Miopia, hipermetropia e astigmatismo são os distúrbios da visão mais frequentes.
Conheça os sintomas e como são feitos diagnóstico e tratamento
É difícil conhecer alguém que não tenha algum desses distúrbios de visão. Não é à toa: os três são extremamente comuns, já que cada um deles conta com mais de 2 milhões de casos por ano no Brasil.[...] A miopia é um distúrbio visual caracterizado por um globo ocular mais “longo”, o que provoca a formação da imagem antes que a luz chegue até a retina. A hipermetropia é o oposto da miopia, ou seja, o olho é mais “curto”, o que faz com que a imagem se forme depois da retina. O astigmatismo ocorre quando a córnea tem uma curvatura irregular, ovalada, o que faz com que a luz sofra desvios, concentre-se em diversos pontos e forme a imagem em múltiplas regiões. O problema também pode ocorrer por deformações no cristalino, mas esses casos são menos frequentes.
Fonte: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/miopia-hipermetropia-e-astigmatismo/ Acessado em: 12/10/2022.
Esses “distúrbios da visão” podem ser facilmente corrigidos com o uso de lentes. Para correção da Miopia e da Hipermetropia, recomenda-se, respectivamente, o uso de lentes:
Divergente e convergente.
Convergente e divergente.
Plana e divergente.
Convergente e cilíndrica.
Cilíndrica e divergente.