalagens, dispostos segundo o horário padrão do hospital, individualizados e identificados para cada paciente, para o período de 48 horas.
O indicador Taxa de Erros na Dispensação de Medicamento é calculado pela relação entre o nº total de medicamentos dispensados / nº de medicamentos dispensados com erro x 100. Considera-se como erro de omissão quando o número de doses dispensadas é menor que o prescrito.
Um serviço que adote o sistema de dose unitária deverá distribuir todos os medicamentos, em todas as formas farmacêuticas, prontos para uso sem necessidade de transferências ou cálculos por parte da enfermagem.
No sistema de distribuição combinado ou misto os medicamentos são distribuídos uma parte por meio de requisições (sistema coletivo) e outros por prescrição individual (sistema individualizado), eliminando assim, os riscos de erros.