

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Uma barra metálica MN está em movimento com velocidade v na região em que existe um campo magnético B perpendicular ao seu movimento, conforme mostra a figura ao lado.
Sobre a situação descrita acima, são feitas as seguintes afirmações:
I. A barra ficará polarizada como uma pilha, com polo positivo no extremo M e polo negativo no extremo N.
II. O campo B também terá seu sentido invertido, se o sentido do movimento da barra for invertido.
III. Uma corrente no circuito no sentido de M para N será induzida, considerando o sentido convencional de corrente, se a barra for ligada a um circuito.
IV. A barra ficará polarizada como uma pilha, com polo negativo no extremo M e polo positivo no extremo N.
De acordo com as afirmativas, conclui-se que estão corretas apenas

I e II.
I e III.
III e IV.
II e IV.
Pelo princípio de indução de Faraday, considerando uma espira fechada produzida com material condutor de eletricidade e que esteja submetida a uma variação de fluxo magnético, surgirá uma força eletromotriz induzida que provocará uma corrente elétrica na espira.
Esse princípio é fundamental para a energia elétrica que é distribuída no mundo e, no caso do Brasil, que tem a energia oriunda das usinas hidrelétricas como uma das principais fontes. Entretanto, um dos problemas que surge em todos os sistemas onde existem campos magnéticos e condutores é a Corrente de Foucault.
Com relação aos assuntos abordados anteriormente, analise as seguintes afirmações:
I. A forma diferencial da Lei da indução de Faraday pode ser escrita como rotE =−∂t∂B e, a partir dessa equação, podemos estabelecer que um campo magnético B , variável com o tempo, produz um campo elétrico E estático.
II. As correntes de Foucault são responsáveis por boa parte da perda de energia em todos os sistemas geradores de energia elétrica, e, em transformadores elétricos utiliza-se a construção dos núcleos em forma laminar na tentativa de reduzir essas correntes.
III. A partir da lei de indução de Faraday, H. Lenz analisou que o sentido da corrente induzida é aquele que gera um campo magnético que tende a se opor à variação do fluxo magnético através da espira.
IV. Os transformadores de alta tensão também sofrem os efeitos das correntes de Foucault; entretanto, por serem resfriados com líquidos, essas correntes podem ser desprezíveis em função da ionização das moléculas do líquido arrefecedor.
Considerando-se as afirmações acima, pode-se concluir que estão corretas apenas
I e II.
II e III.
I e IV.
III e IV.
Numa certa região do espaço, existe um campo elétrico uniforme com intensidade de 100 kV/ m (campo representado verticalmente para baixo conforme a figura ao lado). Nessa mesma região, há um campo magnético, perpendicular ao campo elétrico, de intensidade de 5T (representado como se estivesse dirigido para dentro da página na figura ao lado).
Uma partícula positiva de carga +q é lançada com uma velocidade perpendicular aos dois campos. A condição para que a partícula não seja defletida pelos campos é que sua velocidade tenha módulo de
5.10-6 m/s.
20.10³m/s
500.10³m/s.
25.106 m/s.
Uma bobina possui 0,1 H de indutância, 10Ω de resistência elétrica e está ligada numa rede elétrica alternada com 220 V de diferença de potencial elétrico e frequência de 60 Hz. Com base nessas informações, afirma-se que a corrente na bobina é de
5,64 A, e o fator de potência é de 0,26.
21,78 A, e o fator de potência é de 0,57.
5,64 A e o fator de potência é de 0,57.
21,78 A, e o fator de potência é de 0,26.
Observe a figura a seguir:

Considere uma carga elétrica +Q1 em um ponto A de uma região do espaço. No ponto B do mesmo espaço se encontra uma carga +Q2 que dista de A uma distância d. A energia potencial elétrica necessária para deslocar a carga +Q2 até o ponto C é
zero.
Q1Q2/
Q1Q2/
Q1Q2/
Uma onda eletromagnética plana, cuja amplitude do campo magnético é 5,0×10-7 T, propaga-se em um meio não condutor onde sua velocidade é 0,6 c.
Qual é a amplitude do campo elétrico, em N/C, dessa onda?
Dado
c = 3,0×108 m/s
58
60
90
150
170
A figura a seguir mostra duas hastes paralelas, I e II, infinitamente longas, separadas uma da outra por 12 cm e com densidades lineares de carga λ1 e λII, respectivamente. Se o campo elétrico no ponto A, distante 5 cm da haste I, é nulo, a razão λII/λ1 é de, aproximadamente,

0,5.
0,7.
1,4.
1,9.
2,4.
Coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas abaixo, com relação aos tipos de materiais, e assinale a opção que apresenta a sequência correta.
( ) Os materiais diamagnéticos apresentam a propriedade de alinhar seus dipolos magnéticos em sentido contrário ao campo aplicado.
( ) Os materiais paramagnéticos apresentam permeabilidade relativa ligeiramente maior que µR =1.
( ) A prata tem uma permeabilidade relativa µR = 0,99998 e assim pode ser considerada um material diamagnético.
( ) Os materiais ferromagnéticos apresentam permeabilidade relativa muito menor que µR =1.
( ) O ferro não é um material ferromagnético.
(V) (F) (V) (F) (F)
(V) (V) (V) (F) (F)
(F) (F) (V) (V) (V)
(V) (F) (F) (V) (F)
(F) (V) (F) (F) (V)
Suponha-se que uma carga de prova de 10μC seja colocada em um certo ponto, ficando sujeita à ação de uma força de 5.10‐4 N no sentido do aumento da coordenada x. Nesse caso, o valor do campo elétrico atuante nesse ponto será de 50 N/C.
Certo
Errado
Uma espira circular com 6,28 cm de diâmetro é percorrida por uma corrente elétrica de intensidade igual a 31,4 mA e, nessas condições, produz um vetor campo magnético no centro dessa espira com uma intensidade no valor de ______ ×10–7 T.
Considere a permeabilidade magnética no vácuo,
µ0 = 4π . 10−7 AT . m
e utilize π= 3,14 .
1,0
2,0
3,14
6,28