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“Portanto, é preciso adquirir a ciência das causas primeiras. Com efeito, dizemos conhecer algo quando pensamos conhecer a causa primeira. Ora, as causas são entendidas em quatro diferentes sentidos” (ARISTÓTELES. Metafísica. São Paulo: Loyola, 2002, p. 15).


A filosofia de Aristóteles foi um marco fundamental para o desenvolvimento dos princípios da ciência, sobretudo em relação à teoria da causalidade. Marque a alternativa que apresenta corretamente a teoria da causalidade de Aristóteles.

A

Segundo Aristóteles, há uma hierarquia na classificação das quatro causas e, no desenvolvimento de sua teoria, ele considerou a causa material como sendo o princípio primordial de todas as coisas existentes na natureza. A partir deste princípio determinante, todos os seres naturais entram em um movimento cíclico de geração e corrupção e alcançam, no final deste ciclo, a perfeição ou o Ato Puro.

B

Aristóteles classificou, em sua teoria da causalidade, as causas primeiras como causa formal, o princípio imaterial ou o pensamento que modela a matéria; a causa material ou a matéria-prima que compõe as substâncias da natureza; a causa motriz ou a causa do movimento e, por fim, a causa final ou a meta a ser alcançada pelo processo de transformação gerado pelo movimento dos seres existentes na terra e no céu.

C

Aristóteles desenvolveu a sua teoria da causalidade ou teoria das quatro causas, também conhecidas como causas primeiras como princípios explicativos das substâncias existentes na natureza. E, para o Estagirita, a ideia ou a causa formal é o princípio primordial que determina a existência de todos os seres naturais. Esta concepção aristotélica é reconhecida como concepção realista natural.

D

Segundo Aristóteles, os quatro diferentes sentidos das causas referem-se à causa material, que representa o princípio indeterminado dos seres; à causa motriz, responsável pela geração do movimento; à causa potencial ou modeladora dos seres existentes na natureza; e à causa final ou a meta de toda transformação dos seres naturais, também definida como sendo o Primeiro Motor ou Ato Puro.